Isto foi no sábado, no domingo houve outra oportunidade de fazer Barcelos brilhar. Com a presença de muitos galegos, nossos vizinhos do norte, realizou-se a Batalha das Flores, em que todas as 89 freguesias do concelho participam fornecendo a sua quota parte de flores para a batalha ter mais valor. Diziam os galegos que nunca tinham visto tanta flor nem faziam ideia onde as tinham ido buscar.
Ontem, foi o Dia do Trabalhador e teve que se esquecer um pouco a festa da cidade para dar colorido à luta dos trabalhadores contra patrões exploradores e governo pouco atento àquilo que se passa no mundo do trabalho. Hoje, é um dia de descanso para ganhar novo fôlego para o dia da festa, esta mais religiosa com procissão e tudo que é amanhã, dia 3 de Maio.
A criançada, nos carroceis e barracas de doces, são os que mais aproveitam da festa. A juventude, ainda sem grandes responsabilidades na vida, só pensa em namoricos e encontros de amor e cada festa das cruzes é um novo capítulo da sua história pessoal que guardarão para sempre nos seus arquivos da memória. Uns mais felizes e bem sucedidos que outros, mas todos escreverão esse capítulo da sua vida e quanto mais escreverem mais terão aproveitado.
Os mais velhotes, como eu, servem para pouco mais que pagar aos netos as suas extravagâncias, dos churros e doces aos carroceis e poço da morte. Se mais dinheiro houvesse mais viagens fariam, parece que o cansaço nunca os aflige. Isto a mim faz-me lembrar a festa de Moita que foi a melhor coisa que me aconteceu na juventude, mas isso são outras histórias que não são para aqui chamadas.
Como acabei por não ir, nem sábado ver o Benfica jogar, nem domingo atirar flores às moças mais bonitas que me passassem à frente dos olhos, talvez vá amanhã ver a procissão e a tal Cruz, uma das 3 que se festejam na região (o Senhor de Matosinhos mandou dizer ao de Fão que não esquecesse que também é seu irmão), além das outras coisas que haverá para ver. E se não for, fica para o ano, pois como é costume dizer-se: - para o ano há mais!
Bom dia
ResponderEliminarE este ano a RTP esteve bem presente em conjunto com a TV Galiza .
Nunca tinha visto uma coisa assim .
JR
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarComo ontem fiz jus ao dia, fartando-me a trabalhar toda a santa manhã, não fui à Festa das Cruzes nem a vi na TV. Depois de um almocito frugal e uma boa e refrescante chuveirada - não necessariamente por esta ordem - refastelei-me no sofá e vi os filmes que gostei, repartindo-me entre o Canal Holywood e o Fox Life. Assim, vi, pela enésima vez, o 'Titanic'...
ResponderEliminarAinda bem que não foi no domingo atirar flores às moças mais bonitas que lhe passassem à frente dos olhos....
Exactamente, tal e qual o que está a pensar...
Boa semana.
(Desta vez fui eu que eliminei o comment anterior para o refazer - sem erros nem omissões.)
Lá vamos cantando e rindo, como dizia o Hino da Mocidade Portuguesa que me ensinaram a cantar na Escola Primária!
EliminarVi na TV.
ResponderEliminarAbraço, saúde e um Maio feliz
Voltei porque esqueci de agradecer as notícias do amigo Eduardo. Alegra-me saber que está melhor.
ResponderEliminarAbraço, saúde e um Maio feliz
Graças a Deus, ele parece mais animado e tem visitado o blog todos os dias. Um dia destes tenho que lhe dedicar uma artigo.
Eliminar