sexta-feira, 17 de abril de 2020

As memórias!


E se eu começasse a escrever as minhas memórias tipo calendário?
Assim do género:
1944 - Acabei de nascer! Já era noite, a caminho do dia 10 de Março. A primeira coisa que fiz, para respeitar a tradição, foi chorar. E a segunda, quase de certeza, foi mamar.
N.B. - Lembro-me de coisas do ano de 1943, ainda na barriga da minha mãe, mas dizem-me que isso não pode ser.
1945 - Zero memórias.
1946 - Idem idem, aspas, aspas.
1947 - Lembro-me muito bem de ir esperar o baptizado da minha irmã Silvina no regresso da igreja. Os padrinhos tinham por hábito atirar confeitos e amêndoas e a criançada rebolava-se pelo chão para os apanhar. Eu levava nas minhas pequenas mãos algumas flores de crisântemos, estávamos em Novembro, que atirei ao padrinho e ele meteu-me nas mãos alguns confeitos. Quando os meti na boca amargavam, por causa das flores que tinha levado.
1948 - Não me lembro de nadica de nada.
E assim aconteceu ao longo da minha vida, em muitos anos que desfilaram sem deixar recordações, nem boas nem más.
Há datas marcantes, como a entrada para a escola, o exame da quarta, a inscrição no colégio interno, o último exame, a entrada na Marinha, a guerra em África, o ano do casamento, o nascimento dos filhos, a emigração, episódios diversos da vida profissional, a reforma, sem esquecer o 25 de Abril, o Ramalho Eanes, o Sócrates, o Passos Coelho e, não podia esquecer o mais famoso personagem da História, o SARS-Cov-2, a que decidiram chamar Covi-19 por ser mais apelativo.
Acham que alguém mostraria interesse em ler uma coisa destas?
E se a resposta for não, porque haveria eu de dar-me ao trabalho de o escrever?
Assim, num blog e a título de brincadeira, ainda posso ir escrevendo algumas palavras e as pessoas não gastam muitas energias, nem pagam, para as ler.
Há só um episódio que não vou ser capaz de escrever, o da minha morte e funeral. Mas, palavra de honra, não estou minimamente preocupado com isso!

7 comentários:

  1. Bom dia! Vá contando as suas memórias e um dia destes alguém pega nisso e faz uma bela biografia.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Filho da Escola, tu qu'es um homem bem culto e com um certo grau d'intiligencia que faz corar muitos oficiais Fuzileiros' nao descobriste que o célebro " covid 19 " foi uma falhanos laboratorios de pesquiza cientifica e que foi divulgado passados uns tempos . Informa-te para provares que o Governo nos mente . Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim, não tenho dúvida nenhuma que tens capacidade mais do que suficiente para escreveres, devidamente, as tuas memórias . Se assim é, mãos à obra e consequente divulgação ; pois, mesmo que só chegue aos amigos, terá uma tiragem digna de registo . Como podes calcular, passei grande parte da minha vida a escrever de improviso e, por isso, muitas vezes, ignorando alguns pormenores linguísticos, embora sem permitir que se alterasse a realidade objectiva que importava conhecer e acautelar ; assim como, observar/analisar escrita/versões para todos os gostos e com objectivos variáveis em função do que se pretendia alcançar . Talvez devido a alguma saturação, logo que me libertei e isentei de tais responsabilidades, prometi a mim mesmo entrar em descontracção e tornar-me uma espécie do deixa-andar e logo se vê . Já no que te diz respeito, reconheço que te preocupas na procura do desconhecido e sua identificação, vocação que te permite narrar facilmente o teu percurso de vida . Um abraço .

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Tens vagar, tempo de sobra e capacidade/inteligência para isso. Então, o que é que te impede de editares o livro das tuas memórias? Das que não te lembrares inventas. Tanto ontem como hoje, o que menos custa é inventar.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Eu chamo-lhe "retalhos de uma vida"
    BFS

    JAFR

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Nesta notícia de hoje, se prova aquilo que eu lhe disse no post anterior. A nosso DGS só considera curados os doentes que saem dos hospitais. Todos os que se curam em casa, não entram nas contas. E não tenha dúvida que são muito mais.

    "Os últimos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) indicam que há 19.022 pessoas infetadas com a Covid-19 em Portugal. 657 pessoas morreram por causa da doença e 519 recuperaram e tiveram alta hospitalar". in Notícias ao minuto.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar