quarta-feira, 17 de abril de 2019

Feios, porcos e maus!

Este é o título de uma comédia italiana que apareceu nos nossos cinemas no fim da década de 70 do século passado. Do filme já não me lembro de nada, mas o nome nunca mais esqueci, «Feios, Porcos e Maus». Vá lá saber-se porquê, lembro-me sempre deste filme quando vejo o Porto jogar.
Depois de mais um jogo que acabei de ver, vem-me à ideia a mesma coisa, o mesmo título do mesmo filme. Vou esquecer os porcos e os feios e vou concentrar-me nos maus. Existem nesta equipa jogadores que têm maus instintos, que atacam a bola sem o mínimo cuidado em preservar a saúde do adversário. Jogadores como o Filipe, o Pepe, o Herrera, o Octávio, o Soares e até o Danilo chutam a bola de qualquer maneira, mesmo que tenham que atingir as canelas ou a cabeça de um adversário. São jogadores do tipo "rebenta-canelas" como só se viram em Portugal, em equipas da 1ª divisão, nos tempos do Boavista de Jaime Pacheco.
Um jogador que não encolhe a perna, quando vê que pode atingir um adversário, é mau e não há nada nem ninguém que me faça mudar de opinião. Um bom exemplo desse tipo de atitude foi aquele lance entre o Salah e o Danilo no jogo da primeira mão. O Salah vinha em progressão com a bola e o Danilo esticou a perca para lhe dar um pisão. O Salah ao aperceber-se disso levantou o pé e esperou por ele, tendo-o atingido na canela com os pitõss da sua chuteira. Por isso podia ter sido expulso, no entanto, eu atribuo a culpa dessa falta ao Danilo e apoio o árbitro por nem sequer um cartão amarelo ter mostrado ao jogador do Liverpool. Imensas críticas, especialmente do lado do FCP e seus adeptos, pois o que queriam era ver o Salah de fora no jogo da segunda mão.
Gosto de jogadores como o Brahimi que fintam, driblam e correm com a bola na ponta da bota sem nunca atingir o adversário. Isso sim, são jogadores de futebol, os outros, os Pepes e os Filipes são maus de mais para merecerem a minha consideração. À equipa, em geral, e ao Sérgio Conceição, em particular, falta-lhe humildade, qualidade que é apanágio dos grandes homens. Passaram a semana a arrotar postas de pescada e hoje levaram o troco, dentro das quatro linhas. Espero que aprendam alguma coisa com isso !

2 comentários:

  1. E o Benfica e as outras equipas portuguesas, não têm lá disso? Em Portugal os nossos árbitros só mostram os amarelos e os vermelhos a quem não lhes paga almoços, viveu aqui em frente a mim um árbitro da 1ª divisão, vi alguns sr.es presidentes entrarem antes de almoço e saiam depois de almoço, vinham ter reuniões? Não me parece, portanto meu caro amigo não é só nos "morções" (como lhe chamas) que existem caneleiros, são os árbitros menos honestos que muitas vezes ditam os jogos, só te quero fazer uma pergunta antes de terminar, quantos cartões amarelos e vermelhos ficaram por mostrar aos jogadores do Liverpool?

    Com as minhas saudações desportivas vai o meu abraço.

    ResponderEliminar
  2. Contente-se com aquilo que tem,
    cada um, seja muito ou seja pouco
    para o Liverpool correu muito bem
    mas, correu muito mal para o Porto!

    ResponderEliminar