segunda-feira, 29 de maio de 2023

Como será no céu?

 No verão passado morreu o meu amigo Barbosa, foi ter com o Valter que lá esperava por ele, há alguns anos. Será que se conseguiram encontrar-se no meio de tanta gente de todos os tamanhos, cores e credos? Se aquilo estiver bem organizado, não devem andar hindús e budistas misturados com cristãos e muçulmanos.

Há dias, ia eu a conduzir, com a minha cara metade sentada ao meu lado e a conversa veio não sei de onde, mas ela respondeu-me: - Nem penses, lá em cima são todos iguais e não têm sexo nem cor. E mais, acrescentou ela, ninguém conhece ninguém.

Foi como uma martelada no alto da minha cachola que já andava a imaginar como seria o nosso encontro, quando o S. Pedro me mandar a Guia de Marcha para me apresentar lá em cima. O Silveira também já lá está e seria um encontro fenomenal, tal e qual como quando estávamos em Metangula, a emborcar umas "biéres" para combater a sede e o calor, nos tempos idos da Guerra Colonial. Como andávamos sempre juntos, o S. Pedro teria essa consideração para comigo, quando eu lá chegasse e dir-me-ia: segue por aquela vereda, ali à direita, que eles estão lá ao fundo.

Mas a minha mulher garante que não é nada assim e eu fiquei sem saber se é só para me chatear ou, pelo contrário, é a verdade verdadinha e no céu ninguém se conhece nem nutre qualquer sentimento pelo colega da frente, de trás, da esquerda ou da direita, Todos branquinhos com um lençol pela cabeça e umas asinhas pregadas nas costas. Será que as asas são presas com cola, aparafusadas ou pregadas com pregos de aço inox (para não ganharem ferrugem)? Por vezes, quando não tenho nada mais importante em que pensar, vêm-me estas doideiras e fico preocupado.

Lá em cima, não há muito que fazer, não se come nem se bebe e não há latrinas para limpar. A população é composta por santos e anjos, além da família real, composta por Deus-Pai, o seu filho e a respectiva mãe, além do Espírito Santo que é invisível e não ocupa espaço. As forças da ordem são compostas por querubins e arcanjos, sendo os primeiros uma espécie de sargentos da tropa e os arcanjos são anjos promovidos ao posto seguinte, ou seja, uma espécie de cabos. Os santos são o público e os anjos cantam hossanas e tocam arpa ou corneta para os entreter e também agradecer por terem levado, na Terra, uma vida de santidade, e sacrifício, ajudando o próximo e ensinando-o a fugir dos perigos mundanos.

Ah, ia-me esquecendo que uma catrefada deles trabalha cá em baixo, pois cada um de nós tem sempre um anjo da guarda ao seu lado e estamos quase a ultrapassar a marca de 8 mil milhões de habitantes. E deve ser sempre o mesmo para cada um dos terrestres, senão seria uma trapalhada formidável para organizar esse serviço. Se a coisa corresse mal ficariam como os hospitais portugueses, onde nunca aparecem os médicos ou os enfermeiros e anda todo o mundo à nora.

A minha mulher tem outra teoria e, embora eu não lhe tenha perguntado, ela foi-me logo informando que no céu não há ninguém, a alma de uma pessoa que acabou de morrer entra no corpo da uma criança que está a nascer, naquele momento, em qualquer parte do mundo. Uma renovação constante que só me deixa uma dúvida, quem faz companhia à família celestial? Se estão e ficarão sozinhos por toda a eternidade aquilo deve ser uma seca de todo o tamanho.

E nessa situação para onde foram os meus amigos e camaradas da guerra? Cada um para seu lado e sem nunca estarem juntos, ou incarnaram em crianças da sua cidade e continuam próximos da família e amigos com quem partilharam a vida? A dúvida vai ficar comigo até ao dia que lá chegar acima e o S. Pedro me contar como funcionam as coisas no Reino de Deus!

6 comentários:

  1. Quando iniciei a leitura do texto comecei a ficar apreensiva com a primeira teoria da sua cara-metade. Não gostaria nada que fosse assim. Preferia chegar lá em cima e encontrar todos os meus entes queridos. Já a segunda me agrada muito e vem de encontro ao que, desde uns tempos a esta parte, me tem ocupado a mente. Bem que eu gostaria que a minha alma reencarnasse numa outra criança. Criança essa que cresceria e, por certo, teria uma nova oportunidade de realizar muitos sonhos que nesta vida ficaram só sonho...
    Agora há uma coisa, quem lhe garante a si que depois de terminar o seu tempo cá em baixo, vai para o Céu? O melhor é ir pensando em se redimir de alguns pecados, não vá o Diabo tecê-las...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos pecados é que mau! Tenho uma catrefada deles, mas também tenho umas quantas boas acções para pôr no outro prato da balança!

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Também não deve haver rivalidade entre o fcp e o GLORIOSO.

    Abraço
    JR

    ResponderEliminar
  3. Quando se entra 'na Twilight Zone' ninguém volta para contar. Uma especie da URSS no tempo do Salazar. Quem entrava não saia! Só o Cunhal... Bom mas esse saiu porque vinha em Missão Especial.

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito que nossos ente~queridos que se encontram no audela nos protegem .
    Em 1981 eu cai do 7ém andar e ate chegar ao solo tive tempo de ver minha maezinha que perdi a idade de tres anos e aos 39 Ela me salvou : pois apenas sofri de alguns traumatismos e nada de partido .
    No rio rio Zaire cai do bote e entre debaixo da mongrove e nao dava com a saida , mas estou aqui !
    A ultima fiz uma tentativa de suicide e fiquei 4 dias e horas no coma profonde " aucun medico dava um chave pela minha vida" e me voila .
    Hoje tenho medo do jugement final e so peço para ficar por ca mais uns tempos . Saude a todos e faça-mos por nos encontrar ca em baixo que e mais certo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho! Lá em cima (ou em baixo) ninguém sabe o que se passa, o que é muito estranho!

      Eliminar