terça-feira, 2 de abril de 2019

Tecnologia de ponta!


Decidi enfrentar a fera, arrumei o meu velho computador e agarrei-me ao novo decidido a não dar parte de fraco. Isto é como tudo, depois de se conhecer não representa qualquer dificuldade. O problema é como se chega lá, como domesticar o bicho sem a ajuda de ninguém. Tenho andado a apalpar, descubro uma coisinha aqui, outra ali, recorro a uns truques para avançar e lá vou avançando.
O meu neto mais novo diz que é só perguntar ao Google que ele sabe tudo. Escreve-se na janela de pesquisa "como fazer isto" e ele responde. O único problema, penso eu, é substituir a palavra isto por qualquer outra que deixe o Google perceber o que queremos dele.
Perante uma dificuldade que me surgiu, hoje, ao trabalhar numa folha de Excel, fui perguntar ao Google como usar os comandos F1 a F12 do teclado deste computador. Perdi uma eternidade à procura do termo correcto para ele me entender e fui espreitando cada uma das hipóteses que me deu. Meio por acaso fui parar a um forum em que os utilizadores fazem perguntas sobre aquilo que não entendem no Windows 10 e esperam que alguém lhes responda.
Logo na primeira linha encontrei a pergunta que eu próprio queria fazer. Dizia assim:
- Eu carrego no F2 e não acontece nada!
- Já tentou carregar na tecla FN antes de carregar no F2?
Mesmo na mouche, nunca vi um tiro tão certeiro. Abri o meu documento em Excel, escolhi a célula em questão, pressionei FN e F2 e pronto, funcionou na perfeição.
Isto é quase como os bebés, não trazem livro de instruções e à primeira dúvida lá vamos nós à procura da avó para nos ensinar como é que se faz. Aqui e agora a avó chama-se Google e sabe tudo!

3 comentários:

  1. Sorte que tens um explicador à mão de semear… Windows 10 tem sido para mim uma forte dor de cabeça.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    É só para dizer que consegui entrar nos comentários sem que o bicho aparecesse.
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Não tem nada que saber. Para quem sabe já não precisa de aprender. Basta perguntar ao Google que está sempre pronto para responder. Já trabalhei com o Windows 10 mas mudei para o Windows e não estou arrependido. Porque é mais simples para quem é curioso sem curso de informática!
    Continuação de boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar