quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Regresso a Penates!

 Penates, na mitologia antiga, são os deuses do Lar, a nossa casa, o sítio onde nascemos e/ou moramos. Regressar a Penates é regressar a casa, para quem de lá saiu.


Eu nasci em Barcelos e saí de lá há muitos anos. Hoje, vou atravessar esta ponte milenar e visitar a sede do meu conselho, lá almoçar e visitar a feira semanal que, segundo se diz, é a maior de todo o Minho. Tenho umas comprinhas a fazer e assim com um tiro mato dois coelhos.


Barcelos é uma cidade muito bonita e acolhedora. O seu Centro Histórico faz-nos recuar ao tempo do rei Afonso e os seus jardins colocam-nos dentro do Paço Real, mesmo não havendo rei nenhum a quem fazer uma vénia. Diz quem sabe que não há jardins mais floridos e bonitos que os de Barcelos e mesmo que isso contenha algum exagero, eu quero acreditar nisso.


Esta imagem mostra o centro da cidade, largo da Porta Nova, onde se vê a igreja do Senhor da Cruz e logo a seguir, do lado direito, o Campo da Feira, onde, desde sempre, se festejam todos os acontecimentos importantes da cidade. Em frente da porta da igreja é o «Meeting Point», «Treffpunkt» ou «Ponto de Encontro», em linguagem mais conhecida dos portugueses, para quem precisa de marcar um encontro na cidade de Barcelos. Eu vou lá passar, hoje, mas não marquei encontro com ninguém, levo comigo a miúda com quem casei. há já 53 anos e um dia!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário. Desejos de mais outros 53 anos com saúde e alegria. Acredito que Barcelos seja um lugar ideal para festejar a efeméride.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Barcelos é realmente muito lindo , e claro que todos nós gostamos da nossa terra natal .
    Passei muitas vezes por aí , mas quase sempre em trabalho, o que já não faço há muitos anos .

    JR

    ResponderEliminar