terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Vamos a Famalicão?


Futebol, além de outras coisas boas, é no norte de Portugal. Olhem para o mapa acima - que mostra uma parte do Minho e Douro Litoral - e digam-me quantos clubes de futebol há nesta área que militam na Liga NOS. Começo eu? Ora então lá vai:
Braga - Guimarães - Gil Vicente - Rio Ave - Moreirense - Vila das Aves - Famalicão e ... por uma unha negra não coube no mapa, mas também conta ... Porto. Já viram quantos? Nem na área da capital há tantos!


Andasse eu um pouco melhor das minhas perninhas e me veriam a caminho dessa terra, onde costumo ir, na maioria das vezes, para comer uns rojõezinhos à moda do Minho. Hoje há uma razão especial para me empurrar até lá, joga o meu Glorioso clube, às 20.45 horas, e seria uma viagem bem justificada.
Para além do mais, Vila Nova de Famalicão é a Capital do Têxtil e do Vale do Ave que tantos milhares de empregos garantiu no passado (incluindo o meu que saí do Liceu para uma fábrica de transformação de algodão) em todo o concelho. Embora os têxteis tenham já dado o badagaio, Famalicão tem ainda uma palavra a dizer nesse contexto. Há ainda algumas fábricas importantes no concelho (por exemplo a Têxtil Manuel Gonçalves) e é sede do CITEVE - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário - um organismo cheio de vida e engenheiros que escolheram o curso ligado aos fios e tecidos, especialmente os de algodão e os sintéticos (nada de lanifícios que isso é lá para a serra).
Bem, acho que já vos fiz perceber o valor da terra do Sr. Cupertino de Miranda, fundador do Banco Português do Atlântico, e da Boa Reguladora, fábrica de relógios e contadores de electricidade, mas ... mas, o grande motivo da conversa hoje é o Benfica que vai dar outra vida e outras cores a Famalicão.
Vamos à luta !!!

2 comentários:

  1. Boas
    Se calhar já seria tarde mas uma boa rejoada acompanhado com um bom verde para comemorar a vitoria do GLORIOSO no " Tamanqueiro " vinha mesmo a calhar.
    Saudações BENFIQUISTAS

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Que lhe dê outras cores. De lá regresse a Lisboa com a vitória e não com a derrota!

    ResponderEliminar