segunda-feira, 2 de março de 2020

O «Porta-Vírus»!


O careca que vêem na imagem foi quem mais cumprimentou e abraçou as pessoas que passaram por este festival de escrita e escritores, na Póvoa de Varzim. Se o escritor chileno já trazia o vírus, quando cá chegou, a pessoa com mais probabilidade de ter ficado com ele foi este cristão que, há muitos anos, é o responsável pela cultura e educação no meu conselho. Ele é o Nº 2 na Câmara Municipal, os presidentes vêm e vão, mas ele fica sempre, não cede o seu lugar a ninguém. Os presidentes podem exercer 3 mandatos e têm que entregar a pasta, ele pode ficar ali enquanto lhe apetecer. E é exactamente isso que ele faz.
Com o alerta dado ontem pelas televisões está a minha pacata cidade em sobressalto. O Cine-Teatro Garrett este à cunha, durante uma semana inteira, vieram genes de todo o lado, houve sessões de autógrafos, muitos abraços e apertos de mão, além dos muitos beijos que são os preferidos das senhoras. A minha mulher já, hoje de manhã, não queria sair à rua com medo de cruzar-se com alguma das pessoas que foram ao Garrett. Vai sossegada, disse-lhe eu, o teu destino está traçado desde que nasceste e se morreres do vírus da China não morres de outra coisa.
Mas, sem brincadeira, o pessoal da Câmara Municipal que priva diariamente com o carequinha deve seguir o conselho da nossa directora de saúde, enquanto não passarem 3 semanas do fim do evento, nada de beijos, abraços ou apertos de mão com esta pessoa. Mais vale prevenir que remediar.
Quanto ao escritor chileno que agora está internado nas Astúrias, já trazia o vírus quando chegou à Póvoa e o que as autoridades sanitárias devem fazer é investigar os sítios onde esteve e as pessoas que contactou nos 10 dias anteriores à sua vinda para cá. Por lá anda a doença à solta e sabe Deus quantas pessoas, além dele, foram infectadas na mesma fonte. Por cá espero que não tenha deixado resíduos da sua doença, mas com tantos espirros, fungadelas e lenços de assoar usados, durante a estadia, o risco é bem grande. Espero bem que a minha terra não se torne, pelas piores razões, na Milão portuguesa.
Vade Retro !!!

2 comentários:

  1. Isto já parece o jogo da Roleta Russa...

    ResponderEliminar
  2. Por ser tanto o alarmismo. Até parece que o mundo está a desabar. Lá para o fundo do abismo. Onde todos, no fim da vida, iremos parar?
    Quem está lixado agora é o nosso presidente Marcelo, lá terá de suspender os beijinhos, por algum tempo.
    Também eu penso como tu pensas, de que o destino acompanha-nos desde o nascimento até à morte. E quem tiver de morrer com coronavirus vindo China, não morrerá de outra doença? No entanto, devemos ter em conta a prevenção que nunca é demais!

    Boa Segunda-feira.

    ResponderEliminar