quinta-feira, 25 de abril de 2019

A Revolução!



E se não tivesse acontecido o 25 de Abril?
O que teria acontecido em Portugal?
E nas províncias ultramarinas?
Como teria terminado a Guerra Colonial?
E depois da independência inevitável teria havido retornados?
Teria havido governos conjuntos de negros e brancos durante o período de transição?
Teria sido melhor para os povos africanos depois de se verem livres de nós?
Estas e outras questões semelhantes nunca terão resposta. Aconteceu o que aconteceu e como calhou acontecer por influência de muita gente que foi beneficiada e muita outra que foi prejudicada. Se houver outra talvez saia melhor que a que festejamos hoje.
Eu sou dos que vejo mais coisas más do que boas na política pós-25 de Abril. Os políticos são uns sem-vergonha e tratam-nos abaixo de cão. Mereciam ser fechados no Campo Pequeno, como queria fazer o Otelo, em 1975.
E se essa não for a solução, outra terá que haver, pois assim não pode continuar!

5 comentários:

  1. Bom dia
    Realmente todas essas questões nunca terão respostas, e eu gostava de saber a opinião dos atuais politicos sobre essas ditas questões.
    O que seria deles hoje ?
    Uma boa quinta feira !!
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Tantas perguntas sem resposta tantas dúvidas que nunca serão esclarecidas.
    Eu sou pelo 25 de Abril. Em todas as revoluções há sempre algumas coisas que não correm bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não me fales no Otelo porque para malucos já nos chegam o Trump, o Bolsonaro e o outro da Coreia do Norte!
    Para o Campo pequeno deviam ir aqueles que sempre tentaram afundar o barco aproveitando-se da liberdade que lhes deram.

    ResponderEliminar
  4. Como a ditadura teve fim. Também a liberdade terá. Aqueles que antes do 25 de Abril de 1974 ansiavam pela liberdade, será que já estão fartos dela? O ser humano de tudo depressa se farta. Nunca está contente com nada! No meu entender, a revolução que pôs fim à ditadura, em 25 de Abril de 1974, trouxe mais benefícios para os portugueses em geral! O Salazar mantinha os cofres cheios de ouro, segundo dizem. Mas a maioria dos portugueses passava fome e não tinha uma casa para morar!

    Viva o 25 de Abril. Viva a liberdade. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Tudo na vida tem um preço . O 25 de Abril/74, para além de tirar Portugal do isolamento em que se encontrava internacionalmente, devolveu aos portugueses liberdade e dignidade, acabando com uma série de arbitrariedades/injustiças e, sobretudo, pondo fim a uma guerra traiçoeira e sem sentido ; todavia, não acautelou devidamente o processo de descolonização que se impunha e que, por isso, se tornou desastroso e com consequências que poderiam ter sido evitadas ou minimizadas . De facto, não se atingiu o que muitos esperavam e ocorreram abusos inadmissíveis e de vária ordem praticados por alguns que, só não foram mais longe, graças à frontalidade/resistência e capacidade de outros . É assim a vida, não vale a pena andar à procura de perfeições, uma vez que elas não existem e muito menos obtidas através de processos revolucionários, sejam eles de direita ou de esquerda e mais ou menos radicais . O que importa, é que Portugal ocupou na esfera internacional o seu lugar democrático e entrou na via do progresso/desenvolvimento, implantando-se no País melhorias e a democracia desejada que, apesar de alguns defeitos, é bem melhor, para a grande maioria, do que a ditadura ; no entanto, os seus governantes nem sempre souberam/quiseram entrar por caminhos adequados e, muitos deles, pensando mais em si próprios e dos seus do que nos restantes, andaram/têm andado longe do que deviam ... e, assim, desperdiçado algumas oportunidades e contribuido para algum atraso/insucesso e consequente incapacidade de resolução de problemas que se fazem sentir no quotidiano de um número considerável da população ! Contudo, olhando para o que Portugal era e o que é, não há qualquer tipo de comparação, não obstante o tempo decorrido ; bastando, para tanto, analisar diferenças, sem demagogia e com a necessária imparcialidade, sobre os variadíssimos sectores da vida nacional ; evidentemente, que é natural desejar-se mais e melhor, mas sem deixar de atender a recursos que existem no todo nacional e que, por vezes, não permitem ir mais além . Depois, o 25 de Abril também veio permitir a muitos dizer/escrever o que querem/lhes apetece, mesmo sem olharem a realidades e indiferentes ao tolerável, o mesmo será dizer que só cantam de galo porque aquilo que criticam/detestam lhes foi consentido, em função da liberdade que outros proporcionaram . Um abraço .

    ResponderEliminar