quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Portugal vendido a retalho!

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o investimento total captado através dos vistos 'gold' ultrapassou os 5.000 milhões de euros em Janeiro, com a compra de imóveis a representar 90% do montante. China lidera destacada.


Portugal assemelha-se a um pequeno puzzle que está a ser vendido à peça a quem der mais. Os chineses que, vá lá saber-se porquê, aparentam ser quem mais "pataco" tem no bolso aparecem como primeiros classificados nesta corrida à invasão da Europa Comunitária. Estes seguidores de Confúcio fazem-me lembrar uma centopeia, com uma das suas múltiplas perninhas apoiada numa qualquer região do planeta.
Entre os 10 países com mais habitantes desta raça estão os Estados Unidos, em 4º lugar, e o Canadá, em 6º lugar, com mais de 5 milhões entre os dois. É muito chinês! Há um filho da minha escola que vive naquela zona, não em Vancouver, mas perto e contou-me que lá não se pode pensar em qualquer negócio sem contar com os chineses, pois há chinês em tudo que é negócio.
Em Portugal, eles contam-se ainda pela ordem dos milhares - qualquer coisa acima dos 30 mil - mas a continuar assim vão aumentar rapidamente. Não deveria preocupar-me, pois Portugal envelhecido precisa de gente nova, mas receio que eles sejam um pouco como os ciganos, trabalham para a família e não aparecem como contribuintes sólidos na nossa sociedade, quer dizer, desfrutam de todas as regalias sociais ao abrigo do contributo do pai ou da mãe que figura como detentor de qualquer tipo de negócio. Os primeiros chineses vieram para Portugal abrir restaurantes, agora dedicam-se a vender roupas e/ou quinquilharia diversa.
Os chineses de que fala a notícia acima vêm com os bolsos cheios de guita e dedicam-se a outro tipo de negócios, mais fora que dentro de Portugal. A ideia deles é residir na União Europeia para aproveitar a oportunidade de qualquer negócio que surja em qualquer um dos 27 países que a compõem. Um quarto dos chineses que vivem em Portugal estão no vizinho concelho de Vila do Conde. Eles negoceiam na importação/exportação de e para a China. E são eles que fazem girar a roleta (e outros jogos) do Casino da Póvoa.Parece que não temos escolha, seremos obrigados a aguentar com eles. Espero que, pelo menos, não mandem para cá algum contentor carregado de vírus COVI-19 !!!

2 comentários:

  1. Os portugueses fogem do seu pais. Para darem lugar aos chineses, marroquinos, talibans e outros bichos caretos. Parece que ninguém se sente bem no pais onde nasceu. Quem tem unhas toca viola. Quem tem dinheiro compra o que quer e onde quer. Tudo isso acontece porque o mundo sempre terá sido mal governado e mal governado continua a ser. A exploração do homem pelo homem não tem fim avista. Até os mais pobres estão iludidos com as promessas daqueles que os exploram. Convencidos de que eles lhe dão um porco gordo em troca do chouriço mais pequeno?

    ResponderEliminar
  2. Parece que estamos livres disso já que a OMS diz que o vírus só sobrevive em seres vivos.
    Abraço

    ResponderEliminar