sábado, 29 de fevereiro de 2020

Curiosidades!


Sendo um dia muito especial, algo de especial teria que acontecer hoje.
O Liverpool, campeão antecipado da Premier League levou com 3 a 0 do Watford (o bairro londrino que alberga muitos emigrantes portugueses) e que representou a sua primeira derrota na presente temporada.
Pior que isso só a ideia de Boris Johnson de anular a prova deste ano, não há campeão e não sobe nem desce ninguém de divisão, faz-se de conta que não existiu. Tudo isto se a epidemia do Covid-19 continuar a alastrar e puser em risco a vida das multidões que acorrem aos estádios.
E o Liverpool que já não é campeão há 38 anos terá que continuar à espera!
Maldita cocaína !!!

Os sim e não desta vida!

Hoje é aquele dia em que temos que trabalhar e o patrão não paga, um dia a mais que fica a contar para o aumento de produtividade que os patrões tanto reclamam. O Papa Gregório XIII mandou, em 1582, e nós continuamos a cumprir.

Feitas as correções de calendário definiu-se a nova regra para o cálculo dos anos bissextos:
De 4 em 4 anos é ano bissexto.
De 100 em 100 anos não é ano bissexto.
De 400 em 400 anos é ano bissexto.
Prevalecem as últimas regras sobre as primeiras.
Para melhor entender
São bissextos todos os anos múltiplos de 400, p.ex: 1600, 2000, 2400, 2800...
São bissextos todos os múltiplos de 4, exceto se for múltiplo de 100 mas não de 400, p.ex: 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020...
Não são bissextos todos os demais anos.
Essa regra aproxima o ano trópico pelo valor de 365,2425 dias.


Hoje é um dia especial e alguma coisa teria eu que escrever a esse respeito. Estamos em ano bissexto, tal e qual como aquele em que nasci. Por acaso, nasci em Março e não vivi o dia 29 de Fevereiro desse ano. Já vivi em 19 anos bissextos, uma proeza que muitos não conseguiram.
E vou terminar esta minha curta intervenção com um sim e um não que parecem contraditórios, mas são ambos boas notícias. O SIM vai para Faro, onde um apostador acertou no Euromilhões e vai ter o (des)prazer de entregar ao nosso governo socialista cerca de 15 milhões em Imposto de Capitais, para eles esbanjarem como fazem ao resto que nos tiram do bolso. Até por isso o Mário Centeno vai ter que corrigir o superavit do Orçamento de Estado. E o NÃO vai para o «Vírus Chinês» que até hoje não conseguiu penetrar a nossa fronteira (e espero que não consiga nunca).

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Eu sou contra!

O decreto-Lei 152-B/2017, de 11 de dezembro, que transpõe a Diretiva nº 2014/52/UE, quando este diz o seguinte: “questões ambientais como a eficiência e sustentabilidade na utilização dos recursos, a proteção da biodiversidade, as alterações climáticas, o território, o solo e os riscos de acidentes e catástrofes ganharam na conceção das políticas, razão pela qual passaram a constituir elementos importantes na avaliação e nos processos de tomada de decisões”.


Não vai valer-me de nada, mas vou iniciar uma campanha contra a instalação de um aeroporto civil no Montijo. E pelo encerramento da Portela também. Quando este foi feito estava fora de Lisboa, mas entretanto a cidade foi-o rodeando e há mais gente a viver na área do aeroporto que na Baixa Pombalina. É impossível viver em Lisboa com aviões a roncar nos nossos ouvidos, minuto a minuto.
Todas as capitais europeias foram construindo novos aeroportos, longe do centro, para substituir, ou pelo menos não deixar aumentar o tráfego, nos antigos. Paris, Londres, Colónia, Roma são exemplos disso.
E já que querem aumentar a capacidade de 30 para 50 milhões de passageiros por ano, não há modo de fugir a um novo aeroporto. Assim sendo, torna-se necessário fazer uma obra a sério, de raiz e com um futuro garantido. É bom começarem já à procura de um terreno que sirva para o efeito e reservem toda a zona, 10 ou 15 quilómetros em redor, para evitar a habitual especulação imobiliária. Que não seja muito distante da Linha do Norte para se poder criar um ramal de acesso e de uma autoestrada para garantir o movimento das gentes.
Ir para a margem sul não me agrada muito, pois ter o Tejo pelo meio complica muito as coisas. Depender das pontes actuais, ou construir outras para chegar ao aeroporto seria um mau princípio. Entre Santarém e Vila Franca tem que haver um local que sirva para o efeito. Serão umas quantas vinhas a menos na zona do Cartaxo, mas isso tem solução fácil, podem mudá-las para o Campo de Tiro de Alcochete que sem o aeroporto fica sem qualquer utilidade.


Deixo aqui uma proposta de localização. Fica perto da prisão de Alcoentre e daria uma óptima distracção para os presos. Poderiam fazer aquele jogo de adivinhar o modelo do avião, a companhia aérea ou o país de registo, quando os aviões viessem ainda longe.
Vale tudo para fazer vingar a minha ideia (como faz o PS com a dele sobre o Montijo)!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ninguém se ficou a rir!


Um atrás do outro foram todos de vela, não ficou ninguém para amostra!
O Benfica ainda fez das tripas coração para passar a eliminatória, mas o Shaktar trazia a lição bem estudada e um avançados rápidos que fizeram gato sapato da defesa do Benfica e encheram a baliza de golos.
O Porto começou a encher a sua baliza logo na primeira parte e cedo se percebeu que não lhe restavam grandes hipóteses de salvação. Teve uma lesão que lhe complicou os planos, logo no início do jogo, depois trocou um médio por um defesa central, ao intervalo, coisa que não percebi muito bem, e foi sofrendo até ao fim que se adivinhava. O Tiquinho Soares foi a derradeira substituição e ainda saiu antes do tempo com um cartão vermelho. Enfim uma desgraça que deve ensinar ao Sérgio uma lição. Nós somos fortes, diz ele, mas só até aparecer outro mais forte ainda. A humildade fica muito bem a toda a gente.
O Sporting que era o mais bem posicionado para passar foi metendo água até que o seu adversário se pôs em vantagem na eliminatória. Depois, ainda conseguiram ganhar vantagem por duas vezes e por mais duas a perderam, acabando por ser a vergonha desta fase da competição. Naquele clube não se aproveita nada, têm que embaralhar e voltar a dar as cartas para ver se a sorte muda.
Ontem, já o Braga tinha conhecido o azar de perder, quando todos esperávamos que eliminasse os escoceses, especialmente, pelo jogo que tinha feito em Glasgow, em que a meio do tempo de jogo já ganhava por 2 a 0. A equipa até jogou bem, mas faltou-lhe aquela pontinha de sorte, na hora de rematar à baliza, enquanto que os "scots" concretizaram as poucas hipóteses que lhe apareceram pela frente, durante o jogo. É tudo uma questão de saber aproveitar as oportunidades da vida, não é verdade?
E, voltando ao Benfica, a equipa até jogou bastante bem, mas ... (há sempre um mas, não é verdade?) meteram água na defesa, o Rúben até acrescentou mais um autogolo à sua conta pessoal (que já vai extensa). O Odysseas que se gabava de sofrer poucos golos, desde a derrota com o Porto tem sido sempre a ensacar, já leva p'raí uma dúzia, triste sina a dele. O Benfica ataca melhor do que defende, por isso as coisas não mostram tendência para melhorar.
Enfim, estamos livres dessa praga das competições europeias que só nos trazem dores de cabeça. Pode ser que isso ajude a uma melhor prestação nas provas internas que ainda nos restam.

Os futebóis e os carcanhóis!

A vida não correu de feição aos jogadores portugueses, excepção feita ao Bernardo Silva que jogou em Madrid e ajudou a dar um desgosto ao Real Madrid. Para além da derrota, o Real perdeu ainda o seu capitão, Sérgio Ramos, para o jogo da segunda mão pelo cartão vermelho que viu, quase no fim do jogo.
A Juventus do Ronaldo bem se esforçou, mas não conseguiu meter um golo na baliza do Lyon, o mesmo Lyon que foi a desgraça do Benfica na fase de apuramento, e deixou para a segunda mão, em casa, a hipótese de se classificar para a fase seguinte.
O Sporting de Braga que teve o grande azar (ou distracção) de deixar reverter um resultado vantajoso de 2 a 0 para uma derrota por 3 a 2, na primeira mão, em Glasgow, viu o seu azar continuar, em Braga, e foi afastado da prova por um miserável resultado de 1 a 0 que os escoceses conseguiram fazer. Por muito que tentassem os bracarenses não conseguiram, nem uma vez, enfiar a bola na baliza do adversário. A aura de grande conquistador que o Rúben Amorim carregava, desde que substituiu o Sá Pinto, levou ontem uma amolgadela que pode não ter concerto.


Hoje, vamos ter os 3 grandes, como nos habituaram a chamar-lhes, em disputa para ver se conseguem anular as derrotas da primeira mão, casos do Benfica e Porto, e confirmar a vitória, caso do Sporting. Ganhar, não só valoriza o património desportivo do clube e o amor-próprio dos atletas, como contribui também para melhorar o património financeiro, porque uma vitória vale euros.
Os outros que se defendam como puderem, a mim interessa-me o Benfica que espero ver arrancar uma vitória concludente, frente ao Shaktar que na primeira mão teve a sorte de nos ganhar por 2 a 1. O Bruno Lage não costuma investir tudo o que tem nestes jogos europeus, prefere guardar alguns trunfos para os jogos caseiros e não sei se hoje vai continuar com essa música que não agrada muito aos adeptos. Como diz o cego, a ver vamos, é só esperar até logo à tarde!
P.S. - Afinal houve outro português que se ficou a rir. A equipa de Jorge Jesus derrotou o adversário por um categórico 3 a 0 e ganhou a Supertaça sul-americana. Mais um troféu para a sua colecção e algum carcanhol para juntar aos milhões que tem conseguido juntar nos últimos anos na sua conta bancária.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Vamos a isso!

Além da sua eficácia, a “cloroquina é um medicamento barato e seguro, usado há mais de 70 anos”, diz o artigo.
Segundo os cientistas chineses, um tratamento diário de 500 mg de cloroquina por dez dias seria suficiente para erradicar a doença.


A acreditar neste estudo, temos o problema do vírus da China resolvido. Não sei se já decidiram usar o medicamento ou se vão perder mais um mês a pensar nisso. Em situação de desespero - como é o caso - é enfiar o remédio pela boca abaixo a todo aquele que mostrar sinais da doença e ver se ele melhora.
É o mesmo medicamento que se toma para combater a cólera, em África, e que está à venda no mercado. Por falar nisso, há um surto de cólera na província de Cabo Delgado, em Moçambique, e com o tratamento que se impõe já o Covid-19 não põe lá os pés, dessa estão livres.
Li isto nas notícias de hoje e admira-me não ter ouvido qualquer referência nos noticiários televisivos. A solução é tão simples - tipo ovo de Colombo - que as pessoas ainda não pararam para discuti-la. No epicentro da doença, na China, espero que estejam já a encharcar os doentes com o dito medicamento. Em poucos dias saberão se resulta ou não.
Meu Deus, era preciso ser eu a avisá-los?

Está quase a passar a época ...!


... e ainda não ouvi falar nas amendoeiras em flor!
Em Foz Côa elas são mais famosas que os riscos deixados nas pedras do rio Côa pelos nossos antepassados. Era costume ver excursões, durante todo o mês de Fevereiro, rumando a Trás-os-Montes ou Beira Alta para ver esse verdadeiro espectáculo da natureza, mas este ano nem ouvi falar nisso. Será que o costume morreu? Ou o pessoal prefere as feiras do fumeiro que são na mesma altura?
São tudo modas e como tal passageiras!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Andando indo!


Não foi um grande jogo do Benfica, mas ganhamos e isso era a primeira prioridade. Houve umas quantas novidades na equipa, como a entrada de Samaris a titular ou Cervi ter ficado no banco até aos 80 minutos. De resto foi o mesmo de sempre sem grandes rasgos de futebol atractivo. Talvez o treinador estivesse com a cabeça no jogo da próxima quinta-feira, embora eu saiba que ele não é muito dessas coisas. Nem o Pizzi, nem o Rafa, a exemplo de todos os outros, fizeram um grande jogo. Costuma a ser o Ferro, do lado esquerdo, a meter água, desta vez foi T. Tavares, do lado direito, a fazer, exactamente, a mesma coisa. Pela positiva, tivemos o guarda-redes que continua a ser o abono de família do Benfica, não fosse ele e os últimos tempos teriam sido ainda muito mais negros do que têm sido.
O golo anulado ao Vinícius foi um golo limpinho e não há qualquer explicação para ter sido anulado. Ele esteve em fora de jogo numa jogada anterior em que a bola não chegou até ele, o jogo prosseguiu e ele recebeu a bola de um adversário rematando e fazendo golo.Não se pode invocar o fora de jogo numa situação destas e o golo foi mal anulado. Por acaso não fez falta para garantir a vitória do Glorioso, mas podia ter feito e seria trágico.
O Gil Vicente tem uma boa equipa, ainda mais com o regresso do Hugo Vieira que foi sempre uma referência naquela casa. E o Vitor Oliveira é uma raposa velha que fez tudo para nos tramar a vida, sorte nossa não o ter conseguido. Essa é também uma razão de peso para que os jogadores do Benfica não tenham feito um grande jogo.
Agora, vamos receber os rapazes do Luís de Castro, na quinta-feira próxima, e tentar não fazer feio. A vitória dava um certo jeito, pois temos pergaminhos a respeitar e saltar fora logo na primeira ronda da prova não é de clube grande como o Benfica. Vou pôr, de novo, uma velinha ao santo e esperar que ele não se canse de me aturar!

Herói improvável!


Todos sabemos que o Jackson Martinez anda a jogar limitado por uma lesão incurável que ameaça forçá-lo a abandonar a carreira a qualquer momento. Mesmo assim, jogou 63 minutos no Dragão e foi aplaudido de pé quando foi substituído. Ele que joga como ponta-de-lança sofre sempre muitas faltas dentro da área. Ontem, sofreu mais uma e depois de cuidadosa análise do VAR foi assinalada grande penalidade que o próprio Jackson Martinez se preparou para marcar.
Na hora de disparar para a baliza, viu as luzinhas de um avião que seguia a caminho de Frankfurt, fez pontaria à janela lateral esquerda do cockpit, rematou com toda a força que lhe permite a perninha avariada e ......... aí vai ela a caminho do espaço!
Ao sair do terreno de jogo, além dos calorosos aplausos do público, recebeu ainda um forte abraço do médico do Porto. Isto não deve ter nada a ver com o penalty falhado, os adeptos do Benfica é que são muito desconfiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaados !!!

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Carne+aval !!!


Há uns bons anos, também o dia de Carnaval calhou no dia 24, e deu.me na maluqueira de ir atá Loulé. Durante a tarde de domingo, estive na avenida a ver o desfile e a meio da festa começou a chover. Choveu em quase todo o Algarve, nesse domingo, e foram cancelados muitos carnavais para tristeza do povo que esperara um ano inteiro pela festa.
A mim não me afectou muito, fui dormir sossegadinho, numa residencial do centro da cidade e, logo de manhã, pus-me a caminho do norte. Dormi em Coimbra e de manhã parti a caminho da Mealhada, onde almocei, enquanto esperava pelo início do desfile. Ao contrário de Loulé, esteve um dia de sol intenso, daqueles que custa a suportar na careca. Fiz centenas de fotografias das quais publiquei algumas no meu blog antigo.
Hoje, não fui a lado nenhum, contento-me com o Carnaval que a TV me oferece e viva o velho!
Poderia jurar que a morena que aparece na imagem é a mesma que eu vi, quando lá fui. A pintura e as maminhas parecem-me as mesmas, mas se não forem não se perde nada.
Viva o Carnaval, o calor e a chicha que podemos apreciar !!!

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Curiosidades!


Já olharam bem para esta data? Corresponde ao dia de hoje!
Ela é composta por 8 números que se repetem e sem dar lugar a qualquer outro dos seus irmãos que ficaram de fora.
Que diferente de 23-04-1567 que não repete nenhum dos 8 usados!
VI a data escrita na capa de um jornal e fiquei a olhar para os números com cara de parvo. É muito 2 junto e apenas o 0 para quebrar a monotonia!
Sábado de Carnaval, é data para se quedar na memória!

Com o rabo preso!


Este ministro defende com unhas e dentes o aeroporto do Montijo. Não há bicho-careta em Portugal que não encontre um defeito no novo aeroporto que o governo teima em construir na Base Aérea do Montijo. Só este cristão é que vai aos arames, quando lhe põem entraves ao seu projecto. Porque será, pergunto eu, mas ninguém me respondeu ainda.
Lembro-me que no governo de José Sócrates era a OTA que estava a dar. Falava-se à boca pequena que alguns socialistas, com o Marocas à cabeça, investiram muitos milhões na compra de terrenos naquela área, esperando multiplicar por 5 ou 10 o investimento, logo que a fúria construtiva começasse a inflacionar os preços. Muitos armazéns, muitos arruamentos, muitos escritórios, talvez até hotéis teriam que ser construídos nas redondezas e cada metro quadrado valia ouro.
No Montijo, se o projecto for para a frente - o PS até já admite mudar a lei para retirar às autarquias o poder de vetar a construção - vai haver necessidade de aumentar e muito as infraestruturas de apoio, assim como as vias de aceso. Isso motivará expropriações que serão pagas a peso de ouro. Quem tenha por ali uma casinha velha, ou uma parcela de terreno infestado por silvas e urtigas, vai ter oportunidade de trocar isso por notas de euro. É nestes casos que os amigos (da política) se aproximam para trocar confidências e tentar descobrir onde está o furo do negócio.
No bom interesse do povo português, o ministro também devia ser contra a construção do aeroporto que servirá para pouco, a não ser para degradar ainda mais a vida desgraçada de quem vive naquela zona. A poluição sonora a aliar a toda a outra relativa à queima de muitos milhares de toneladas de jet-fuel, o aumento do tráfego, para não mencionar mais nada, deveriam ser razões suficientes para o ministro reconhecer que lutar por aquele projecto não podia estar mais errado.
Há quem defenda a construção de um aeroporto de raiz, entre o Carregado e Santarém, para se poder encerrar definitivamente o da Portela, com acesso fácil à Linha do Norte e A1, para garantir uma solução lógica para a movimentação dos passageiros, seja em direcção a Lisboa, a Fátima, ou qualquer outro destino. Já que Alcochete foi chumbado, talvez esteja aí a solução, pelo menos parece-me ser a mais lógica e com futuro. E os terrenos afectos ao aeroporto da Portela, quando entrarem no mercado imobiliário vão valer muitos milhões, talvez superem o valor da construção do novo aeroporto.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Miséria salazarenta!


Situemos-nos na década de 50 do século passado. Estava no poder o nosso tão conhecido Presidente do Concelho, o Dr. Oliveira Salazar. A população das aldeias do Minho, onde eu nasci, vivia em casas sem luz eléctrica ou água canalizada e dormia em camas feitas com quatro tábuas de pinho e sobre enxergas feitas de serapilheira cheias com colmo (palha de centeio). Não posso nem quero dizer que a culpa dessa miserável existência do povo do Minho fosse do mencionado governante. Pode até acontecer que ele tenha vivido os primeiros anos da sua vida, naquela aldeia da Beira Alta que vocês conhecem, nas mesmíssimas condições. Quero com isto dizer que ele era conhecedor desta situação e pouco fez para a resolver, até cair da cadeira e deixar de riscar neste país.
O bichinho que vêem acima é um percevejo-bebé e havia-os às centenas nas camas e enxergas que referi acima. Eu conheci-os muito bem, convivi com eles durante alguns anos, beberam do meu sangue, como autênticos vampiros, enquanto eu dormia. E lutei contra eles, despejando água a ferver em todas as frinchas e rachadelas daquelas camas. E queimando a palha de centeio, onde se escondiam as suas larvas, substituindo-a por outra nova. Era uma tarefa obrigatória, logo que os primeiros calores da Primavera ofereciam as condições necessárias para execução da tarefa.
E porque estarei a falar nisso, perguntarão vocemecês? Pela simples razão de ter lido nas notícias que uma praga destes bichinhos está a apoquentar uma certa população de Paris. A viver no século XXI, sem o Salazar e em casas onde não falta a água canalizada, nem a luz eléctrica, ainda por cima numa moderna cidade de um país desenvolvido, como a França, não sei como entender esta notícia. Será mentira? Exagero, talvez, de algum jornalista mal intencionado? Não faço a mais pequena ideia, mas já não ouvia falar nestes bichinhos, desde que tinha dez anos de idade !!!

Mortos, muitos mortos!

Acabo de ler que morreram 3 pessoas num acidente de viação na Segunda Circular, em Lisboa (já, em tempos, perguntei se alguém sabia onde fica a Primeira Circular, mas ninguém se deu ao trabalho de me responder). O acidente aconteceu na zona do Estádio do Sporting e fiquei a pensar se seriam pessoas que ficaram por ali a comemorar a vitória do seu clube. Se foi o caso, temos 3 sportinguistas a menos (perdoem-me o cinismo). 
Já ontem tinha morrido o Pina Moura, reconhecido comunista que enfrentou o Álvaro Cunhal por este se recusar a modernizar as ideias e o partido que era - e continua a ser - demasiado marxista e leninista. Fez o seu percurso na política, foi Ministro da Economia e Finanças, no governo de António Guterres e quando se retirou da política arranjou um belo tacho na Iberdrola. E teve o azar de vir a sofrer da doença neuro-degenerativa que lhe roubou a vida.


E também morreu um dos cães que foram retirados da propriedade - no Alentejo diz-se monte, não é verdade? - do João Moura, aquele toureiro rechonchudo que não passa fome, mas não tem dinheiro para comprar a ração necessária para alimentar os muitos cães que tinha lá no seu monte. O negócio das touradas já teve melhores dias e deve ser por isso que ele está meio falido. Bem podia ter oferecido os galgos a alguém que estivesse interessado, antes de os condenar a morrer à fome.
E, para terminar esta série azarenta, morreram mais 115 pessoas, na China, infectadas com o vírus da Moda-2019. É claro que, no resto do mundo devem ter morrido uns largos milhares mais, mas disso não chegou qualquer notícia ao meu conhecimento. Ah, ia.me esquecendo do Facebook, onde as agências funerárias começaram a publicar os óbitos de pessoas de que eu nunca ouvi falar e me deixam de todo indiferente (mais cínico não podia ser).
Bom dia e divirtam-se que hoje começa o Carnaval e não é tempo para pensar na "malvada"!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Pontos de vista!

Terça, quarta e quinta, 3 dias agarrado à televisão a ver futebol até fartar. Mais vale isso que ver telenovelas brasileiras!
Nos jogos de hoje só o Sporting ganhou, não sei se por ser melhor, por jogar em casa ou porque a deusa da sorte esteve do lado deles. Os outros três, Benfica incluído, perderam e cada um deles de um modo diferente. O Porto porque sim, porque na Alemanha só se perde e o Bayer jogou mais e melhor. O Braga esteve a ganhar por 2 a 0 e pensei que nunca mais perderia aquele jogo, mas os escoceses nunca desistiram, foram crescendo e os golos foram aparecendo, 1, 2, 3, um a seguir ao outro e o resultado acabou por ficar em desfavor do Braga, o que foi uma pena. Já o Benfica jogou mal, durante toda a primeira parte, um pouco melhor na segunda e teve um defesa a meter água (outra vez) oferecendo o golo da vitória aos ucranianos (acho que eles são tudo menos ucranianos, o clube é que é). O Lage tem muito a ensinar àqueles rapazes!
Como sempre tenho dito, eu estou mais interessado no campeonato que nestas provas europeias que terminam sempre quando estão no melhor. O Jesus ainda levou o Benfica a duas finais, mas não ganhou nenhuma delas, o que ainda me deixa mais ressabiado. Para morrer na praia prefiro ficar quietinho em casa. Portanto, vamos lá ver como corre a próxima jornada que, por sinal, é contra os filhos da minha terra, os Galitos, e, embora goste muito deles, quero que o Benfica ganhe. Vai ser uma luta até ao fim, o Porto à espera que o Glorioso escorregue e o Benfica a fazer exactamente o mesmo.
Vai ser bonito, vai !!!

Bronca na Alemanha!


Esta noite, alguém desatou aos tiros na cidade alemã de Hanau e fizeram vários mortos. Anda a polícia num grande alvoroço para tentar caçar os culpados. Vou dormir e amanhã de manhã vou procurar saber como acabou essa história.
Pensei que era só na América que havia disto!!!
---------------------------------------------------------
Resultado, 11 mortos e alguns feridos, tudo gente jovem com ligações aos curdos, dizem as notícias desta manhã. O 11º morto supõe-se ser o autor dos disparos, mas certezas ainda não há. E muito menos são conhecidos os motivos que levaram o "artista" a dar ao gatilho.
É o mundo que temos, a vida tem pouco valor!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Lembranças do passado!


Sem assunto que me desse "speed" para escrever qualquer coisa, fui buscar uma foto ao meu enorme arquivo dos tempos da guerra e escolhi esta que mostra dois camaradas que eram fãs de pugilismo.
O Albertino, à esquerda, estava sempre pronto para uma boa luta, pelava-se por isso. Por outro lado, o Lousa, à direita, tinha um corpanzil de meter respeito mas era um bonacheirão, não gostava nada de encrencas. Mas sempre ia dizendo aos mais novinhos e franzinos, como eu, se alguém te bater avisa-me que eu amasso-o todo.
E por hoje é tudo!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Notícias boas!

“A evolução da Natixis em Portugal para um hub de inovação é o resultado do trabalho da equipa que construímos nestes três anos, e reflete a aposta do banco no país. Temos um compromisso de longo prazo e a nossa ambição é continuar a crescer. Internamente, tornámo-nos uma referência para a empresa a nível global, como fonte de novas formas de trabalhar, soluções inovadoras e projetos disruptivos. O Porto transformou-se no segundo hub da Natixis na Europa, logo a seguir a Paris. A nossa missão é continuar a inovar para transformar a banca tradicional”, destaca Nathalie Risacher, Senior Country Manager da Natixis em Portugal e COO da área de Banca Empresarial e de Investimento da Natixis EMEA.


Natixis é um banco francês em que sempre me apeteceu investir. A banca é sempre um negócio que rende dinheiro aos accionistas e tanto vale pensar no BNP, Credit Lyonnais, Credit Agricole, ou qualquer outro. Ultimamente, em França, só me tenho virado para os automóveis, pus as fichas todas na Renault e levei um banho de todo o tamanho. Mas se tivesse apostado neste banco não teria tido melhor sorte (vejam o gráfico abaixo).


Mas agora, com a aposta em Portugal e a notícia que me agrada sobremaneira, estou a pensar no assunto de novo. Quem sabe terei mais sorte que com os automóveis da Renault. Se comprar ao preço que está hoje, +/- 4.35€ e a cotaçaõ subir até aos 7 e picos de 2018, ganho uma pipa de massa. Ter o dinheiro no banco com juros de 0,01% não me agrada nada, até fico com diarreia só de pensar nisso.
Além do mais, vou meter uma cunha para escolherem um sobrinho meu que se formou em Contabilidade, Finanças e Gestão, há mais de 5 anos e ainda não arranjou um emprego que preste. Quem sabe ele poderá ser um dos 130 escolhidos?
Que vos parece a minha ideia?

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Confusão em Guimarães!


O «Caso Marega» deu um certo jeito ao FCP. Em vez de se falar no jogo e na dificuldade que os jogadores do Porto tiveram para ultrapassar o Vitória, fala-se do Marega, de racismo e tudo aquilo que nada teve a ver com o jogo propriamente dito.
Eu não tive oportunidade de ver o jogo todo e o que vi foi de muito má qualidade de imagem. Problemas que terão a ver, suponho eu, com a mudança para a TDT. Não quero, por isso, meter-me em confusões, afirmando coisas que podem não corresponder à verdade. O Guimarães deu boa resposta ao jogo do Porto e tanto podia ter ganho como perdido o jogo, o que acabou por acontecer.
Estava à espera de ver os comentadores da nossa praça espiolharem todas as jogadas e transmitirem-me aquilo que não consegui ver, mas em vez disso só falaram do Marega, do Secretário de Estado que prometeu resolver o problema, do presidente do Guimarães que não condenou o que se passou no estádio e até do presidente do Benfica que não se demarcou do acontecido. Tudo menos aquilo que eu queria ouvir. Vou esperar até amanhã, pode ser que depois de uma noite bem dormida eles consigam comentar o jogo e dizer-me se a vitória do Porto foi bem conseguida, ou se houve casos duvidosos, como sempre acontece nestes jogos que determinam mudanças na classificação geral.
Esta semana vamos ter provas europeias e sempre quero ver quem vai ser mais bem sucedido. Benfica, Porto e Braga estão na corrida e agora é ao bota fora, quem perder abandona o barco. Cá estarei para dar os parabéns a quem os merecer, agora não se poderão queixar que os árbitros estão comprados ou têm medo de ser espancados pelas claques. Agora é hora de mostrarem o que valem.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Há dias assim!

Lá se foram os 7 pontos de avanço para o segundo classificado! Em dois jogos duas derrotas e 6 pontos a voar. Sobrou apenas 1 ponto e espero que isso aumente a vontade de correr atrás da bola dos nossos atletas. Se eles quiserem ser campeões têm que mostrar mais alguma coisa do que mostraram hoje. Algumas boas oportunidades de golo, mas metê-la lá dentro que é bom, está quieto que logo conversamos.
Parece-me que podiam continuar a jogar mais uma hora que não conseguiriam fazer um golo. Não me perguntem de quem foi a culpa que não sei responder, mas acho que não podem atribuir o fracasso de hoje à falta do Gabriel. O Gabriel é só um e houve mais dez em campo. Faz-me alguma espécie o Vinicius não saber cabecear uma bola para baixo, como mandam as regras, por mim ficava uma semana inteirinha a treinar remates de cabeça até aprender. E também me parece esquisito como ele consegue acertar no poste que tem uma espessura de cerca de 12 cms e não acerta na baliza que tem 7, 32 metros de largura.
O Bruno Lage disse que o Benfica jogou o suficiente para ganhar, mas o que é um facto é que perdeu. Vitórias morais não contam para o campeonato. Ele tem é que rever aquela defesa que deixou o Palhinha sozinho a cabecear a bola dentro da pequena área.
Tenho a certeza que o Sérgio Conceição fez uma festa danada depois de o jogo acabar na Luz. E vai fazer outra maior ainda se amanhã ganhar em Guimarães. Vai ser bebedeira pela certa! Os benfiquistas podem apanhá-la já hoje para afogar as mágoas.
Sempre quero ver que figura vai fazer a equipa do Benfica na Liga Europa. Se não ganham para o campeonato que é a prova que nos motiva, não os vejo a esfarraparem-se pela Europa que sabem acabarão por saltar fora, mais cedo ou mais tarde. Até o Bruno Lage tinha apostado todas as fichas no campeonato, estou para ver o que ele vai fazer agora.
As contratações do Benfica continuam a deixar muitas dúvidas, se o RDT foi um falhanço completo o Weigl vai a caminho disso. Não vejo maneira de entrar um jogador que faça a diferença. Nem os que andam a mais desaparecem de vez para dar lugar a outros.

Ontem, hoje e amanhã!


Ontem, foi eleita a sucessora de Arménio Carlos à frente da Intersindical. Veremos como será a luta nos próximos 4 anos. O Arménio era muito mais chato que o seu antecessor, Manuel Carvalho da Silva, mais bruto, marrava de frente com tudo que não fosse comunista como ele e o entendimento entre as partes em litígio nunca foi possível. Pela primeira vez uma mulher a comandar a central sindical, quero ver qual o clima que ela vai trazer às negociações, sobre salários, contagem de tempo dos professores e outros temas quentes como estes.


Hoje, é dia de Benfica, na Luz, e ninguém tem cabeça para mais nada. Os benfiquistas porque sim, é o seu clube que joga e a sua festa que decorre ao fim da tarde, na Catedral. Os anti- Benfica, porque vão passar o dia a rezar para ver se o Glorioso perde para os tripeiros ficarem a um ponto apenas. Para eles a minha maldição é que o Vitória lhes faça a vida negra. Para os restantes, aqueles que não ligam ao futebol, terão, com certeza, em casa alguém que pertence a um dos dois grupos atrás citados e que não os deixarão sossegados até que o jogo acabe, lá para as 8 da noite.


Amanhã, temos pena, mas está prevista chuva, pelo menos aqui na minha zona. Eu só peço que ela cais com calma para não estragar nada, prejuízos com ela já tive a minha dose para este ano. Começa depois do almoço e estende-se pela tarde adiante. Quem não tiver nada melhor para fazer pode recolher-se à caminha e gozar um dia de descanso a sério. Uma sesta, primeiro, um filme para passar a tarde e um jogo de futebol para acabar o dia. Não há nada melhor !

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Acredite se quiser!


Quer vocês acreditem ou não, a minha primeira namorada usava o penteado em «Rabo de Cavalo».
Muitos anos depois, casámos e nunca mais houve rabo de cavalo (entre outras coisas)!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Zanzando por aí!


Um homem pode não sair de casa, mas não tem que ficar entalado entre quatro paredes, pode sempre dar lugar à imaginação e deixar o pensamento voar para longe. Uma montanha, um rio e uma ponte podem ser um bom princípio, mas se lhe juntar uns minaretes muçulmanos a paisagem começa a ficar mais completa. O Islamismo não é apenas asiático ou africano, está também na Europa, de onde eu não quis sair, hoje. Talvez noutro dia me aventure a ir mais longe, mas hoje não!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Portugal vendido a retalho!

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o investimento total captado através dos vistos 'gold' ultrapassou os 5.000 milhões de euros em Janeiro, com a compra de imóveis a representar 90% do montante. China lidera destacada.


Portugal assemelha-se a um pequeno puzzle que está a ser vendido à peça a quem der mais. Os chineses que, vá lá saber-se porquê, aparentam ser quem mais "pataco" tem no bolso aparecem como primeiros classificados nesta corrida à invasão da Europa Comunitária. Estes seguidores de Confúcio fazem-me lembrar uma centopeia, com uma das suas múltiplas perninhas apoiada numa qualquer região do planeta.
Entre os 10 países com mais habitantes desta raça estão os Estados Unidos, em 4º lugar, e o Canadá, em 6º lugar, com mais de 5 milhões entre os dois. É muito chinês! Há um filho da minha escola que vive naquela zona, não em Vancouver, mas perto e contou-me que lá não se pode pensar em qualquer negócio sem contar com os chineses, pois há chinês em tudo que é negócio.
Em Portugal, eles contam-se ainda pela ordem dos milhares - qualquer coisa acima dos 30 mil - mas a continuar assim vão aumentar rapidamente. Não deveria preocupar-me, pois Portugal envelhecido precisa de gente nova, mas receio que eles sejam um pouco como os ciganos, trabalham para a família e não aparecem como contribuintes sólidos na nossa sociedade, quer dizer, desfrutam de todas as regalias sociais ao abrigo do contributo do pai ou da mãe que figura como detentor de qualquer tipo de negócio. Os primeiros chineses vieram para Portugal abrir restaurantes, agora dedicam-se a vender roupas e/ou quinquilharia diversa.
Os chineses de que fala a notícia acima vêm com os bolsos cheios de guita e dedicam-se a outro tipo de negócios, mais fora que dentro de Portugal. A ideia deles é residir na União Europeia para aproveitar a oportunidade de qualquer negócio que surja em qualquer um dos 27 países que a compõem. Um quarto dos chineses que vivem em Portugal estão no vizinho concelho de Vila do Conde. Eles negoceiam na importação/exportação de e para a China. E são eles que fazem girar a roleta (e outros jogos) do Casino da Póvoa.Parece que não temos escolha, seremos obrigados a aguentar com eles. Espero que, pelo menos, não mandem para cá algum contentor carregado de vírus COVI-19 !!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Não sei que diga!

O Benfica passou a eliminatória com um empate. Mas se tivesse sido eliminado não podia deitar as culpas a ninguém a não ser a si mesmo. O Famalicão só marcou um golo, mas poderia ter marcado 3, 4 ou até 5, tantas foram as oportunidades que criou. Pelo contrário, o Benfica marcou apenas um golo na única oportunidade que lhe surgiu (miraculosamente) pela frente.
No jogo da primeira mão, o Famalicão fez gato sapato do Benfica, passando pelos defesas esquerdos como sardinha em rede de pescada. Mas não estou de acordo com o seu treinador que afirma ter sido o Famalicão muito superior ao Benfica. Não foi nesse jogo, mas hoje foi, por muito que me custe admiti-lo.
A jogar assim nem sei o que podemos esperar para o jogo da próxima jornada com o Braga. Começo a achar que os 4 pontos de vantagem se vão fazer poucos para aguentar até Maio. Ou o Lage põe os rapazes a render mais ou terei que me preparar para sofrer algum desgosto.
Que o santo dos futebois me valha !!!

Vamos a Famalicão?


Futebol, além de outras coisas boas, é no norte de Portugal. Olhem para o mapa acima - que mostra uma parte do Minho e Douro Litoral - e digam-me quantos clubes de futebol há nesta área que militam na Liga NOS. Começo eu? Ora então lá vai:
Braga - Guimarães - Gil Vicente - Rio Ave - Moreirense - Vila das Aves - Famalicão e ... por uma unha negra não coube no mapa, mas também conta ... Porto. Já viram quantos? Nem na área da capital há tantos!


Andasse eu um pouco melhor das minhas perninhas e me veriam a caminho dessa terra, onde costumo ir, na maioria das vezes, para comer uns rojõezinhos à moda do Minho. Hoje há uma razão especial para me empurrar até lá, joga o meu Glorioso clube, às 20.45 horas, e seria uma viagem bem justificada.
Para além do mais, Vila Nova de Famalicão é a Capital do Têxtil e do Vale do Ave que tantos milhares de empregos garantiu no passado (incluindo o meu que saí do Liceu para uma fábrica de transformação de algodão) em todo o concelho. Embora os têxteis tenham já dado o badagaio, Famalicão tem ainda uma palavra a dizer nesse contexto. Há ainda algumas fábricas importantes no concelho (por exemplo a Têxtil Manuel Gonçalves) e é sede do CITEVE - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário - um organismo cheio de vida e engenheiros que escolheram o curso ligado aos fios e tecidos, especialmente os de algodão e os sintéticos (nada de lanifícios que isso é lá para a serra).
Bem, acho que já vos fiz perceber o valor da terra do Sr. Cupertino de Miranda, fundador do Banco Português do Atlântico, e da Boa Reguladora, fábrica de relógios e contadores de electricidade, mas ... mas, o grande motivo da conversa hoje é o Benfica que vai dar outra vida e outras cores a Famalicão.
Vamos à luta !!!

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Lá vamos cantando e rindo!


Ao fim de 20 jornadas, é este o panorama do nosso campeonato nacional. Para o Benfica que continua lá em cima, no primeiro lugar, não está nada mal. Não fossem as duas derrotas contra o Porto, estaria muito melhor, enquanto que o nosso adversário mais directo estaria muito pior. Se o Porto jogasse todos os jogos como joga contra o Benfica, levar-nos-ia 6 pontos de avanço. Ainda bem que não vendo a cor encarnada à sua frente eles adormecem em campo e vão perdendo pontos pelo caminho.
Mas a nós interessa-nos apenas a nossa luta, a dos outros é lá com eles. E esta semana vamos ter uma tarefa árdua para chegarmos ao fim sem ser atropelados. Primeiro, no jogo com o Famalicão, na terça-feira, para a Taça de Portugal que temos que ganhar a qualquer custo. Seria uma vergonha ficar outro ano fora da final da Taça de Portugal. Em segundo lugar, teremos o Braga, agora comandado pelo Rúben Amorim, que tudo fará para continuar na senda vitoriosa, mas que temos que derrotar se quisermos continuar a liderar a tabela classificativa. E temos equipa para isso, é preciso é injectar-lhes o ânimo necessário para os fazer correr durante 90 minutos.
De hoje a oito dias quero voltar aqui e publicar a imagem da nova classificação com o Benfica mantendo a mesma diferença pontual para o 2º classificado.
Viva o Benfica !!!

sábado, 8 de fevereiro de 2020

O Bruno Lage deu-me um desgosto!

Jogar sem o Cervi foi um erro. É costume dizer que "em equipa que ganha não se mexe" e o treinador mexeu e teve azar, perdeu o jogo. Não foi o único erro, mas ajudou.
Como sempre tenho dito, a equipa do Porto é mentalizada para ganhar a qualquer custo, para eles é mais importante ganhar ao Benfica que qualquer outra coisa na vida. Eles matam-se e esfolam-se para ganhar, e dou-lhes valor por isso, coisa que o Benfica não é capaz de fazer. Há uma expressão muitas vezes usada em filmes ou peças de teatro que me faz lembrar a maneira de jogar do Porto - por aqui não passas, só por cima do meu cadáver. Eles têm essa atitude e isso dá-lhes a vantagem no jogo, ano após ano é isso que tenho visto nos jogos em que as duas equipas se enfrentam, ou seja, já entram em campo com o jogo praticamente ganho.
A falta do Cervi faz ressaltar o pior do Grimaldo, quando os avançados adversários aceleram no ataque, ele nunca está no sítio certo para lhes fazer frente. Se não estou enganado, todos os golos do Porto tiveram origem em jogadas pelo lado direito, inclusivé o passe que deu origem ao penalty sobre o Tarabt. Outra coisa que me parece não funcionar é o Chiquinho, como número 10. Não foi apenas hoje, mas já em jogos anteriores me pareceu ser ele o elo mais fraco da equipa.
E depois há o Pizzi que ora joga que se farta, ora desaparece do jogo sem deixar rasto. Hoje foi um desses dias, não fez um remate ou um passe que nos alegrasse a alma. A dupla Pizzi / Rafa, quando engata um bom jogo, deslumbram a assistência, hoje não estiveram coordenados e o resultado viu-se.
Perder, hoje, não é o fim do mundo, mas torna a coisa mais difícil para toda uma segunda volta que ainda agora começou e há jogos bem difíceis pela frente.
Se o treinador estava à espera que fosse o Seferovic ou o Dyego Sousa a resolver o problema do Benfica, bem se enganou, pois eles, um e outro, não deram uma para a caixa. Se não temos coisa melhor no banco estamos bem arranjados.
Estou muito curioso para ver como acabará o jogo de terça-feira, em Famalicão. Eles, hoje, perderam por 7 a 0, em casa, com o Guimarães. Será que pouparam toda a equipa para jogar contra o Benfica? E, caso consigamos ultrapassar esse obstáculo, lá teremos de ir a jogo, mais uma vez, com o Porto. E bem pode acontecer, como acima referi, que o Porto entre em campo para ganhar ... passando por cima do nosso cadáver!

Parque do Compadre Eduardo!

O meu compadre Eduardo deve ter um padrinho influente na Câmara de Lisboa, pois arranjou maneira de lhe fazerem um parque de recreio mesmo ao pé da porta. Olhem para a imagem do espaço inaugurado ontem, à beira Tejo, a norte do Parque das Nações, e digam-me se não tenho razão.


A maior parte dos alfacinhas nem um banco de jardim tem ao pé de casa, mal põem os pés na rua arriscam-se a ser abalroados por um qualquer automóvel dos muitos milhares que invadem a capital todos os dias. O Eduardo foi morar para uma zona menos congestionada de trânsito e, homem de sorte, ainda lhe ofereceram uma zona de lazer, onde pode ir esticar as pernas quando lhe apetecer, ou estiver farto de estar fechado em casa.
Acho muito bem, ele merece !!!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Ainda faltam 24 horas ...!

... para saber quem ganhou o jogo, mas já vai o fim do mundo em Vila Nova de Gaia. O Vermelhão viu-se grego para chegar ao hotel tão grande era o amontoado de adeptos que o esperavam nas imediações. Decerto vão passar boa parte da noite a gritar "campeão, campeão, campeão", em frente da porta do hotel. Amanhã saberemos como tudo acabou.


Espero que a bófia tome boa conta dos super-dragões que são reis em Gaia e aproveitarão cada oportunidade para fazer merda. Seria muito bom que tudo fosse uma festa, como a que fizeram à chegada da equipa a Gaia, mas, habitualmente, acaba tudo à batatada. E com a polícia a ajudar à missa que aproveita para limpar as teias de aranha do cassetete.
Hoje fico por aqui, amanhã haverá mais e espero que a festa seja ainda maior. Para isso só é preciso ganhar !!!

A culpa é do pangolim!


Os cientistas chineses continuam à procura do culpado por espalhar o vírus entre a população da região de Wuhan. Estão plenamente convencidos de que se trata de um animal selvagem comercializado no mercado da cidade. Embora o pangolim esteja numa lista de animais protegidos e seja proibida a sua venda, tudo aponta para que seja ele o culpado. Análises feitas ao genoma do vírus e deste animal apontam para uma compatibilidade de 99%.
Diz-se que os chineses são grandes apreciadores da sua carne e, mesmo sendo proibida a venda, compram quantos aparecerem no mercado. E as escamas e outras partes do bicho são também usadas na medicina tradicional chinesa. Só que desta vez, em vez da saúde o bchinho trouxe-lhes uma doença e das graves.
Maldito pangolim, devem estar eles a pensar !!! 

Ri-te, ri-te, mas a mim não enganas!

Não conheço ninguém com cara de riso tão aberto como o nosso Ministro das Finanças. Ao olhar para a sua cara sou levado a pensar que a vida lhe deve correr muito bem e que vive num oásis de felicidade.


Não deve haver assunto que o deixe mal disposto. A discussão do OE, na Assembleia da República, é coisa para pôr em pé o cabelo de qualquer um, ainda mais o do ministro que é responsável pelo documento que põe em sentido todos os portugueses, durante um ano inteiro. Pois a ele, parece tem ter afectado nada, visto que esta é a cara que nos mostrou depois da aprovação do seu "plano de contas".
Na verdade não tenho boas recordações dos ministros que dominaram esta pasta, depois do 25 de Abril, cada um pior que o outro. O Teixeira dos Santos que permitiu ao Sócrates empenhar o país, ou o Vitor Gaspar que nos esvaziou os bolsos por ordem da Troika, ou outros tão bons como esses. Vejam abaixo a cara deles e digam-me de qual gostaram mais.




Eu voto neste último que me vai ao bolso com um sorriso rasgado de orelha a orelha.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Cataclismos!

O asteroide Chicxulub caiu ao largo do Golfo do México há 66 milhões de anos e destruiu cerca de 76% de todas as espécies do planeta. À catástrofe sobreviveram as microbactérias que terão sido responsáveis por dar continuidade ao processo de vida na Terra, concluiu um novo estudo.
Estima-se que o Chicxulub tenha libertado uma energia equivalente à de 10 mil milhões de bombas atómicas como a que caiu em Hiroshima. Para a atmosfera foram lançados cerca de 425 mil milhões de toneladas de CO2 e 325 mil milhões de sulfuretos que terão formado uma neblina tão densa que deixou a Terra praticamente sem luz. O fitoplâncton deixou de produzir oxigénio nos oceanos e a fotossíntese das plantas ficou gravemente comprometida. Para terminar, um tsunami gigantesco terá transportado água desde as Caraíbas até aos grandes lagos do norte dos EUA, ao longo de mais de 2.500 quilómetros, dizimando tudo à sua passagem.


Estamos sempre a aprender, esta versão ainda não conhecia. Eu sei que há sempre novos estudos em curso e alguns deles contrariam os anteriores, mas ainda não tinha ouvido dizer que foi a queda de um asteróide que trouxe a escuridão e o frio que, praticamente, eliminaram a vida à face da Terra.
Se quer saber mais, leia a Visão desta semana.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Trampa de política!


Acabou-se o "impeachment" do presidente americano. Mais uma vez se aplica aquele velho ditado - quem tem amigos não morre na prisão.
Com o Senado dominado pelos seus amigos e camaradas de partido já era de esperar que fosse este o desfecho. E já se vai dizendo, à boca pequena, que teremos Trump por muitos e bons anos. Fiquem atentos à campanha eleitoral que já está em curso para as eleições no fim do ano.

Fugir com o cú à seringa!


Andei por aí às voltas para ver se encontrava as 100 perguntas enviadas ao Primeiro Ministro, sobre o Processo de Tancos, mas esbarrei com a nova moda dos conteúdos pagos, em tudo que é jornal ou site de notícias, e tudo que consegui foi isto:

»»» O juiz Carlos Alexandre aceitou que o depoimento de António Costa fosse prestado por escrito, tal como tinha sido autorizado pelo Conselho de Estado, depois de ter insistido na importância em ouvir presencialmente o primeiro-ministro. 
O juiz pergunta ao primeiro-ministro quando e através de quem teve conhecimento do assalto e questiona-o se o assalto aos Paióis Nacionais de Tancos (PNT) foi tema de conversa com Marcelo Rebelo de Sousa. 
Carlos Alexandre quer saber quando foi a primeira vez que o primeiro-ministro falou com Azeredo Lopes e com o então chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (Rovisco Duarte) sobre o furto do armamento e se o assunto também foi abordado em conversas tidas com o, à data, director da Polícia Judiciária Militar (PJM) e arguido Luís Vieira, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e com a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda. 
No início de Janeiro, o magistrado mostrou o seu desagrado por António Costa ter pedido ao Conselho de Estado para depor por escrito como testemunha do seu ex-ministro da Defesa, alegando dificuldades em "formular questões, sobre hipóteses, explicações e intróitos". «««

Não é muito, mas dá para perceber que a «arraia graúda» da nossa política e altas chefias militares sentem o cu encostado às calças e não sabem onde se hão-de meter. O juiz Carlos Alexandre gosta de escarafunchar na coisa, quando o assunto mete políticos e eu acho muito bem que o faça, pois de outro modo o nosso país (e a sua Justiça) seria transformado numa palhaçada muito maior do que já é. Só tenho pena que ele não escolha como alvos os advogados da nossa praça e os encoste à parede, pois são eles os pais e padrinhos de toda a aldrabice e sujeira, ou seja, o lamaçal em que vivemos actualmente. Basta ver o que foi divulgado pelo «Luanda Leaks» sobre o papel dos escritórios de advogados no encobrimento e lavandaria de dinheiro vindo de Angola.
Em face do que tem vindo a público, somos levados a crer que todo o bicho careta, desde o Presidente da República até ao mais ínfimo representante das Forças Armadas Portuguesas, sabia ou soube do que estava a passar, mas como se trata de defender o tacho ... todos se fecharam em copas. E pelos vistos, o nosso Primeiro Ministro pediu para responder por escrito para não correr o risco de meter os pés pelas mãos e deixar alguém ficar mal. Assim terá tempo de passar as respostas para as mãos do advogado que defende o Azeredo Lopes e ver se tudo está nos conformes.
O famoso «Fechaduras» que passou de arguido a testemunha do caso veio pôr ainda mais pressão no assunto com o seu depoimento recente. Esse não tem muito a esconder, ofereceram-lhe 50 notas das grandes para abrir as portas e, se calhar, nunca as recebeu, ou recebeu apenas uma parte e não deve fidelidade a nenhum dos caretas militares (com muitos galões nos ombros) que se viram envolvidos nesta trama.
Vamos esperar com calma e ver como tudo isto acaba!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Hoje não estou para escrever!

Há dias assim!
Fiquem com a bolinha que eu vou fazer o mesmo ... quando ela começar a rolar!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Nossa Senhora das Candeias!

Diz o povo: "se no dia da Nossa Senhora das Candeias o céu estiver a sorrir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar", ou seja, a presença de um dia solarengo pode ser mau presságio pois tal significa que ainda teremos mais uns tempos de invernia.


A dar crédito ao adágio popular ainda vamos ter muito que amargar. Aqui, no Douro Litoral, esteve um verdadeiro dia de praia com a roupa a começar a pesar no corpo. Eu já estava pensar arrumar o guarda-chuva até ao Outono, mas vou ter que o manter à mão se quiser cobrir a careca e protegê-la da chuva.
Ontem, foi um dia de festa perfeito, como só acontece de 6 em 6 anos, por ter a festa acontecido a um domingo. Esta festa não é móvel, comemora-se sempre no dia 2 de Fevereiro, ou seja, 40 dias após o Natal. Segundo a Lei de Moisés, as mulheres ficavam impuras, durante 40 dias, após o parto, e só depois de decorrido esse tempo poderiam voltar a frequentar o templo e fazer um oferenda para ajudar à purificação. Por isso se chama também a esta Senhora da Luz ou da Purificação.
Preparem-se, portanto, para ter inverno até Abril com frio, vento e chuva.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Actualizando!


Para os mais distraídos ou desinformados, faço saber que o Sport Lisboa e Benfica, também conhecido por «O Glorioso», está em primeiro lugar, destacado da concorrência, com 7 pontos de avanço. Não sei como estará dentro de uma semana, isso logo veremos quando lá chegarmos, mas tenho a certeza absoluta que continuará em primeiro lugar.
Ora toma lá e embrulha para não se estragar !!!

Bem vindo Sol!

Hoje acordou um dia perfeito, nada de frio ou chuva!
Vê-se bem que o Janeiro acabou. Por falar nisso, há dois ditados populares que se referem a Janeiro e ao tempo de horas solares (com sol) e que aproveito para lembrar a quem disso anda esquecido.
O primeiro reza assim:
- Janeiro fora mais uma hora (de sol, está visto)!
E o segundo:
- Janeiro, um pulinho de carneiro (significando que os dias já são maiores um pouquinho)!
A Póvoa é uma terra de praias e banhistas e é tradição haver banhistas na praia, antes que o Fevereiro termine. Para apanhar banhos de sol que na água do mar é ainda cedo para entrar. Espero que este ano não seja diferente e em breve veremos o areal da praia cheio de entusiastas a trabalhar para o bronze.
A vida é bela, trá-lá-lá !!! 

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Um dia não!

Já o dia 1 de Fevereiro está quase no fim e eu sem escrever uma palavra que seja! Nem quero acreditar!
Ontem, com a febre do Brexit até me esqueci da crónica do Benfica. Na verdade, nem me lembrei que o Benfica jogava, ontem ao fim da tarde. Estava sentadinho na sala a ver um programa de televisão escolhido pelo meu neto mais novo, coisas do agrado dele,e num intervalo fiz a zapping do costume e vi os jornalistas ao pé do estádio a fazer perguntas aos adeptos que iam chegando para ver o jogo. De imediato, pus a neto a bulir e sintonizei-me na canal certo, faltavam 10 minutos para começar o jogo.
Jogo que não correu nada bem, segundo o critério de um benfiquista ferrenho que gosta de vitórias gordas e bem disputadas, o que não aconteceu ontem. Aliás, rebobinando a cassete das minhas memórias, o Belenenses todos os anos nos arranja um desgosto, nem quero lembrar.
Não é pelo resultado, nem pelo penalty arranjado à pressa, mas sim pela maneira como a equipa jogou, principalmente na última meia hora. Até parece que o Belenenses tem equipa para meter medo a alguém! Então como é que o Braga lhe enfiou 7 bolas na baliza, ainda há poucos dias. Estavam com sono, então, ou dopados, agora? Não dá para perceber!
Por outro lado, o FCP foi, hoje, cheio de medo para Setúbal e acabou com uma vitória significativa por 4 bolas a 0. E o Setúbal é pior que o Belenenses? Claro que não, pelo menos na minha opinião. O que quer dizer que se passa alguma coisa com o Benfica que eu não percebo. E não gosto nada disso. No próximo sábado temos que jogar contra o Porto e para eles a glória do campeonato resume-se a ganhar ao Benfica, portanto já estou a ouvir as palavras do Sérgio Conceição dirigidas aos jogadores, ganhar, ganhar, ganhar a qualquer custo. Estou certo que na posição em que ele está, depois de tudo o que aconteceu, não aguentaria uma derrota. Seria caso para fazer a mala - como ele tem ameaçado várias vezes - e ir pregar para outra freguesia. Que Nossa Senhora da Guia o veja ir com as perninhas a bulir que a mim não deixa saudades.
Espero que as hostes benfiquistas se concentrem nesse jogo, pois se queremos ser campeões e com mérito temos que ganhar esse jogo. Já é tempo de parar de ficar tudo a tremer quando se joga contra o Porto, campeão não sofre desses complexos.
Carrega Benfica !!!