No futebol ganhou o Benfica que é grande, enorme e GLORIOSO!
E na política ganhou quem? Não se sabe, ninguém sabe, o povinho anda a reboque dos interesses mais obscuros. Veja-se o caso Tuti Fruti, o novo anátema da nossa política. Todos feitos uns com os outros para chegar a brasa à sua sardinha e lixar o Zé Povinho de uma ou outra forma.
Aqui ao lado, na terra de nuestros hermanos, vive-se uma situação semelhante, um governo de geringonça que já se adivinhava que cairia, mais dia menos dia. Caiu este fim de semana com as eleições regionais. E agora só têm um caminho, virar à direita. Os nossos comentadores já vêem nesse facto alguma semelhança e preconizam que vamos seguir-lhes o exemplo.
O Montenegro, como surfista experimentado em política - ele nunca fez outra coisa na vida, saiu da escola para a política e lá continua - quis aproveitar a onda e aparecer aos portugueses como aquilo que o Professor Cavaco anunciou, a única mezinha para o mal português, o salvador da Pátria. Mas a coisa não lhe correu muito bem. Ele diz que não quer alianças com ninguém, porque quer ganhar as eleições e formar governo sozinho.
Ora isso, digo eu, está mais longe que nunca, o Povo não acredita em salvadores e este tem cara de charlatão. O primeiro sinal que deu foi comprar uma casinha em ruínas e construir-lhe em cima um casarão sem pagar os devidos impostos. E o Povo que não consegue fugir a nenhum deles, desde o IMI, o IUC, o IVA, sem esquecer o IRS que leva uma fatia do ordenado todos os meses do ano (e são 14) para os cofres das Finanças, fica logo desconfiado. Ele, como o Cavaco (que tem uma bruta mansão na Quinta da Coelha) fizeram o seu ninho sem pagar o devido preço, habilidades que só eles conhecem.
Mais tarde ou mais cedo, o Povo vai ser chamado às urnas e vai ser, de novo, obrigado a escolher o Costa (ou quem lhe suceder) talvez com uma aliança com a Mariana Mortágua que é a outra força de esquerda que se conhece. Desta vez, para formar a geringonça nem terão que recorrer ao PCP, pois esse partido vai a caminho da extinção, como aconteceu ao CDS. À direita um saco de gatos, formado pelo PSD, Chega e IL, cada um a achar-se melhor que o outro e sem verdadeiros políticos capazes de governar o país. A coisa está mal e vai de mal a pior.
Antes das férias anuais, o PR vai reunir o Conselho de Estado e veremos o que este órgão consultivo aconselhará a fazer. Obrigar o Costa a uma grande remodelação que passará por tirar da ribalta os Galambas, Medinas e outros que tais do governo, ou então dissolver o Parlamento e convocar novas eleições. Esta última hipótese não agrada ao Marcelo, mas talvez servisse para uma coisa, retirar a maioria ao PS, o que já seria um grande ganho para nós que estamos fartiiiiiiinhos do Costa até à medula.
O André Ventura sonha em ultrapassar o PSD nas urnas, coisa que pode acontecer. O Luís Montenegro quer governar sozinho, sem alianças, o que nunca acontecerá. O Rui Rocha, novo líder da IL, ainda está muito verde e eu diria que o partido vai retroceder nas próximas eleições. Pensar numa aliança tripartida, podo-os a ler a mesma cartilha - mais ou menos como tem acontecido na Itália - seria um modo de destronar o Costa, mas duvido que o façam.
Para mal dos nossos pecados que continuaremos a ser cozidos em lume brando, até à chegada de um novo Salazar!
Nesta 'Conversa Vadia', o Tintinaine não vai encontrar em mim uma interlocutora à sua altura. Assim sendo, cedo a palavra aos entendidos.
ResponderEliminarlamento! Mas gostei muito de o ler e concordo com (quase) tudo do que foi escrito.
Um bom comentador político tem que saber conduzir pelo meio e manter-se equidistante dos dois polos de discórdia.
EliminarEm Portugal nao ha comentadores , apenas existem comentecos que lembem as botas ao shark e seus acolitos ,
ResponderEliminarTemos ps e ps2 com liders especialistas do Gamanso , De rio a negro nao sei qual e o mais nulo , Apenas temos uma salvaçao e espero que o Ze Povinho nao fique em casa e nao cai_a na conversa do Chefe Charlatao ,
Contra a Racaille lutar, lutar se queremos nosso bife salvar , Quelfes