Enquanto o Benfica (e o futebol em geral) anda e desanda sem sair do sítio, vamos tratar doutra vida, antes que se faça tarde. De hoje a um mês será a véspera de Natal e hora de ver o que o Menino Jesus pôs no sapatinho de cada um.
Muitos anos antes de o Menino nascer, já andava o mundo numa sarabanda (tal e qual como hoje) e os profetas anunciavam a sua chegada como uma solução para todos os problemas. Vejam o que dizia Isaías:
1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Há já dois mil anos que Ele veio e se o mundo mudou foi para pior. E os profetas de hoje só prevêem desastres, pelo que mais vale não lhes dar ouvidos. Vamos vivendo conforme Deus quiser e agradecendo cada dia que passa sem nos acontecer mal de maior. E vamos-nos preparando para o Natal, esperar que nos toque uma posta de bacalhau igual à do ano passado, uma garrafita de vinho, uns docinhos e muita saúde para os "manducar" com satisfação plena.
Como dizia o profeta Isaías, o Deus Menino vem aí para pôr tudo em ordem, embora eu não acredite muito que o consiga, pois a rebaldaria actual é de tal ordem que não tem ponta por onde se lhe pegue. Basta ver o lodo em que estão enterrados os três grandes do futebol português. Com o futebol comecei e com ele termino. Um bom dia para todos.