terça-feira, 23 de maio de 2023

A política e os políticos!

 


Hoje, deu-me para pensar em política. E no facto de o velho Jerónimo ter desaparecido de cena como se tivesse morrido e anonimamente enterrado em qualquer lado. Desde o dia em que entregou o cargo ao Raimundo, mais ninguém lhe pôs a vista em cima.

Já, em contraponto, temos a múmia algarvia que continua a aparecer sempre que tem ocasião e vem assombrar o sono dos portugueses que não gostam dela, nem um bocadinho, assim do tamanho da unha do dedo mindinho.

Os rapazes do PS mostram-se bem comportados e obedecem às ordens do chefe que vai distribuindo cargos e benesses entre eles, pois sabe que eles são o seu suporte no pódio da política lusa.

Já os rapazes do PSD roem-se todos por um lugarzinho ao sol, mas escolheram mal o seu líder que mal visto como o mafarrico. Com o Louis Montnoir não vão a lado nenhum, pois o nosso povinho não engraçou com ele e nem com a ajuda da "Múmia" lá vai.

A rapariga do PAN quer também representar os Verdes de Portugal, mas estes estão encostados aos comunas do Jerónimo, perdão, do Raimundo, desde há muitos anos e ainda não decidiram desinscrever-se de um e inscrever-se no outro partido. Talvez por acharem a rapariga está um bocadinho gorda demais para defender a Ecologia e um modo de vida saudável.

A Catarina dos olhos redondinhos e cor indefinida, entre o verde e o azul, decidiu que 10 anos de política já são suficientes e quer retirar-se. Eu já o teria aconselhado há muito, pois a política "fede que tolhe", como se diz na terra que me viu nascer. Aguardo com ansiedade essa mudança, pois o BE foi muitas vezes o meu refúgio para evitar dar o voto aos comilões do costume que não largam a gamela.

E a Mariana, filha do Camilo de má fama, pretensa nova líder do BE, é uma barra em Economia, mas auto-excluiu-se da Comissão de Investigação à TAP para deixar entrar o Ventura do Chega. Juro que não percebi a estratégia!

E este rapaz, o líder do Chega, ganhou fama por ser benfiquista e arrasar os adversários do Porto e Sporting na velhinha TVI24.. Agora dizem que ele é da Extrema Direita e não sei mais o quê, mas ele apenas disse que «chega deste forrobodó socialista» a que o PSD não consegue pôr termo. Nisso e no amor pelo Benfica estou com ele. Fora com esta cambada de corruptos que cobram impostos altíssimos e depois deixam escapar o dinheiro por entre os dedos, como se fosse areia da praia. E, pelo caminho. vão aproveitando todas as negociatas que lhes aparecem pela frente para meter uns cobres ao bolso. As Obras Públicas são um manancial inesgotável, desde o Poder Central ao mais pequeno e insignificante município do território português. Uma rotunda, um chafariz ou um fontanário, os pavimentos e as escolas são uma infinidade de maneiras de ir buscar uns trocos.

E se este descontentamento popular continuar pelo caminho que tem vindo a seguir, até pode acontecer que o Chega ultrapasse o PSD nas próximas eleições. E não é mérito do Ventura, mas demérito de quem lidera os outros partidos.

E o Prof Marcelo anda por aí a dar beijos e fazer selfies!!!   

5 comentários:

  1. Soubesse eu escrever sobre política, ou apenas soubesse escrever bem, como o autor deste belo naco de prosa o faz, tudo o que eu escreveria não iria estar longe do que li agora aqui.

    Exceptuando a última frase sobre o PR.
    Poderá parecer a muito boa gente que Marcelo continua, impávido e sereno, a espalhar beijocas repenicadas e a deixar-se fotografar, sorridente, junto da malta jovem e, ainda, a chamar a atenção a quem de direito - repondo no seu lugar, com a ponta do sapato, as pedrinhas soltas da calçada - . Puro engano. Ele é o mais inteligente de todos os políticos do nosso burgo (Francisco de Sá Carneiro, excluído) e, como grande estratega, sabe que ainda não é chegada a hora de actuar... E tenho dito!

    ResponderEliminar
  2. Voltei porque me esqueci de acrescentar algo importante.
    Um primo meu, em segundo grau, que nasceu e sempre viveu no Alentejo, pessoa assaz bastante culta e informada, mercê do seu interesse por tudo o que o rodeia e profissão, dizia-me há tempos sobre a popularidade de Ventura no meio alentejano. - "Sabes, prima?- eu estive durante mais de vinte anos sem ir às urnas depositar o meu voto de confiança em quem me pudesse representar no Parlamento, porque me desiludi com todos. Este ano, voltei, e votei no CHEGA!".

    ResponderEliminar
  3. Neste momento onde o granel impera e a corrupção é lei estariamos a já passar fome caso não estivessemos inseridos na Europa... Em 50 anos de democracia a maioria não sabe de onde veio nem para onde vai - tal a ignorancia aplicada nas escolas via ideologia socialista. Arrisco-me a dizer que educar milhões de subsídios dependentes, imigrantes ilegais e criminosos requere mão-de-ferro. REQUERE ACIMA DE TUDO DISCIPLINA TIPO ESTADO NOVO.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente estamos a perder as nossas raizes e com a politica da Educaçao National em breve a juventude nao sabera quem foi Vasco da Gama !
    Dame vomitos quando ouço certos dirigentes, quererem comparar a emigraçao que recebemos com a malta que começou a deixar Portugal nos anos sessenta . Nos saimos da miseria portuguesa para ganhar a vida trabalhando e tinhamos um gatuno socialista que explorava os pobres desgraçados na Regiao Parisienne . Hoje temos Pulhas que deviam de estar no Goulague e se prendem por cultos e supra formados . bandidagem que nunca fizeram nada a nao ser chupar o dinheiro da Europa .
    Creio que o calor de Dubai me esta me esta fazendo dizer as verdades e o quanto detesto este Povo fraco e corrupto .
    Divirtam_se e boa coragem para ver os que nada fazem e levam tudo;
    Quelfes

    ResponderEliminar
  5. Ao Quelfes... Basta sair um pouco do ar condicionado no Dubai para perceber como funciona 'o sistema Kafala' e compreender porque é que os mouros preferem Odemira... Boas férias no UAE

    ResponderEliminar