segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Nossa Senhora das Candeias!

Diz o povo: "se no dia da Nossa Senhora das Candeias o céu estiver a sorrir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar", ou seja, a presença de um dia solarengo pode ser mau presságio pois tal significa que ainda teremos mais uns tempos de invernia.


A dar crédito ao adágio popular ainda vamos ter muito que amargar. Aqui, no Douro Litoral, esteve um verdadeiro dia de praia com a roupa a começar a pesar no corpo. Eu já estava pensar arrumar o guarda-chuva até ao Outono, mas vou ter que o manter à mão se quiser cobrir a careca e protegê-la da chuva.
Ontem, foi um dia de festa perfeito, como só acontece de 6 em 6 anos, por ter a festa acontecido a um domingo. Esta festa não é móvel, comemora-se sempre no dia 2 de Fevereiro, ou seja, 40 dias após o Natal. Segundo a Lei de Moisés, as mulheres ficavam impuras, durante 40 dias, após o parto, e só depois de decorrido esse tempo poderiam voltar a frequentar o templo e fazer um oferenda para ajudar à purificação. Por isso se chama também a esta Senhora da Luz ou da Purificação.
Preparem-se, portanto, para ter inverno até Abril com frio, vento e chuva.

2 comentários:

  1. Já estou preparado. Vale mais prevenir do remediar, diz o ditado. Desse dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de Fevereiro de 1954, bem eu ainda estou lembrado, de ter visto pela primeira vez na minha vida nevar no Baixo Alentejo. No princípio tive medo. Porque, nunca tinha visto. Mas esse medo transformou-se em alegria...

    ResponderEliminar
  2. Esta data, para mim, também tem grande significado . Desde muito miúdo e até anos mais tarde, habituei-me a festejar o 02 de Fevereiro - dia da Senhora das Candeias - por ser a Padroeira da aldeia do meu pai . Ali se festejava tal data com bastante alegria e se esquecia um pouco o quanto a vida custava por aquelas paragens . Acontece que, dada a frequência de tempo chuvoso que desanimava a festividade, acabaram por alterá-la para o mês de Agosto . Por sinal, estive lá no passado sábado num almoço comemorativo e, naturalmente, lembrada a data em causa, mas, para não fugir à regra, estava tempo de chuva . Um abraço .

    ResponderEliminar