Numa altura em que a ideia é juntar as pessoas e os negócios para tirar disso melhor partido, veja-se o exemplo da União Europeia, não se entende a vontade da Catalunha de ficar sozinha. Os catalães, aqueles que escolheram separar-se de Espanha, devem ter-se esquecido do velho provérbio que afirma que «A União faz a Força». Sozinhos eles serão mais fracos, isso qualquer parvo percebe. Porquê separar-se então?
Mera política rasteira, a sede de poder. Não obedecer ao rei, não pagar impostos a Madrid, decidir pela sua cabeça o que mais lhe convém, sem pensar no bem comum, da Espanha, da Europa, do mundo. Querer subir ao poleiro e cantar de galo.
Juntos somos mais fortes é o lema que tenho visto aparecer em cartazes durante campanhas políticas e manifestações de rua. Porquê escolher, agora, ficar sozinhos? Não entendo, juro que não entendo. Se for uma mera questão de ser republicano ou monárquico, isso resolve-se num referendo nacional. Eu, pessoalmente, não vejo grande vantagem no sistema republicano, mas o monárquico também tem os seus problemas. No fim, quem gere essas diferenças é o Parlamento e basta que os poderes estejam bem repartidos para não haver abusos.
Vêm aí dias complicados para a Catalunha. Faria melhor o Puigmont em engatar a marcha-atrás e fugir dali a toda a velocidade!
A remar contra a maré, arrisca-se a ir ao fundo porque são muitos a fazer a onda e não há Santos que lhe acudam!
ResponderEliminarO mundo já tem malucos que chegam.
Penso que em alguns dos casos,
ResponderEliminarde que a união já não faz a força
lixam-se sempre os mais fracos
se em Espanha houvesse lei da forca
os independistas estavam lixados
nem tempo tinham de comer a açorda!
Sujeitos a não ganharem a independência, e pior ainda a perderem a autonomia que tinham até agora.
ResponderEliminarA propósito dos catalães, neste blogue, http://devaneiosaoriente.blogspot.pt/
encontra uma divertida anedota.
Abraço