Rui Rio não recebe ninguém para falar sobre candidatos à Assembleia da República até dia 30, dia em que irá fechar as listas de deputados a horas do início do Conselho Nacional decisivo. Até lá, na São Caetano à Lapa passa-se tudo sob a chefia do secretário-geral do partido, onde se têm discutido mais problemas, às vezes aos gritos, do que propriamente respostas ou soluções. Certo é que, mesmo com o líder resguardado, para já, o clima no partido é de guerrilha, numa lógica que já fugiu de ‘críticos versus direção’ ou ‘montenegristas contra rioistas’: há problemas em várias distritais porque há nomes que a direção quer impor e outros que quer vetar.
A notícia que podem ler acima tem uma semana de vida. Já a imagem foi conseguida esta madrugada durante o congresso do PSD que alguns já apelidam de «Noite das Facas-Longas», numa alusão àquilo que se passou na Alemanha, em 1934. quando Adolf Hitler mandou matar cerca de 85 dos seus inimigos políticos.
Rui Rio, presidente do PSD, fez uma coisa que muitos podem considerar errada, mas que eu aplaudo, tirou o "tacho" aos mesmos de sempre - pelo menos a uma grande parte, cerca de 55% - e escolheu novos membros do partido para irem até Lisboa mostrar o que valem.
As críticas são muitas e já se diz que o partido vai ter a pior votação de sempre. Na minha opinião é um sinal de mudança que pode ser para melhor, visto que o PSD ficou queimado depois de tantos anos de "Cavaquismo" e de ter piorado com o "Passismo". Depende da campanha que os novos candidatos a políticos, escolhidos esta madrugada, sejam capazes de fazer, nestes dois meses que faltam para as eleições. Eles não vão ter tempo para férias com tanto para fazer, de modo a prepararem a futura carreira com todo o pormenor.
Lembrem-se de uma coisa, há que evitar uma maioria absoluta do PS a todo o risco. Seja no PSD ou noutro qualquer, vá escolhendo, desde já, o seu favorito para não ser apanhado de surpresa no próximo dia 7 de Outubro. Já se houve dizer por aí que o PAN pode vir a ser o nono elo da futura geringonça !!!