quinta-feira, 30 de abril de 2020

A maldita gota!


Tenho andado com o braço esquerdo ao peito, desde há uma semana. Não quis ir ao médico - estou a ficar farto deles - e decidi tomar o meu anti-inflamatório costumeiro. Para surpresa minha não surtiu qualquer efeito, quando habitualmente me tira todas as dores só com a toma de 2 comprimidos. Que porra de doença será esta que não passa nem com o meu remédio milagroso? À falta de melhor solução, dediquei-me a pesquisar na net quais as doenças que apresentam os sintomas que eu tenho, inflamação do pulso e mão, acompanhado de dor que se estende até ao cotovelo. Depois de quase uma hora de leituras incansáveis, fiquei convencido que isto só pode ser uma crise de gota. De facto, tenho o nível de ácido úrico no máximo, desde os meus 40 anos. Já tomei medicação, já desisti dela - houve um médico que me disse que valia mais meia hora de ginástica por dia do que o remédio que eu tomava - já voltei a tomá-la e já a mandei de novo para o tecto.
Numa das tais leituras descobri que sou uma pessoa rica. Ora leiam comigo o curo texto que transcrevo abaixo.

Consumo excessivo de alimentos ricos em purina (como fígado, rim, anchovas, aspargos, arenques, caldos e molhos de carne, cogumelos, mexilhões, sardinhas e pães doces) podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. No entanto, uma dieta estrita baixa em purina reduz os níveis de ácido úrico em apenas uma pequena quantidade. No passado, quando o consumo de carnes e peixes era escasso, a gota era considerada uma doença que acometia pessoas ricas.

Não é verdade? Só os ricos têm dinheiro para comer bem e por isso lhes sobe o ácido úrico. Seguindo aquela regra matemática que diz que a ordem dos factores é arbitrária, posso afirmar, então, que sou rico porque tenho muito ácido úrico no sangue. Ora porra, julguei que era a quantidade de dinheiro no banco que faria de mim um homem rico! Como tenho andado enganado!


Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
Já durante uma crise de gota, em que há uma intensa inflamação e dor na articulação, o médico costuma orientar o uso de medicamentos anti-inflamatórios. A pessoa que possui esta doença também deve ter algum cuidado com a sua alimentação durante toda a vida para evitar a piora dos sintomas e complicações que a gota pode gerar, como as deformidades das articulações e o comprometimento dos rins, por exemplo.

Pronto, está decidido, não tomo nada e aguento as dores até à próxima quarta-feira, em que tenho consulta marcada com a minha médica de «Medicina Interna». Ela é que me enche o físico de drogas, portanto só ela sabe se aguento mais uma, ou se é melhor fazer uma dieta à base de caldos de galinha. E onde raio vou desencantar uma galinha, agora que só há frangos de aviário carregadinhos de purina? Logo se verá !!!

2 comentários:

  1. O ácido úrico no máximo se calhar tens bebido muito vinho branco Alvarinho? Já tive o ácido úrico a 8,5, fui a uma consulta médica a doutora aconselhou-me a não beber vinho branco. Deixei de o beber, fiz uma dieta durante 6 meses, ao fim dos quais fui fazer análises, o ácido úrico tinha baixado para 5,5. Desde então tem-se mantido entre os 5,5 e os 7,5, talvez por eu beber um bagacito, não muito com o café.
    Esquece o branco bebe do tinto. Desejo as tuas melhoras. Bom fim de semana. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Agora nem com peças novas lá vamos. Resta-nos as recordações e ir queimando os últimos cartuchos o melhor que se pode.

    ResponderEliminar