quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O Douro ainda leva muita água !


Tínhamos um encontro marcado na Régua para as 10.30 horas. Chegámos às 10.15 horas, um bocadinho antes da hora marcada, como eu gosto. Só que do outro lado houve imprevistos e fomos forçados a esperar até às 11.00 horas para os ver dar as caras.. Não havia mais nada para fazer a não ser olhar para as águas do Douro deslizando mansamente a caminho do Atlântico. No tempo em que era fumador teria "comido" pelo menos dois cigarritos para ajudar a passar o tempo.
Fazia frio. O termómetro do carro marcava 11º, mas parecia que não chegava a 5º. Metemos-nos na estação de caminhos de ferro daquela cidade - que é um edifício imponente - em que a ausência de pessoas punha o ambiente tão frio como na rua. Um cafezinho para combater o nervosismo da espera e toca para a margem do rio outra vez. Um barquito que sobe o rio, lutando contra a corrente, outro que desliza suavemente rio abaixo sem esforço aparente. Eu sei que as barragens existentes no curso do rio ajudam a disfarçar a redução dos caudais, mas estive no cais de acostagem dos barcos e não notei diferença alguma, em relação com visitas anteriores.


Quanto a chuva, durante todo o dia, apanhei duas ou três pingas, tanto na ida como na vinda, ao atravessar o Marão. O melhor que me aconteceu nesta deslocação ao Douro foi o almoço que cacei por 7 (sete) euros. Uma barriga de porco assada no forno, acompanhada de batata assada e arroz de forno, pão (uma maravilha de mistura de trigo e centeio) e vinho à discrição, sobremesa e café. E, para terminar, um obrigado e voltem sempre. Não é sempre que se encontra disto e ... por este preço!

3 comentários:

  1. Bom dia
    depois de um dia muito bem passado , o GLORIOSO podia lhe ter dado uma alegria , mas nem por isso .
    o importante é hoje acordar com vontade de viver !!
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. "Tínhamos um encontro marcado na Régua para as 10.00 horas. Chegámos às 10.15 horas, um bocadinho antes da hora marcada".
    Será que eu estou ficando maluco? Se chegaram às 10.15 horas, como é que podem ter chegado um bocadinho antes da hora marcada? Isso era se tivessem chegado antes das 10.00 horas.
    Isso agora é o que menos interessa. Este reparo é para que tenhas a certeza de que eu li o texto em causa.

    Barriga de porco,
    assada na caçarola
    7 euros um almoço
    foi quase de borla!

    Com pão, mistura, de trigo e centeio,
    e vinho branco ou tinto à discrição
    por essas estradas tortas em passeio
    mais uma vez passaste lá pelo Marão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, meti água com os horários, mas já corrigi. Era 10.30 horas que queria escrever, mas não me dei ao trabalho de ler aquilo que escrevi e saiu asneira.

      Eliminar