quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Aguinha, muita e no sítio certo !

Na zona de Beja foram registadas nove inundações, em Ferreira do Alentejo sete, tendo as restantes ocorrido nos concelhos de Serpa, Moura, Barrancos e Odemira.


Estão a ver como o S. Pedro não dorme em serviço?
A chuva caiu onde fazia mais falta, no Alentejo.
Só espero que eles a tenham sabido guardar!

Notícias como esta obrigaram-me a ir dar uma volta até ao Alentejo profundo, aquele onde não vai ninguém, quer chova ou faça sol. Barrancos, por exemplo, é o sítio mais improvável para o santo padroeiro das chuveiradas escolher para derramar umas gotas que sejam. Mas a vida é assim mesmo, acontece sempre aquilo que menos esperamos e quando menos esperamos. S. Pedro abriu a torneira, pegou no mapa de Portugal, uma mão no Cabo de S. Vicente e a outra no Cabo da Roca, e levantou-o de modo que a água da chuva fosse parar ao distrito de Beja, o mais seco de Portugal.


Passou a água por Ferreira do Alentejo e alagou tudo á sua passagem, mas continuou até Barrancos, mesmo na fronteira espanhola, onde dizem que só chove ano sim e ano não. A ribeira que passa ali ao lado deve ir cheia até deitar por fora. Que pena tenho de ser tão longe, gostava de ir até lá ver o espectáculo. Se os grilos não sabem nadar, a esta hora estão todos mortos.


O S. Pedro que não tem muito tempo livre para cuidar destas coisas - há sempre uma enorme fila de clientes à porta do céu, à espera de carimbar o passaporte para entrar no céu - deixou cair o mapa um tanto ou quanto ás pressas e a água das cheias veio até Odemira. Claro que ninguém se preocupou com isso, o rio tem grande capacidade e o mar é logo ali ao virar da esquina.

4 comentários:

  1. Brinca com o S. Pedro, que ele faz secar as fontes da Póvoa, e não te abre a porta quando lá fores bater, reza um pai-nosso e uma avé-maria para ele te perdoar, vá lá.

    ResponderEliminar
  2. Naquelas localidades a chuvinha,
    que lá caiu melhorou um pouco
    venha lá daí mais uma pinguinha
    bem precisa dela aquele povo!

    Mas, não é só o povo do Alentejo,
    também precisa dela o povo de Viseu
    não só de alguns a água será privégio
    ainda bem que S. Pedro não se esqueceu!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que choveu.
    Amigo este seu globo está maluco.
    Eu vivo no Barreiro, pois quando aqui entro ele regista-me ora como Alhos Vedros, ora Moita, e hoje Sarilhos Pequenos. Ou o satélite está vesgo ou não sabe ler. Rsrsrs
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom sinal, pois quer dizer que tem muitos repetidores de sinal à sua volta e assim nunca tem falhas na rede.

      Eliminar