terça-feira, 22 de novembro de 2016

A migração dos estorninhos!


Não sabia que os estorninhos são aves migratórias. Também não sou obrigado a saber tudo, não é?
Pois é verdade, vêm das regiões mais a norte, no início da Primavera, criam por cá os filhos e antes que chegue o inverno põem-se a milhas de regresso à terra deles.
Pois, foi esse o espectáculo a que assisti, há pouco, na varanda da minha casa virada a sul. Milhares de estorninhos, tal como se vê no video que junto, executando uma dança engraçada, voando sobre a linha da costa (para não se perderem) rumo ao norte, onde vão passar o inverno. Uma migração esquisita, penso eu, vindo para cá quando está mais calor e regressando ao norte quando faz lá mais frio. Afinal eles gostam de quê? Do frio ou do calor?
Talvez venham por causa da alimentação, mas nem sei o que comem. Aqui só me aparecem quando há figos, mas deve ser porque não tenho cerejeiras, pois sempre ouvi dizer que é das cerejas que gostam mais. Por mim eles podiam cá ficar no inverno que não me são grande embaraço, mas isso é lá com eles, se gostam mais do frio da Escandinávia e da companhia dos corvos, deixá-los ir. Ficam a fazer-me companhia os «melros-de-bico-amarelo» que são os meus preferidos, cantam bem e têm na minha horta minhocas com fartura.

2 comentários:

  1. O estorninho ave migratória,
    no mês de Marco vem o Cuco
    no mês seguinte Abril a rola
    como ninguém ainda viu o futuro
    não há-de também nunca ver a coca?

    ResponderEliminar
  2. Não me fales nestes gajos, que me fazes lembrar o maluco da Coreia do Norte e o próximo amigo dele Trampa! Até dói quando vejo as minhas cerejeiras carregadas e passada uma semana só lá vejo as folhas, não têm medo de espantalhos e nem de mim, talvez porque a minha figura é semelhante!

    ResponderEliminar