sexta-feira, 8 de maio de 2020

Solução à vista!

... um estudo, publicado na revista ‘Cell’, realizado por cientistas das Universidades do Texas (EUA) e Ghent (Bélgica), no qual os cientistas referem que os anticorpos podem servir «não só como reagentes úteis para investigadores que estudam os vírus que causam MERS, SARS e COVID-19, mas também como potencial para terapias candidatas».
A pesquisa estima que os anticorpos do lamas e outros animais da mesma espécie, como os camelos, dromedários e alpacas, possam ser úteis através da administração de vacinas nas pessoas que ainda não contraíram o vírus. No entanto, sublinham que a segurança da componente ainda não foi comprovada e o efeito preventivo dura apenas entre um a dois meses.
A análise de anti-corpos dos lamas já não é uma novidade, desde 2016 que os animais ajudam no combate aos coronavírus SARS e MERS, eliminando as infecções respiratórias. Este novo estudo repetiu os testes e vem agora reforçar os resultados promissores da técnica.
Na última década foram realizados vários estudos nos animais, analisando os efeitos dos seus anticorpos em outras doenças infecciosas, como é o caso do HIV ou do vírus influenza. Existem dois tipos de anticorpos produzidos pelos lamas. um semelhante ao dos humanos e outro cerca de 25% inferior, sendo este último que os especialistas estudam para impedir a transmissão do coronavírus nas células humanas.
Este tipo de anticorpos pode ser manipulado, ou combinado com anticorpos humanos, sem que com isso perca a sua eficácia, segundo Xavier Saelens.


Quem diria que as cabritas de pescoço comprido nos iriam oferecer os meios necessários para eliminar o vírus chinês - eu sou teimoso como o Trump, nunca lhe chamarei outra coisa - e esquecer este desastre que veio com o ano bissexto.
Benditos lamas! Vou ficar fã deles para o resto da vida!

1 comentário:

  1. Deixem os cientistas trabalhar, porque são eles os especialistas competentes para descobrir a vacina adequada ao combate do Coronavirus. Cumpram-se as recomendações daqueles que com conhecimento nos informam da perigosidade da pandemia. Aqueles que só sabem dizer mal deste ou daquele. Sem tão pouco saberem do que falam. Será melhor ficaren calados para não atrapalhar aqueles que, seriamente, tentam descobrir o remédio para a cura!

    ResponderEliminar