sábado, 6 de junho de 2020

Um ninho de marimbondos!

Depois de o Ministério Público (MP) pedir a suspensão de funções de António Mexia, presidente da EDP, e do CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto, a elétrica já reagiu e diz que a posição do MP, é "absolutamente desproporcional, insensata e ilegal" e, “tratando-se de uma mera proposta”, “não tem qualquer efeito do ponto de vista da gestão da EDP”.


Marimbondos é o que os brasileiros chama às vespas, acho eu. E o juiz Carlos Alexandre mexeu num ninho de vespas (e dos grandes) ao abrir o processo em que a EDP é acusada de corrupção. A maneira como a EDP domina o governo e os governantes, desde que foi privatizada, sempre me fez desconfiar que havia ali marosca e da grossa. A electricidade é cara demais e cada vez que parece que vamos acertar as contas acabamos com um novo aumento. É um caso parecido com o da Lusoponte, as portagens revertem a favor dela e nós pagamos a manutenção e reparações na ponte. E tudo pela simples razão de lá estarem ex-governantes que sabem como embarrilar os actuais.
O juiz Carlos Alexandre está convencido, tal como nós, simples cidadãos explorados pela cambada política, de que ali há gato. Vamos lá ver se o consegue provar. A China, através de uma grande empresa estatal, é o maior accionista da EDP e, pela certa, já começou a mexer os cordelinhos para fugir com o cu à seringa. Aliás, adivinha-se isso nas palavras que transcrevi acima, vindas de um dos nossos jornais de referência.
O negócio das barragens, recentemente vendidas à EDF (congénere francesa da EDP) é algo de pornográfico, quando se compara o preço de venda com o preço por que ficaram à EDP, pouco menos que de graça. O défice tarifário que nos obriga a pagar a electricidade acima do preço real é outro reflexo do negócio feito por ex-governantes que estão à frente da empresa, como é o caso do próprio Mexia.
Se não nos conseguirmos livrar desta gente e proibir que outros tomem o seu lugar, nunca mais seremos donos do nosso próprio destino. No Facebook havia um «Grupo de Apoio ao Juiz Carlos Alexandre». Será que ainda funciona? Chegou a altura de mostrarmos o nosso apoio para lhe dar força para levar esta luta até ao fim.

4 comentários:

  1. Pagamos todos, mas para alguns é bem feito porque querem entregar tudo aos privados. Como, certamente, irá acontecer com a TAP, se o governo lhe virar as costas. O que seria dos mais pobres, deste pais, se não existisse o servico público. Nos momentos de aflição de mão estendida todos se dirigem ao governo pendindo esmola.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. O mundo está cada dia mais corrupto.Antigamente o povo tinha um ditado que rezava que "anda meio mundo para enganar outro meio". Penso que atualmente já anda 90% a enganar os outros 10%.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. A corrupção é como a droga: por muita que a policia a encontre e faça notícia de primeira página ela aparece sempre aos consumidores. Nós só sabemos os pequenos casos de corrupção, porque é impossível um país receber Rios de Dinheiro durante anos e continuarmos à míngua… Talvez daqui a uns anos se descubra o resto desta história, mas só mesmo quando ilegalizarmos o regime do gamanço. Até lá há que dar graças a Deus pelos pequenos deslizes da máfia que nos governa.

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras de Valdemer e tenho a acrescentar que o virus coe-de-rosa è o mais perigoso e nao nos safaremos facilmente desta Pandomia !
    Bom domingo e tenham colhoes pretos !

    ResponderEliminar