sábado, 6 de abril de 2019

Único prazer!

Sou obrigado a concluir que o único prazer que me resta é "dar ao dente". Comer e beber e esquecer tudo o resto que é uma paranóia total. Gastronomia não é um desporto, mas se fosse seria o meu preferido, aquele que praticaria sem ser preciso obrigar-me.


Pensando nisso, vou meter-me na cama e pensar em ir até Montalegre almoçar, amanhã. Ontem começou a cair neve e aquela terra fica mais bonita com neve. E depois há o cozido à portuguesa que ganhou fama naquela terra e agrada-me a ideia de lhe meter o dente.
Ali, ao fundo da rua, passa o rio Cávado, acabadinho de nascer na serra do Barroso e que uns bons quilómetros mais a jusante passa mesmo à porta da Câmara Municipal, onde foi registado o meu nascimento (há muitos anos).
Também é um verdadeiro espectáculo ver as vaquinhas barrosãs e longos cornos a fazer-me recordar a minha juventude. Muitas vezes me atrevi a pegar na soga (fita de couro que liga os cornos de uma à outra vaca) e conduzir o carro de bois (ou de vacas) até ao campo. E viajar em cima do carro, encostado a uma vara de marmeleiro maior que eu, armado em homem grande! Isso é que era ser valente e importante, antes ainda de entrar para a Escola Primária.
Bem, vão dormir que eu vou fazer o mesmo. Encharquei-me em anti-inflamatórios e consegui dominar as dores. Dizem que amanhã vai chover muito. Se eu gostasse de cama ficava lá todo o dia!

5 comentários:

  1. Boa noite. E bons sonhos.
    Bom domingo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    E até mais logo se Deus quiser . Com uma vitoria do GLORIOSO aqui na terra onde fui registado e vivo !!
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Para mim nada disso me é estranho. Nasci e cresci no campo. Trabalhei com juntas de bois e vacas. Na lavoura puxando a charrua. E mais ainda, puxando a carreta, carregada de sereias para eira onde eram debulhados. Trigo, milho e outros mais. Mas isso foi no século passado. Neste século em desuso, porque tudo é mais finório!

    Já não se ceifa o trigo à calma,
    mesmo que seja dia de intenso calor
    basta saber manobrar aquela máquina
    munida de ar condicionado no interior!

    Bom domingo, e bom apetite ao bife de vitela em Montalegre!

    ResponderEliminar
  4. Hé lá! Disseste que aqueles cornos altos te fazem lembrar a tua juventude, porra lá p essa brincadeira! Elas na minha aldeia tinham-os mais curtos mas puxavam os carros na mesma, e foi para lhe apanhar pasto que o meu pai não me deixou estudar, talvez por isso nunca gostei de cornos de vaca.

    ResponderEliminar