Problema piora com passar dos anos
Para quem está gordinho, o problema acentua-se. O que exige exercícios físicos, caminhadas e, claro, chás para ácido úrico alto como auxílio ao funcionamento orgânico e controle da gordura corporal.
Idosos estão mais propensos à doença, mas a gota pode começar a manifestar-se bem antes, ainda na juventude. Por isso é necessário ficar atento aos sintomas. Inchaços podem ser um dos primeiros, de forma especial no dedão.
Se você não iniciar o tratamento já nos primeiros sintomas, a tendência é de piorar com o passar dos anos. O inchaço vai para a pele e inicia-se a deformação de articulações e das mãos, com dores muito fortes.
Há mais de 30 anos que ultrapassei os limites de 0.75 (gramas por decilitro de urina) de ácido úrico no sangue, agora vou já (quase) no dobro. Não admira, portanto, que as reacções adversas do corpo comecem a notar-se. Durante uns anos, tomei um comprimido de Ziloric por dia. Depois, houve um médico que me disse que valia mais uma corridinha, uns alongamentos, um pouco de ginástica do que o comprimido. Assim deixei de o tomar, mas como sou um preguiçoso nato, esqueci-me da ginástica e das corridinhas.
E o resultado está à vista, a minha mão não está ainda tão mal como a da imagem que podem ver acima, mas vai a caminho disso. A mão direita está pior que a esquerda, com o dedo mindinho e o anelar bastante afectados, enquanto que a mão esquerda só foi afectada na articulação da falange do dedo indicador que "deflagrou" há cerca de dois anos, mas se mantém estável desde então.
Nos pés, onde é mais comum esta doença começar, tenho apenas um dedo deformado (muito) e, felizmente, não tem sido doloroso. Todos dizem que é o dedão o primeiro a ser atingido, mas no meu caso não tenho quaisquer sintomas no dedão, nem joanetes, nem nada. A coisa começou no dedo mais comprido, encostado ao dedão, que começou a mostrar aquelas calosidades próprias da acumulação de cristais de urato na articulação. O malvado já tem quase o dobro da grossura e começa a aleijar-me no sapato. Já me estou a ver de chinelos por causa dele.
Para baixar o ácido úrico mandaram-me tomar chá de urtigas. Nada mais fácil, uma vez que tenho a horta cheia delas!
A gota dizem que é muito dolorosa. O meu ácido úrico há quase 20 anos anda mesmo no limite, mas graças a Deus e talvez à alimentação, não baixa mas também não sobe.
ResponderEliminarAbraço e Páscoa Feliz.
Então, esqueceste a minha receita do alho?
ResponderEliminarSe tens para a cura,
ResponderEliminaro remédio na tua horta
é uma bela melhadura
trata disso sem demora!