domingo, 3 de maio de 2020

Desculpem o mau jeito!

Gosto de escrever e não de fazer "copy&paste" de textos alheios, mas com um braço ao peito e a escrever só com uma mão - escolher a maiúscula e pôr os acentos dá uma trabalheira - não me resta outra alternativa para deixar aqui a minha marca.

««« A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, terá quase 400 milhões de falantes e, em 2100, mais de 500 milhões, segundo as Nações Unidas.
As projeções para o final do século apontam que será no continente africano que se registará o maior aumento de falantes, com forte contribuição de Angola e Moçambique, que deverão ter nessa altura populações superiores a 170 milhões e 130 milhões de pessoas, respetivamente.
O português é a quarta língua mais falada como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol, a mais falada no hemisfério sul e idioma oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Macau.
As nove economias da CPLP, em conjunto, valem cerca de 2.700 milhões de euros, o que faria deste grupo a sexta maior economia do mundo, se se tratasse de um país, segundo o FMI.
É ainda a quinta língua mais utilizada na internet e, globalmente, o português é falado por 3,7% da população mundial. »»»


Comemora-se, depois de amanhã, o «Dia da Língua Portuguesa» e acho boa ideia chamar a atenção de todos para o mal que se fala, em Portugal. A linguagem usada nas redes sociais não ajuda nada a nossa juventude. Enquanto eu ouvir gente com um curso universitário pronunciar a palavra perda com a mesma fonética de merda, ou usar a palavra perca (que é nome de peixe) com o mesmo significado, não acredito que a nossa Língua continue a evoluir positivamente.
Mas vamos lá acreditar que é apenas pessimismo da minha parte!

4 comentários:

  1. Até parece que tinha lido o comentário do «inculto» deixado na publicação anterior, mas não, só agora o li e, por isso, este meu comentário.

    ResponderEliminar
  2. A nossa língua tem vindo a sofrer danos e isso nota-se ainda mais para quem mantiver longos períodos de tempo fora do país. As razões são várias mas ouvindo os discursos do António Costa percebe-se logo qual a principal… Infelizmente não é só a língua que está em decadência como a cultura geral dos portugueses. A geração que cresceu a ler Reader's Digest está em vias de desaparecer e com ela a Língua Portuguesa do século XX.

    ResponderEliminar
  3. Só a Língua Portuguesa? Você ouviu a entrevista na rua ao jovens sobre o 25 de Abril? Até houve um a dizer que foi o Salazar a fazer o 25 de Abril.
    Grande parte da nossa juventude não sei o que faz nas aulas.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar