segunda-feira, 29 de junho de 2020

As torres de Londres!

Bom povo cristão, vim aqui para morrer, de acordo com a lei, e pela lei fui julgada para morrer, e por isso não vou falar nada contra ela. Não vim aqui para acusar ninguém, nem para falar de algo de que sou acusada e condenada a morrer, mas rezo a Deus para que salve o rei e que ele tenha um longo reinado sobre vós, pois nunca um príncipe tão misericordioso esteve lá: e para mim ele será sempre um bom, gentil e soberano Senhor. E se qualquer pessoa ponha isso em causa, obrigá-la-ei a julgar os melhores. E assim deixo o mundo e todos vós, e sinceramente desejo que todos rezem por mim. Ó Senhor, tem misericórdia de mim, eu louvo a Deus a minha alma.


Coitada da Ana Bolena, ficou sem cabeça uns minutos depois de fazer este curto discurso àqueles que tinham vindo assistir à sua decapitação. O seu marido, Henrique VIII de Inglaterra ficou famoso por muitas razões, uma delas por ter metido na sua cama a Maria Bolena e, mais tarde, também a irmã desta com quem queria casar, contra a vontade do Papa que não autorizava o seu divórcio da espanhola com quem estava casado. Uma grande bronca que acabou com a formação da Igreja Anglicana e auto-nomeação de Henrique VIII como primeiro papa dessa igreja que dura até hoje.
Mas isso não salvou a francesa Ana do seu destino, pois a fraqueza do rei eram as mulheres e logo que conseguia uma já pensava na próxima (recorram à Wikipedia e leiam a história deste espertalhão), assim depois da Maria Bolena foi a sua irmã Ana e depois delas de da rainha Catarina vieram ainda mais cinco. Pelo menos foi o que me contaram, quando me dediquei a estudar esse assunto. Para ter o caminho livre, o rei mandou fechá-la numa das torres que podem ver na imagem acima e depois cortar-lhe a cabeça, à boa maneira da época.


A «Torre de Londres» era o Palácio do Rei e nasceu antes da nossa lusa pátria, meados do Século XI, e fica situado na margem direita do rio Tamisa, relativamente perto da «Ponte da Torre» que mostro na imagem acima. Fui a Londres muitas vezes, sempre em trabalho e nunca tive tempo nem disposição para estas "trenguices" turísticas, se lá voltasse hoje outro galo cantaria.
Tarde piaste, dizia o outro !!!

3 comentários:

  1. Um rei molherengo e assassino. Ainda há quem se admire com o que está acontecendo no século XXI, se no século VIII já aconteciam essas façanhas horrorosas. O povo quanto ao respeito/consideração pelo seu semilhante nesse
    sentido pouco tem evoluido!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar