segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Andar na Boémia!

Sempre sonhei andar na Boémia, coisa que até hoje ainda não consegui. Agora que a vida se aproxima do fim a passos largos, começo a pensar que é melhor abandonar a ideia por completo. A Praça do Almada, ponto central da Póvoa de Varzim onde se situa a Câmara Municipal, dista da minha casa uns míseros 250 metros e representa o limite da minha mobilidade. Ir mais além só montado em cima de qualquer coisa que me carregue. Assim sendo, Boémia nem pensar. Com muita pena minha tenho que deixar a Boémia para quem puder e gostar disso.
A Boémia é fantástica, tem coisas que não há em mais lado nenhum e uns bons oito séculos de história. No fim da I Guerra Mundial passou a designar-se por Checoslováquia e nos finais do Século XX perdeu parte do território e assumiu-se como a República Checa que hoje conhecemos. Praga é a sua capital e considerada por muitos como a mais bonita e romântica cidade da Europa central.


Teria muito que andar, na capital da Boémia, se lá pudesse ir, mas como atrás referi já não tenho pernas para isso e sou forçado a desistir em favor de quem o puder fazer. É triste reconhecer, mas para mim a Boémia acabou-se.

6 comentários:

  1. Bem imaginado sim senhor... a primeira Boémia que conheci foi em copos de vidro que presumo seja industria da região, a segunda conheci-a aqui há uns anos e concordo absolutamente, Praga é uma cidade lindíssima.

    ResponderEliminar
  2. Tinha vontade de conhecer mas não houve tempo, agora não há disposição, o meu neto esteve lá há dois anos e trouxe-me várias fotos e uma prendinha como recordação! Sinto muito, quando se fala do passado e dos bons momentos em Moçambique, mas é a roda da vida.

    ResponderEliminar
  3. Pela imagem deve ser a cidade maravilha? Não a conheço, e não tenho vontade de a conhecer. Sinto-me bem no meu país, para mim não há outro melhor do que este. Ladrões e corruptos há os em todo lado. Como não consigo fugir deles. Por isso é que não vale a pena sair de onde estou!
    Amigo "Tintinaine, pelo que acabei de ler. Não sei se entendi bem o que li. Estás assim tão desanimado ao ponto de dizeres. A Boémia para mim "Acabou"? Anima-te porque tens de organizar os convívios dos teus ex-camaradas de armas!

    ResponderEliminar
  4. Parece que a saúde já teve dias melhores. Que se passa amigo? Mazelas antigas ou algo mais grave? Há não sei quantos posts vem falando no fim da vida. Está assim tão desanimado? Ponha um sorriso nessa cara que ainda há-de ver o Benfica ser campeão mais umas quantas vezes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. O melhor será colocares a mente ao serviço do corpo.
    Vai dando umas caminhadas, progredindo día após día, no tempo e na distancia a percorrer.
    Alimentação à base de cozidos e grelhados(mal passado) peixe e carne blanca . Fruta e legumes .

    Segue este "régime" e no mínimo em 2018 , o Benfica estará interessado em te contratar.

    Mente sã em corpo são.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não venho aqui para discutir Praga nem Boemia!..
    Venho aqui para incentivar o Amigo Carlos a fazer pela vida. Eu não falo por acaso porque todos os dias faço pela vida procurando manter, ou melhorar a minha condição física. Segundas e Sextas faço piscina,livre. Nos restantes dias (TODOS), faça chuva ou sol faço caminhada de 40/50 minutos.
    Sei que tenho piscina próxima de casa, sou sortudo, e outros não. Agora caminhadas estão ao alcance de todos.
    Recomendo que comece por fazer 15 minutos e vá aumentando, pouco a pouco conforme va melhorando os músculos até fazer uma hora. Aí, estará muito melhor fisicamente.
    Vamos lá, um FUZO, mesmo em baixo, não pode consentir a derrota. Até á vitória que é o mesmo que condição física.
    Começar tipo passeio e ir aumentando, conforme a posse até puxar pelo cárdio. e acompanhando sempre os batimentos.
    Força Fuzileiro! em frente marche com o meu abraço.
    OBS. Sair de casa com o trajeto planeado,(ida e volta).

    ResponderEliminar