quarta-feira, 10 de maio de 2023

Andar aluada quer dizer o quê?

 Andas com a cabeça na lua!
Tu vives na lua!
Aquela anda aluada!

Há muita gente que não faz nada sem ver a fase da Lua em que estamos. Seja para semear, para colher, ou até para comprar certos haveres, sem confirmar qual a fase da Lua que nos alumia, em noites de Lua Cheia, claro que durante a Lua Nova não se vê um palmo à frente do nariz. Comprar um porquinho para cevar até Novembro é melhor comprar na Lua Nova senão ele não medra como deve ser.

Tem tudo a ver com o porquinho, hoje decidi ir cortar o cabelo e quero garantir que ele me volta a crescer. Mas, azar o meu, descobri que estamos quase a entrar no quarto minguante e, por conseguinte, a minha sorte vai ser vê-lo mingar cada vez mais. Ainda pensei em adiar para quando entrar o quarto crescente, mas depois fiquei a pensar que tudo isto é uma patacoada em que não devemos acreditar.

É como a história dos bruxedos. Há dias vi na TV a história de um bruxo que prometeu amarrar o noivo para sempre e deu à rapariga que estava interessada no negócio um saquinho de terra do cemitério para ela engendrar o bruxedo. Despejava a terra no chão à entrada da porta, punha-lhe em cima os sapatos do noivo, com as biqueiras viradas para dentro de casa e fazia uma reza, assim ao jeito de: - quando entrares por esta porta ficas para sempre agarrado a mim e só te livras desse fado quando eu morrer!

A minha avó Maria era pobre, coitadinha, nunca aprendeu a ler nem escrever. Tudo o que ela aprendeu foi trabalhar para ganhar o pão nosso de cada dia, para ela e para a filha que um desgraçado qualquer lhe tinha feito e logo fugido para a França. Se ela tivesse conhecido alguma brasileira, como milhentas que andam por aí, agora, com certeza teria aprendido a fazer esse tal bruxedo que trouxesse de volta o fugitivo pai da sua filha.

Passou a vida a cuidar, sozinha, dessa filha e depois dos 12 netos que a filha lhe deu. E nas noites de serão, à luz de uma candeia de petróleo, adormecia-me contando-me histórias de bruxas e bruxedos que pareciam ser a única coisa que sabia. Nunca leu nenhuma obra da Literatura Portuguesa, é o que é, nem os versos do Camões, nem Camilo, nem Eça, nem coisa nenhuma, pois afinal ela não sabia ler.

 Bom dia e tenham cuidado com os/as bruxas!!!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Acredito mais nas fases da lua , do que nas bruxas .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Credo!! Querem ver que o corte de cabelo, em fase da Lua menos adequada... lhe pôs a cabeça na Lua? 🧐

    ResponderEliminar
  3. Nos aqui no Algarve quando dizemos: ela anda aluada , e expressao pejorativa, anda com o cio .

    ResponderEliminar