Agora não tenho tempo, mais tarde voltarei aqui para mandar
uns bitaites a respeito desta obra!
No dia 13 de Maio escrevi sobre a outra ponte, a rodoviária, que os presidentes de Porto e Gaia combinaram construir, dividindo os custos entre as duas autarquias. Na altura, falei sobre as razões, a localização e o atraso que a ponte já leva, pois era coisa urgente para resolver os problemas do trânsito entre as duas cidades e retirá-lo da ponte Luís I (tabuleiro inferior), pois já não reúne as condições para o efeito. Disse também que não gostava da localização da ponte, pois a parte oriental das duas cidades não tem problemas com o trânsito e a nova ponte vai complicar tudo levando para lá o trânsito da baixa.
Quanto a esta nova ponte, pelo contrário, gosto muito, mesmo muito, da sua projectada localização. A ponte justifica-se, pois tirará das duas cidades o trânsito ferroviário. Pega nele na entrada norte, antiga estação da Boavista (também conhecida como Avenida de França), e transfere-o directamente para a saída de Gaia, Linha do Norte, na estação das Devesas. Um pouco a exemplo daquilo que se fez em Lisboa, ligando a Linha do Norte, via Entrecampos, à margem sul. Além disso criará um anel à volta da cidade do Porto para a linha de metro. Parece-me uma obra com sentido. E servindo ainda para peões e bicicletas ainda mais. Pelo meu lado fica aprovada a ideia, só espero que comecem as obras, no início do próximo ano, como eles dizem, de modo que eu ainda possa estreá-la antes de emigrar para outra dimensão.
A Linha da Póvoa (Metro) que tem a sua estação terminal na porta traseira da minha casa dá-me hipótese de embarcar aqui e ir até Faro, pois após atravessar o Douro vai até à estação das Devesas por onde passa o Alfa Pendular que faz a ligação Braga - Faro. Só é preciso que o mandem lá parar, porque, hoje, isso não acontece, só pára em Campanhã, nos domínios do Pinto da Costa e depois acelera até Aveiro ou Coimbra, não tenho bem a certeza.
O Engenheiro Edgar Cardoso ficou na História por projectar a Ponte da Arrábida com o maior arco em betão armado da Europa (ou do mundo) de modo a evitar meter pilares dentro do rio. Estes, agora, dizem que também querem a ponte sem pilares (mania de copiar as ideias dos outros), mas desde o Campo Alegre ao Candal vai uma longa distância e já adivinho qualquer coisa parecida com o acesso à Ponte 25 de Abril, em Lisboa, do lado norte, sobre a zona de Belém.
Estou pronto para ela, venha a ponte que ainda vou dar uma volta de bicicleta por lá para ver o Douro das alturas. Como se vê, pela foto acima, aquela zona é de vistas largas e merece bem uma visita. Bendito dinheiro da «Bazooka» europeia que dá para tudo!
Fico na espera.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Espero que esteja tão bem quanto possível depois desse transtorno. Também estive com o marido no hospital do Barreiro a fazer exames. Na Sexta feira passada foi a uma consulta de urgência, de gastro, e na próxima Sexta vai a uma consulta de hematologia.. Já não bastavam os meus olhos...
ResponderEliminarabraço e as melhoras
Se faz falta mais uma ponte naquele local, então que se construía a dita ponte, para que as pessoas que mais pressa têm de chegar à outra margem o possam fazer sem perda de tempo. A correr para o fim, neste mundo, anda toda a gente apressada!
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