segunda-feira, 1 de julho de 2019

Chegamos a Julho!

O mês de Junho acabou. Mês dos santos populares, da sardinha assada, das febras e do entrecosto e muita vinhaça, deixa sempre saudades. Mas não há crise, para o ano há mais. Para quem lá chegar, claro está, pois muita gente vai ficar pelo caminho. Mas isso também não é problema com que nos devamos preocupar, porque não lhes fará falta nenhuma.
Deixámos Junho para trás, entrámos em Julho e há ainda um santo, não tão popular como o António, o João e o Pedro, mas ainda assim mais do meu gosto, o S. Tiago. No dia 25 nasceu o meu filho e aconteceram mais umas quantas coisas a que me tenho referido a cada ano que passa. Não vou fazê-lo outra vez, para não cansar os leitores mais assíduos que me seguem há vários anos.
Em muitas aldeias do Minho se faz a festa deste santo, a começar por aquela onde nasci e há uma rua, praça ou jardim com o seu nome em muitas terras portuguesas. Para cúmulo desta moda, existe na Póvoa uma capela a que chamam «Capela de S. Tiago» e cujo orago é o S. Roque. Vá lá a gente perceber isso!
A freguesia de Carapeços (lê-se Carapéços, com o é aberto e não Carapêços, como alguns jornalistas pronunciaram, quando leram a notícia do acidente que vitimou 3 pessoas na passagem de nível desta freguesia) é talvez aquela onde a festa de S. Tiago é mais conhecida e frequentada no Minho. Que tal programarem uma visita a esta terra, em que, além da festa do santo, se come bom sarrabulho e há um verde tinto que faz estalar a língua de prazer.
Na minha aldeia já não fazem a festa há uma série de anos, dizem que o dinheiro é coisa que não abunda e sem ele não se pode organizar uma festa que se veja. Antigamente, eram os lavradores mais ricos que pagavam a despesa, mas a lavoura já foi chão que deu uvas, agora dá apenas palha e milho para silagem que serve de alimento às vacas leiteiras. E com o leite ninguém fica rico, dizem eles!
Se me baterem à porta a pedir ajuda, uma notinha de 10€ sempre levam.
Viva o S. Tiago !!!

3 comentários:

  1. Foi com o dinheiro do leite que um meu vizinho comprou os pinhais todos em volta da minha aldeia, incluindo os meus e anda a fazer plantações novas de eucaliptos, viva a praga do eucalipto! E tu vê lá se esticas mais um bocadinho os cordões à bolsa e mete lá no cofre do S. Tiago 20 euritos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Aqui pelas minhas bandas , não há onde se festeje o S. Tiago, mas gostava já que também eu nasci nesse dia .
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Sarrabulhos e verde tinto,
    Faz estalar a lingua de prazer
    do maduro tinto não prescindo
    enquanto ainda o posso beber!

    ResponderEliminar