domingo, 26 de abril de 2020

Lesionei-me!

A minha mão esquerda não funciona, anda pendurada numa tipóia para ver se suporto as dores. Acho que é uma tendinite no pulso, mas certo não sei. O que sei é que não durmo, há duas noites. E digo-vos que escrever só com a mão direita não é nada fácil e leva tempo.


Por isso, escolhi um tema que não dá muito trabalho e que posso deixar ao critério de cada um, no que toca à sua exploração. Como será viver numa cidade com uma população duas vezes maior que a população do nosso rectângulo à beira mar plantado?
A China (que está na moda por causa do mal-afamado vírus que já matou centenas de pessoas e desgraçou muitas mais) tem várias dessas metrópoles, cada uma com a sua história e as suas peculiaridades, Shenzhen (na imagem), Xangai, Nanquim, Pequim, Cantão são alguns exemplos, mas há mais. Escolham uma, usem a Wikipédia para estudar a sua História, vejam as fotos, leiam as notícias e terão um domingo todo ocupado e bem aproveitado. Os portugueses dos séculos XVI, XVII e XVIII também andaram por lá, mas custou-lhes um pouco mais do que me custou a mim fazer, hoje, essa viagem. 

4 comentários:

  1. Enquanto te queixas da tua mão esquerda. Eu queixo-me da minha perna direita. Não me garante a estabilidade que, ainda, me garante a perna esquerda. cada um com as suas queixas.
    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu das pernas nem falo, pois essas não obedecem à voz do dono, estão ainda piores que o meu cão que há uns dias me quis ferrar o dente só por lhe querer ver uma pata em que ele se tinha aleijado.

      Eliminar
  2. Como será viver numa cidade com uma população duas vezes maior que a população do nosso rectângulo? Diria que com uma sensação de viver em caixotes - quem sofrer de claustrofobia - tá tramado. As grandes cidades asiáticas diferem das europeias em muitos aspectos. Como se encontram metidas num terceiro mundo são servidas por um exército de criadas/empregados e isso faz uma enorme diferença. Quem for a Wan Chai - Hong Kong ao domingo, por exemplo, pode observar um fenómeno que já se tornou numa atração turistica - centenas de criadas filipinas/indonésias em amena cavaqueira ou em Singapura onde se calcula que existem mais de 200 mil. As tais criadas que fazem com que Hong Kong seja uma selva habitável e mais limpa que a Rua Morais Soares em Lisboa onde imigrantes ilegais defecam na via pública. Viver nestes grandes cidades asiáticas requer adaptação e muita paciência. Em Manila por exemplo com 20 milhões de habitantes é um lugar completamente caótico e poluído. Os jeepneys a diesel que os americanos lá deixaram fazem desta super cidade um pesadelo para os asmáticos. Estamos a falar de regiões do mundo onde a maior preocupação é meter comida na mesa e há sempre um 'scam/fraude' ao virar da esquina. Viver nestas super cidades não é para todos nem aconselho ninguém sem um mínimo de conhecimentos a ir viver nelas porque acredito sinceramente que há mais qualidade de vida de Vila do Conde do que em Xangai.

    ResponderEliminar
  3. Oxalá seja um jeito qualquer e não uma tendinite, que dá cabo da paciência a qualquer um. Andei meses com uma no ombro, tratada à base de Naproxeno, Sirdalud e fisioterapia. E agora com o andar com a neta ao colo já me está a chatear outra vez.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar