segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Marcelo, leva-me contigo!

O nosso presidente foi passar uma semana de férias no Índico. Ele passou lá uns tempos, quando o seu pai era o Governador Geral, e ficou a gostar do lugar. Até eu gostei e o meu pai não era o governador.
Ele já foi ao mercado, ao barbeiro, ao engraxador e até já foi dar umas braçadas na praia do Miramar. Que inveja que eu tenho do Marcelo! Porque raio não concorri para o lugar que ele ocupa? Podia estar, agora, no lugar dele a beber umas Laurentinas, acompanhadas de umas castanhas de caju (com sal e piri-piri), à espera do jantar que constaria de lulas grelhadas em molho de manteiga, uma grande salada mista e meia dúzia de batatas fritas.
Oh, vida boa!
Na quarta-feira lá terá que fazer o frete de dar os parabéns ao Nyusi pela reeleição numas eleições que deixaram muitas dúvidas aos observadores internacionais. Do mal o menos, não lhe deverá rebentar a úlcera por causa disso.


Depois vai até à Beira para ver a desgraça provocada pelo Idai. Eu escolheria antes Metangula e o Cobué para ver onde sofreram os combatentes da Guerra Colonial. Ás vezes pergunto-me se foram exumados e trasladados para Portugal os restos mortais dos militares enterrados em frente ao portão da Base Naval de Metangula. E muitos foram morrer ao hospital de Vila Cabral, pelo que assumo que o cemitério dessa cidade moçambicana mereceria uma visita e uma coroa de flores, paga pelo orçamento do Palácio de Belém.
E não digo mais nada.
Ele foi, eu fiquei!

3 comentários:

  1. Só agora que o presidente Marcelo já lá está em Moçambique é que tu dizes leva-me contigo. Se tinhas tanta vontade de ele te dar boleia, porque é que não foste falar com ele antes da partida para Moçambique. Até acredito que te arranja um confortável lugar no avião. Perdeste a oportunidade de passar umas boas férias em Moçambique, com tudo pago à conta do orçamento.

    Boa Terça-feira.

    ResponderEliminar
  2. Que pode haver em comum entre as Urgências do Hospital de Santarém que não tem água quente há 7 meses e a viagem deste idiota que estacionou o carro num lugar reservado a deficientes, foi visitar o criminoso Fidel para cumprir um sonho de juventude, faz selfies com criminosos e victimas de fogos e agora vai com a RTP cortar o cabelo a Lourenço Marques porque não há barbeiros na Metropole (?!)... Não, não há nada em comum. É tudo pura coincidência.

    ResponderEliminar
  3. Ai meu amigo, dinheiro para flores a ex-combatentes/falecidos em combate ou para conservação das respectivas campas/sepulturas, nunca fez parte das preocupações de quem, cobardemente, lhes virou costas/desprezou . Depois, muitos dos que se seguiram, não foram melhores e, assim, continua esta vergonha nacional como nada disto tivesse acontecido . Apesar de terem surgido familiares de alguns a recuperarem os seus ente queridos e outros a tentar fazê-lo, deveu-se às suas iniciativas e a um grupo que se constituiu nesse sentido, cujo resultado não tem tido grande expressão ; contudo, responsáveis militares e governantes, que temos tido, têm passado ao lado desta gritante injustiça . Quando se afirma : " Honrai a Pátria porque ela vos contempla ", creio que tais vítimas, se pudessem falar, entoavam grito de revolta e, certamente, afirmariam : " mas que Pátria é a minha que me obrigou a morrer por ela e nem sequer se preocupou com a devolução do meu cadáver a quem de direito " ! Um País que não respeita os seus mortos e, especificamente, aqueles que deram a vida por ele, comete o que há de mais repugnante e inqualificável pode existir e, naturalmente, ofende os seus naturais e de pouco ou nada se pode orgulhar ; todavia, servidores responsáveis/irresponsáveis do mesmo vão confraternizando, ajudando e dando abraços a muitos que apenas mereciam ser desprezados ... Um abraço .

    ResponderEliminar