sábado, 23 de maio de 2020

Ai, a gota!

Morrer novo tem algumas vantagens. Não falo por experiência própria, pois já conto com três quartos de século e ainda por cá ando. Muitas mazelas nos atacam, quando chegamos a esta idade. Os órgãos principais começam a falhar e os médicos, na ânsia de nos prolongar a vida (e não perder o cliente), enchem-nos o corpo de medicamentos que nos dão cabo dos rins e do fígado. Da última vez que fui ao médico, disse-lhe:
- Doutora, não tomo isso, já estou farto de comprimidos.
- Você é que sabe, é tomar ou morrer.
E assim me despachou, deixando-me sem reacção.
Um amigo meu, há dias começou a tomar um medicamento novo que lhe foi receitado. Dias depois notou que não conseguia ter uma erecção decente. Foi ao médico queixar-se e recebeu a seguinte resposta:
- Na sua idade, caro senhor, há que fazer opções, sem este remédio morre e depois de morto é que não conseguirá mesmo ter uma erecção aceitável.
Eu tenho andado à rasca com a aparição de "tofos gotosos" nas mãos que doem com'ó caraças. Começam a inchar e demoram cerca de um mês a passar, causando dores de fazer perder a cabeça a um santo. Já é o quarto ano consecutivo em que me aparece isto.


As minhas mãos ainda não têm este aspecto, mas vão a caminho disso. Estive a pesquisar na internet, qual seria o melhor remédio para reduzir o nível do ácido úrico que é o culpado por estas formações aberrantes e descobri que um dos remédios aconselhados é «Infusão de Urtigas». Uma maravilha, tenho a horta cheia de urtigas, vai sair-me baratinho o tratamento !!!


Se precisarem que algumas é só pedir, chegam para mim e para os amigos todos. E é fácil e rápido de preparar. Ora vejam:

Outro remédio caseiro para ácido úrico é o chá de urtiga que tem efeito anti-inflamatório, que estimula a circulação e diminui o inchaço local.

Ingredientes
1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga
150 ml de água fervente

Modo de preparo
Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 20 minutos, coar a seguir e tomar várias vezes ao dia.

3 comentários:

  1. Se a isso juntar o comer muito mais peixe que carne e não abusar do alcool vai ver que o ácido úrico foge a 4 pés.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Cuida-te porque vida há só uma. Se está não é boa. Também não acredito que em algum outro lado haja outra melhor.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar