segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dor de cabeça!

Nos Estados Unidos, as coisas estão complicadas. O Trump quer a Economia a funcionar e isso envolve riscos enormes. Alguns estados estão com ele, outros estão contra. Como as coisas não lhe correm de feição, ele começou a espingardar e já acusa (veladamente) que foram os chineses a espalhar o vírus para tirar vantagem disso.
Pode até não ser verdade, ou ter acontecido por acidente, mas a verdade é que a China já está a tirar dividendos desta situação, enquanto todos os outros, em especial a Europa e os Estados Unidos, estão a pagar bem caro o surto da doença. Enormes despesas com a saúde, economia parada, apoio às empresas e famílias e o mais que por aí virá.
Os maiores países do mundo, a nível económico, estão muito desconfiados e não vão parar de investigar a situação. Veremos onde isto vai parar!

5 comentários:

  1. E os chineses dizem que a doença só foi diagnosticada desde que a tropa americana esteve em exercícios lá e dois deles apareceram doentes com um vírus desconhecido. Em Outubro passado laboratórios americanos tinham estado reunidos para estudarem a hipótese de um coronavírus vir desenfreado e causar uma epidemia. Eu não acredito em teorias de conspiração nem de um lado nem do outro. Desde o primeiro corona detetado em 1965 em estudantes ingleses até agora ele teve muitos anos para se ir programando e ficando cada vez mais violento. E ele já tinha ensaiado em 2002/2003 quando com o nome de Sars1 invadiu 26 países e matou mais de 700 pessoas. Se não for encontrada uma vacina que acabe de vez com ele, na próxima vez será ainda mais virulento.
    De resto sabemos que as pandemias aparecem em ciclos de +/- 100 a 200 anos desde o ano 430 AC e não sabemos se antes disso porque os registos conhecidos só chegam até aí.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Questões começaram a ser levantadas. Algo que o povo português não acostumado a fazer.

    ResponderEliminar
  3. Tudo tem princípio. Para que, também, possa ter fim. Se o Coronavirus é proveniente da China. Alguém lá o terá parido? Sem condições para o amamentar. O qual para, poder, sobreviver, por todo o mundo foi forçado a emigrar. Procurando o sustento nos paises mais ricos do planeta, como sejam os Estados Unidos da América, Ingleterra, Itália, Alemanha, França, Espanha e, outros mais que escondem a realidade. Como, poderá, alguém mal informado, boateiro para gerar confusão. Pensará que Portugal estará incluido?

    ResponderEliminar
  4. Actualmente e perante a tragédia que se faz sentir, recorrer ao que não resolve é praticamente inútil, embora não pareça descabido questionar o que não seja de excluir . De facto, não deixa de ser curioso que o vírus em questão surgiu numa das províncias chinesas onde está instalado um dos maiores Centros Científicos de Investigação destas espécies - área da Bioquímica e Biologia - e, paradoxalmente, não se alastrou de forma descontrolada a outras províncias e, em especial, àquelas de maior expressão/influência - Centro do Poder e Indústria - designadamente : Pequim e Shangai . Tudo isto é susceptível de inúmeras interpretações e carecia esclarecimento das autoridades chineses que, como se sabe, nunca abrem portas para o que importe clarificar e nem prescindem do seu controlo sobre tudo e todos, incluindo regras severas para quem viole os seus princípios políticos/ditatoriais ; tanto assim que, aqueles que se descuidam a revelar realidades ou condicionamentos impostos pelo regime, desaparecem sem deixar rasto . Depois, surge com grande capacidade de fornecimento de material de saúde para protecção e combate ao vírus em causa, dando a ideia que estava preparada para tirar dividendos desta pandemia, isto para não falar na contenção que impôs ao COVID - 19, não obstante a sua numerosa população, etc ! Enfim, é um nunca mais acabar de observações pertinentes e que exigem aprofundamento relacionado com o que se passou . Sobre o TRUMP, ele próprio, é o maior Vírus que existe nos Estados Unidos da América, à semelhança de outros bem conhecidos, mas, o mais importante é desejar aos americanos rápida normalidade . Um abraço .

    ResponderEliminar
  5. tenho dúvidas dos números "oficiais" da China. Sabemos que a informação é filtrada.
    Os EUA têm a batata quente nas mãos, mas tbm acho que para o trump ter cortado o financiamento à OMS é porque algo de gravíssimo se terá passado e que chegou aos serviços secretos americanos.
    Vamos ver...

    ResponderEliminar