quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Moçambicando!


Ontem foi falta de tempo, hoje foi falta de vontade. Andei por aqui o dia todo, dei uma vista naqueles blogs que estão mais esquecidos, perdi-me a ver fotos do Niassa e de Moçambique, em geral e assisti ao jogo de futebol do Famalicão que vai ser o próximo adversário do Benfica. De repente quando me dei conta, já o dia tinha acabado e o meu "dever" estava ainda por cumprir.
Vi com muita atenção as notícias sobre a tomada de posse do presidente de Moçambique e os comentários dos entendidos na matéria sobre a situação política - e não só - que se vive naquele país. A pobreza dos moçambicanos é uma verdade tão grande como o sol que nos aquece e alumia. Foi assim antes e durante a época colonial e continua da mesma maneira, ao fim de 45 anos de liberdade, pela simples razão que a agricultura, só por si, não faz ninguém rico. Os outros recursos naturais nunca foram explorados e quando o forem não é líquido que o povo venha a lucrar com isso.
O petróleo e gás de Cabo Delgado tem dado mais dores de cabeça que outra coisa e provocou até mais refugiados que tiveram que abandonar aquela zona. Quando começar a dar lucro alguém aproveitará disso, a começar pelos políticos em funções, seus amigos e familiares. Alguns empregos serão criados e haverá uma ligeira melhoria de vida para as pessoas que viverem naquela zona, Palma e Mocímboa da Praia, mas quanto ao resto do país nada, ou pouco, se notará. O grosso do lucro ficará no estrangeiro, na sede das empresa que se dedicarem à exploração. Demorará muitos anos até que os glutões estejam satisfeitos e comecem a sobrar umas migalhas para bem do Povo.
Mas acho que de pouco adiantará eu preocupar-me com essas coisas, decerto morrerei antes de que algo aconteça. Os chineses substituíram os portugueses como colonizadores e não me parece que os moçambicanos tenham ficado a ganhar. Enfim, outra preocupação que não deve tirar-me o sono. E por aqui me fico, são horas da caminha! 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A pobreza em Moçambique,
    sendo uma triste realidade
    já a notei quando lá estive
    não sendo para mim novidade!

    ResponderEliminar
  3. Tenho um carinho muitíssimo especial por Moçambique, mas ao olhar para os fotografados e respectiva envolvente, lembro-me muito bem da realidade existente há mais de meio século e que, pelos vistos, nada melhorou . Esta evidência, por mais que se queira negar, demonstra o quanto valem seguidores que, obtendo o direito inegável de se tornarem independentes e dirigir os destinos do seu povo, não tiveram capacidade de afirmação e competência à devida altura com vista a proporcionar o progresso ; antes pelo contrário, optaram por confrontações sem sentido e não evoluíram o suficiente para obter o desejado, mantendo-se na via do atraso e com todo o tipo de carências para a grande maioria dos seus naturais . É pena que assim seja, restando a esperança para que se tornem capazes e com juízo suficiente para resolução do que se impõe ... Um abraço .

    ResponderEliminar