domingo, 21 de abril de 2019

Que fazer com as sobras?


Tenho meia hora ainda, antes da meia noite, e nada para fazer, ou seja, sobra-me tempo. Alguma ideia do que devo fazer com esse tempo que me sobra?
Há gente que passa a vida dizer que não tem tempo para nada. Pelo contrário, a mim sobra-me tempo, além do tempo que passo a dormir - que felizmente tem aumentado - não sei o que fazer com o resto. Talvez gaste uma horita com as refeições, mas ainda me sobra muito. Passo o dia a inventar tarefas, o que vou fazer agora, pergunto a mim mesmo frequentes vezes.
É assim a vida de um velho reformado. Sim, velho, porque se fosse novo depressa arranjaria o que fazer. Quando era novo não tinha tempo para nada, agora não tenho nada que fazer com o tempo. E isto faz-me recordar uma conversa que o meu  - que Deus tem - teve comigo.
- Queres saber uma coisa, meu filho?
- Diga, meu pai.
- Quando eu era novo queria comer, tinha sempre fome, e não havia dinheiro para comprar a comida. Agora que sou velho, sobra-me o dinheiro, mas não posso comer.
- Porquê, meu pai?
- Umas vezes falta-me o apetite, outras é o médico que não deixa, mas a pior de todas é que já não tenho dentes para mastigar o que me agrada e comer papas não é comigo.
Quando chegamos a esta idade temos que aprender de novo a viver. Tal como uma criança começa a engatinhar e depois a andar, nós temos que ir que nos ir ajustando a um novo modo de viver. Grande parte das vezes a contragosto, mas não há volta a dar-lhe, é assim ou tirar bilhete para a última viagem.
Mas aí a coisa fia mais fininho, não vejo muitos interessados em encetar essa viagem sem regresso. Nunca cá voltou ninguém para contar como é a vida nessa outra dimensão e, por conseguinte, não há quem queira partir sem essa informação. Vai que essa nova vida ainda é pior que esta? Nã, mais vale não arriscar, vamos ficando por aqui, enquanto Deus nos deixar.
E pronto, está quase gasta a tal meia hora de que vos falei e vem aí a hora da caminha, onde vou passar as próximas sete ou oito horas, se correr bem. Obrigado por me aturarem e gastarem algum do vosso tempo a ler estas parvoíces. Se tinham alguma coisa melhor para fazer, peço perdão, mas não pude evitar este desabafo.
Muito boa noite !!!

6 comentários:

  1. Boa noite. E bons sonhos.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Pense nisto
    O tempo perguntou ao tempo
    Quanto tempo o tempo tem
    e o tempo respondeu ao tempo
    tenho tanto tempo quanto o tempo tempo tem .
    Vai sobrar tempo para logo ver o GLORIOSO
    Abraço
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Essas são as sobras de todos os que passam dos 65! Algumas levo-as para o meu cão, outras tenho que as comer eu, quando tinha 20 até me dava vontade de roer os ossos, hoje nem o lombinho me apetece!
    Este teu tema foi muito bem estudado, PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  4. Ninguém está contente. Tenha muito ou tenha pouco. Para uns o tempo sobra para não chega. Agora pergunto eu! Será que vale mesmo a pena andar todas a vida a correr para a morte? Se é que devagar também lá se chega.
    Razão tinha a Eva quando disse ao Adão que ele tinha pressa e os alentejanos tinham vagar!!!

    ResponderEliminar
  5. O tempo, normalmente, tudo traz e tudo leva . É, sem dúvida, um grande mestre e, se assim é, temos de reflectir sobre o que passou e o que nos proporcionou . Depois, acreditar/enfrentar o presente e perspectivar o futuro, sempre a sonhar com melhores dias e não sofrer por antecipação . Quanto à morte, não me parece que valha a pena dar-lhe grande importância, uma vez fazer parte das nossas certezas ; excepto, para aqueles que, apesar de merecerem ser hospedes da mesma, vão acreditando que não morrem e a fazer das suas ! Logo, o que importa, é deixar correr o tempo, atento a contrariedades e a tirar dele o maior partido possível . Um abraço .

    ResponderEliminar