quarta-feira, 18 de março de 2020

À borla é que é bom!


Metro do Porto sobre a Ponte D. Luís I, uma imagem bonita, não é?
Mas não foi essa a razão que me levou a escolher esta imagem para vos deixar algumas palavras, hoje. O caso é que a empresa decidiu, a partir de amanhã, deixar os passageiros viajar de borla. Não porque tenha sentido vontade de praticar a caridade, mas para evitar o contágio através das máquinas de validação de passes e títulos de viagem (andante).
Tanto as máquinas para carregamento do andante, como aquelas que fazem a validação do título são tocadas por milhares de mãos, ao longo do dia, e poderiam ser um grande veículo de transmissão do vírus. Assim e para evitar esse risco todas essas maquinetas ficam fora de serviço, a partir de amanhã. Além disso, todas as carruagens vão ser desinfectadas com um produto que (dizem eles) ficará activo durante 30 dias. Uma coisa assim ao jeito daqueles mata-moscas antigos que se penduravam à porta das tascas e cafés e que iam apanhando todas as moscas que por ali andavam a voar distraídas até ficarem com as asas presas na fita. Espero que o vírus chinês também seja estúpido suficiente para se deixar filar de maneira tão simples.
Há sempre alguém a lucrar com a crise. Se a coisa funciona ou não, parece-me não haver maneira de confirmar, mas entretanto a empresa vai pagando as desinfecções e ... siga o baile.
Aqui na minha parvónia também andaram a enfiar uma carapuça de plástico em todos os parcómetros. Dizem que até nova ordem ninguém pode lá meter moedas que podem estar contaminadas. Muito obrigado, dirão os clientes que ficam livres do encargo!

2 comentários:

  1. Por aqui nos autocarros não vendem bilhetes desde segunda feira. Mais todos os passageiros entram pela porta de trás para proteção dos motoristas. E dizem que os autocarros também foram desinfetados com esse tal líquido, que dizem cria uma micro película que mata todos os vírus e bactérias que por lá poisem.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Excesso de zelo. Não se morre da doença, morre-se da cura? Se já hoje vi uma abandonada na via pública. Onde é que devem ser colocadas as mascaras de depois de usadas?

    ResponderEliminar