domingo, 16 de fevereiro de 2020

Confusão em Guimarães!


O «Caso Marega» deu um certo jeito ao FCP. Em vez de se falar no jogo e na dificuldade que os jogadores do Porto tiveram para ultrapassar o Vitória, fala-se do Marega, de racismo e tudo aquilo que nada teve a ver com o jogo propriamente dito.
Eu não tive oportunidade de ver o jogo todo e o que vi foi de muito má qualidade de imagem. Problemas que terão a ver, suponho eu, com a mudança para a TDT. Não quero, por isso, meter-me em confusões, afirmando coisas que podem não corresponder à verdade. O Guimarães deu boa resposta ao jogo do Porto e tanto podia ter ganho como perdido o jogo, o que acabou por acontecer.
Estava à espera de ver os comentadores da nossa praça espiolharem todas as jogadas e transmitirem-me aquilo que não consegui ver, mas em vez disso só falaram do Marega, do Secretário de Estado que prometeu resolver o problema, do presidente do Guimarães que não condenou o que se passou no estádio e até do presidente do Benfica que não se demarcou do acontecido. Tudo menos aquilo que eu queria ouvir. Vou esperar até amanhã, pode ser que depois de uma noite bem dormida eles consigam comentar o jogo e dizer-me se a vitória do Porto foi bem conseguida, ou se houve casos duvidosos, como sempre acontece nestes jogos que determinam mudanças na classificação geral.
Esta semana vamos ter provas europeias e sempre quero ver quem vai ser mais bem sucedido. Benfica, Porto e Braga estão na corrida e agora é ao bota fora, quem perder abandona o barco. Cá estarei para dar os parabéns a quem os merecer, agora não se poderão queixar que os árbitros estão comprados ou têm medo de ser espancados pelas claques. Agora é hora de mostrarem o que valem.

3 comentários:

  1. Eu vi o jogo. Não me apercebi de nenhum caso que possa ter influenciado o resultado, mas na minha opinião ( e como sabe sou portista desde menina) o Guimarães bem que merecia a vitória. Teve várias ocasiões flagrantes de golo, que me puseram os cabelos em pé. Sem falar que o primeiro golo do Porto, foi um auto golo dum jogador vimaranense. Isto quanto ao jogo, quanto à atitude da claque para com Marega, uma vergonha sem desculpa possível.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Cá para mim a claque do Guimarães terá chamada preto ao Marega, por ele ter marcado o golo que deu a vitória ao Porto. Mas, se lhe tivesse chamado branco é que o ofendia. Penso eu. Não se deve chamar preto a um preto mas sim negro!

    Boa Segunda-feira, cada um com a sua cor sem racismo.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, o que aconteceu em Guimarães é inadmissível e merece total repúdio, na medida em que comportamentos/manifestações de índole racistas não podem ter cabimento na sociedade portuguesa ou em qualquer parte do mundo civilizado . Tal acontecimento, para além de lamentável, serviu para especulação e recurso a artimanhas habituais e desvio de atenções, aos vários níveis, relativamente a problemas complexos ou insanáveis, sob o ponto de vista de resultados, competência ou seriedade . Efectivamente, e sem colocar em causa aquilo que é susceptível de ser considerado discriminatório, não é menos verdade que estamos perante um fenómeno desportivo que alimenta paixões/emoções descontroladas e, muitas vezes, irracionais ; portanto, importa analisar convenientemente o ocorrido e não desprezar manifestações futebolísticas que, ocasionalmente, ocorrem espontâneamente/impensadamente e sem que correspondam a sentimentos/classificações que nada têm a ver com a realidade que se queira atribuir ; logo, o que se passou, não pode ter a carga ideológica em questão e muito menos alimentar profecias . Um abraço .

    ResponderEliminar