terça-feira, 8 de novembro de 2016

Artrose ou artrite dói que se farta!

Respondendo a uma questão deixada por um dos comentadores, a doença que nos últimos quatro anos me tem vindo a moer o juízo chama-se artrose. Começou por atacar-me o pé direito, depois passou para o joelho do mesmo lado e ao fim de dois anitos tinha tomado conta dos dois pés e joelhos. Uma chatice que não me deixa dar um passo sem gemer as sete gemidas. Doença de velhos que só encontra a cura na terra do cemitério, o que é uma chatice ainda maior. É claro que a maior agravante, no meu caso, são os 110 Kgs de peso que ponho em cima das pernas cada vez que me levanto.
Se me der ao luxo de caminhar mais de 500 metros, à noite só consigo adormecer à custa de anti-inflamatórios. É uma grande maçada passar o dia inteiro com o cu no mocho, mas não havendo alternativa o remédio é aguentar. Podem ler, aqui em baixo, uma explicação mal amanhada que encontrei na net e que me parece uma "tradução Google" de uma qualquer revista médica inglesa ou americana.


Artrite do tornozelo também pode desenvolver devido à hereditariedade ou deformidade. O subtalarjoint é suscetível a danos causados por entorses, fraturas do calcâneo e talus, e o desgaste da atividade. Artrite da articulação do tornozelo ou subtalar tipicamente se desenvolve durante um longo período de tempo com dor ocasional, mas geralmente torna-se insuportável em um curto período. Artrite no tornozelo causa uma sensação de instabilidade no início, mas geralmente é caracterizada por dor com a atividade e perda de movimento.

4 comentários:

  1. Lamento amigo. Deve ser muito doloroso sim. E o peso? Não consegue baixar? Menos peso poderia ser mais fácil a movimentação.
    E não abuse dos anti-inflamatórios. Podem afectar o coração.
    Um abraço e cuide-se.

    ResponderEliminar
  2. Quem não tem dores, não faz ideia o mau estar que elas causam a quem as tem. Não se está bem em lado nenhum. Não há coisa pior na vida duma pessoa do que as dores. Eu ainda por aqui vou andando, fazendo as minhas caminhadas, mas já não como dantes fazia. De tudo o que se vai perdendo já nada se recupera. Pois amigo "Tintinaine", vai andando conforme puderes, porque a vida há só uma. Quando partirmos acabam-se as dores, mas também já nunca voltamos ao reino dos vivos!
    Boa noite, um abraço e as tuas melhoras!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Tintinaine. Eu sou 4 anos mais velho, quero dizer nasci primeiro, carrego os meus 100 Kilos, tenho problemas idênticos aos teus nos pés, joelhos e coluna, mas ainda cultivo as batatas, faço a horta, ando na apanha da azeitona, e outros serviços ligados à agricultura e floresta. Mandei a vinha às urtigas, porque me dava muito trabalho e não conseguia beber o vinho todo. Anti inflamatórios, às vezes, poucas e vou fazendo o possível e o impossível. para me ir mantendo, quando mal sempre assim. Lá tenho que aturar a minha sócia que tem todas as doenças desde diabetes, artrite reumatoide, e do foro oncológico e olha que é o que mais me custa, acredita.Portanto nada de lamechices, mexe-te e vais ver que melhoras. Espero que este meu desabafo seja um incentivo para ti, meu amigo.
    Um abraço e força nas canetas.

    ResponderEliminar
  4. Agora já faço outro juízo da situação física após a leitura de hoje.
    Aproveito para dar a conhecer o caso do meu irmão: Mora num 3º andar, sem elevador. Artrose num joelho já quase não permitia que subisse ou descesse as escadas. Foi a consulta ao hospital e marcaram-lhe operação ao joelho. Ele não queria muito ser operado e resolveu experimentar o tratamento com agulhas. Atualmente quase não tem dores sobe e desce muito melhor as escadas. Anulou a operação. Hoje faz vida normal mas importa dizer que deve pesar aprox.75 KGs.
    Esta dica já foi testada?
    Sorte Carlos e não desanimar. Abraço FUZO

    ResponderEliminar