A nova máquina vai custar 25 milhões de euros e permitirá multiplicar por 10 a capacidade de computação nacional, prevendo-se que esteja operacional no segundo semestre de 2020 para utilizadores do meio académico, da indústria e do setor público. Metade do custo do Deucalion será pago pela EuroHPC e no restante Portugal poderá usar fundos estruturais europeus até 80% do valor.
A notícia acima refere-se ao segundo super-computador a instalar em Portugal e que é dez (10) vezes mais potente que o seu irmão mais velho, o BOB. Riba D'Ave é o lugar escolhido pela Universidade do Minho para instalar a máquina. E para que nunca falhe a energia para a alimentar é nas instalações da REN (Redes Energéticas Nacionais) que se encontra.
Dizem as notícias que será instalado, em Barcelona, durante este ano, um novo super-computador que será 10 vezes mais rápido que este, o DEUCALION. Ou seja, cada vez que sai um novo é 10 vezes mais rápido que o anterior. Se calhar, mais valia esperar pelo próximo que deve chegar em 2021, pois a fábrica que os constrói não vai querer parar por aqui.
Dizem que esta nova máquina vai trabalhar para melhorar tudo e mais alguma coisa, a começar nas ciências bio-médicas, passando pela Meteorologia e acabando nos oceanos e nas pescas. É agora que vai ser inventado o super-comprimido que curará todas as minhas doenças e me levará para lá dos 100 anos. Azar daqueles que não vão com a minha cara, pois terão que me gramar por muitos e bons anos.
Viva a computação quântica !!!
As coisas que a ciência consegue inventar. Só não inventará uma formula para toda agente contentar. Acabar com a miséria, com a corrupção e pôr fim a todas as doenças, incluindo as dores de cotovelo, para que não seja necessário gastar dinheiro com a saúde. Mesmo assim acredito que continuariam a reclamar por já ser um costume que faz parte do ser humano. Quanto mais tem mais quer e até morrer nunca esteve contente.
ResponderEliminarBom Sábado.
A ciência está sempre a avançar.
ResponderEliminarEspero que a saúde esteja a melhorar com a nova medicação e a perda de peso.
Abraço e bom fim de semana
Até que enfim ... Assim é que é, optimismo faz bem à saúde e ajuda a confiar em melhoria . Espero bem que o super-comprimido venha a solucionar as tuas mazelas e, também, de outros . O que é certo, é que a indústria farmacêutica não deve estar pelos ajustes e, sem dúvida, encarregar-se-á de arranjar forma de baptizar mais umas doenças e inventar/descobrir o respectivo tratamento, continuando o seu reino ... e beneficiando os que privilegia, sem grande preocupação sobre a situação económica daqueles que sofrem e que têm pouca ou nenhuma alternativa ; tanto assim, que falar em genéricos é algo que incomoda muitíssimos profissionais ligados a esta actividade e, naturalmente, resta ir vivendo na esperança de se conseguir o desejado ... No que concerne ao super-computador, estamos perante algo imparável e que, provavelmente, as inovações vão surgindo em consequência do avanço da ciência e de acordo com interesses julgados oportunos ; isto é, nem sempre o que está actualizado surge de imediato, uma vez que o seu lançamento no mercado obedece a prioridades e, quase sempre, sem conflituar/prejudicar o que lhe antecedeu . Tudo isto veio facilitar enormemente o mundo em que vivemos e tornou-se inevitável/imprescindível, embora preocupante em alguns aspectos e, em particular, sob o ponto de vista de mão-de-obra que se elimina/desaparece e que é de difícil ou impossível de substituir, contribuindo-se assim para cada vez menos trabalho e mais desemprego ... Seja como for, o progresso é imparável, restando saber gerir os inconvenientes resultantes do mesmo . Um abraço .
ResponderEliminar