sexta-feira, 10 de abril de 2020

Bela é a vida!

Starking

Não posso ver uma foto de maçãs que não me apeteça logo trazê-la para aqui. Há muitas frutas por esse mundo fora, umas melhores que as outras, ou dito de outro modo, que agradam a uns mais que a outros. Mas para mim não há nada que chegue a uma boa maçã. As que esta foto mostra parecem-me starking, uma das que mais produção garante a quem se dedica à fruticultura, mas que menos me agrada.
Em primeiro lugar gosto de uma qualidade temporã, a Red Delicious, que cada vez encontro menos à venda. Não entendo porquê, mas lá terão as suas razões, eles que só pensam no lucro e se estão marimbando nas minhas preferências.
Em segundo lugar ponho a Golden, a original amarelinha e docinha como não há outra. Para meu azar, o mercado está inundado de maçãs marcadas como Golden, mas não passam de peros, também conhecidos como maçãs de Alcobaça ou Armamar. Para mim não prestam e como as colhem cedo demais, acabam por murchar um pouco e ficam intragáveis.
Depois, gosto de maçãs reinetas, também dita esperiega ou mulata. Têm um sabor ligeiramente ácido, o que me agrada muito.

Bravo de esmolfe

Ao contrário, há uma maçã de que não gosto nada e oiço tecer maravilhas a seu respeito. É a Bravo  de Esmolfe, a maçã rainha da Beira Alta, de Penalva do Castelo, em particular. Neste concelho há outras coisa boas, muito melhores que essas maçãs, a começar pelo Queijo da Serra e acabar no vinho tinto (região do Dão) que me faz ir até lá, de vez em quando para comprar umas garrafinhas.
Lembro-me de outras maçãs (da minha juventude) que hoje não encontro à venda em lado nenhum. Maçãs de Santiago, três ao prato, porta da loja, pero-limão e outras, cujos nomes nem sei escrever, se é que existem.
Lembrem-se que eu sou um Macieirense, nasci em Macieira, seria uma aberração se não gostasse de maçãs!
Estou aqui a rir-me sozinho, ao pensar nos alfacinhas que noutros anos já estariam no Algarve a esta hora e que este ano estão fechados em casa. Com um fim de semana prolongado e, se calhar, a tarde de ontem também oferecida, é dose de cavalo ter que ficar fechado em casa. Qualquer desculpa lhes serve para atravessar a ponte e acelerar em direcção a sul, só que desta vez a polícia está à espera deles e manda-os dar meia volta.
Fiquem em casa e ... comam maçãs !!!

3 comentários:

  1. Boa tarde
    Uma maçá por dia , não sabes o bem que te fazia.
    Toda a fruta é boa , até a que o Pinto da Costa oferecia aos árbitros

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Adoro a maçã Bravo de Esmolfe. A minha mãe dizia que bem pequenina eu já pedia "bravo mofo" Era mais fácil de dizer. Já o maridão adora a figi, que antigamente se chamava maçã de Alcobaça.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Bom, isto não está nada mau, por se tratar de algo considerável e de gosto generalizado . Quanto à definição de maças, devo dizer que sou um desastre, visto que não sei classificá-las devidamente ; aliás, o mesmo acontece com outras espécies frutícolas . Fui criado num ambiente onde havia fruta diversa, mas sempre me habituei a generalizá-la, em função de cada tipo, e não com pormenores de qualificação . De facto, tal não deixa de ser importante e, os que não sabem, devem aprender, dado que o saber não ocupa lugar e nunca é demais . Um abraço .

    ResponderEliminar