quinta-feira, 4 de maio de 2023

Um desafio!

 


Esta é uma das muitas fotos que tirei nos primeiros anos da empresa a que me juntei, em 1972, logo após ter regressado da Alemanha. Como emigrante tive uma curta experiência de 13 meses e depressa percebi que não era aquele o caminho para o futuro que sonhara. Ao contrário do que aconteceu com a empresa (que veio a seguir) onde permaneci durante 31 anos e mais seriam se as coisas não estivessem a ficar cada vez mais perigosas no mundo dos têxteis.

Aos 30 anos ainda dava uma perninha no futebol e fazia parte da equipa que representava a empresa. Acredito que não era por ser um craque da bola, mas, simplesmente, porque não havia outros melhores que eu. No passado jogara sempre com o número 11, o de estremo esquerdo, mas aqui já os anos pesavam um pouco nas costas e optei pelo lugar de defesa esquerdo - no antigo sistema de 3 defesas, 2 médios e 5 avançados - que não obrigava a grandes corridas, era só chutar a bola para longe da nossa área e os avançados que tratassem do resto.

O meu colega que fazia o lado direito da defesa era um baixinho chamado David e defendia a teoria de "a bola pode passar, mas o jogador não" e costumava dizer-me: - Silva, nós tomamos conta disto, eles que venham que levam que contar! Eu chutava a bola para bem longe, ele acertava nas "canetas" dos adversários e desarmava-os sempre, sorte não haver cartões amarelos nem VAR, senão o David passaria mais tempo de castigo que a jogar.

Publiquei a foto no Facebook para desafiar a memória de antigos colegas, mas excepto um cunhado meu (12 anos mais novo) que eu meti na empresa e lá trabalhou até à falência, mais ninguém se manifestou. A primeira razão é por serem velhos demais para andarem pelo FB (olha eu aqui todo inchado de vaidade!!!) e a segunda porque não faço amizades com antigos colegas de trabalho por causa da má-língua. É que eu era o grande chefe e eles deviam-me respeito e essas coisas não cabem numa sã amizade tipo Facebook.

A quem me visita e tem a paciência de ler o que escrevo faço o mesmo desafio, qual dos atletas sou eu?

4 comentários:

  1. Bom dia
    Não faço a menor ideia, não o conhecia na altura e agora a fisionomia é bem diferente mas talvez o terceiro de pé a contar da esquerda.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Guiando-me pela foto de perfil, que se perfila ali à minha direita, creio bem que vou acertar. É o primeiro jogador que se encontra ao lado do guarda-redes (?) em pé, logo, à esquerda. De cabelo farfalhudo e, contrariando os preceitos, colocou as mãos na frente - segurando os calções - ao invés de as colocar atrás das costas como os restantes jogadores... :)

    Acertei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse infeliz do cabelo farfalhudo morreu ainda jovem. Chamava-se Real e a doença que o atacou foi fatal!

      Eliminar