terça-feira, 30 de abril de 2019

Transformar Portugal numa pocilga!

A intensificação da atividade agropecuária, na qual se inclui a produção de suínos, tem desencadeado impactos no ambiente, na saúde humana e no bem-estar animal relevantes. A intensificação da atividade e a sua concentração em determinadas regiões tem como consequência a perda da capacidade dos rios regenerarem os seus efluentes. Os riscos à saúde humana decorrentes de uma forte contaminação pelos afluentes da suinicultura das águas dos rios fazem-se sentir em Portugal a partir dos anos 1970. A situação da poluição pela suinicultura abrange principalmente duas regiões situadas nos eixos Montijo-Alcochete, Rio Maior-Alcobaça, e nesta última concentrada na bacia do rio Lis. Diversos grupos e associações ambientais locais surgiram desde então e mobilizam-se contra a exploração da atividade suinícola.


Empresários portugueses que acompanham Marcelo na visita à China vão discutir hoje a hipótese de Portugal fornecer à China carne de porco. Como se pode ler na transcrição do texto que começa esta publicação, a suinicultura cria um problema ambiental muito sério. Se a situação já é o que é, em Portugal, a produzir porco para meia dúzia de milhões de comedores dessa carne, imaginem o que seria produzir animais suficientes para alimentar um bilião de chinesinhos.


Os chineses não são parvos e se puderem livrar-se da poluição criada pelas suiniculturas passando-as para países mais "pobres" que precisam do negócio, não hesitarão em fazê-lo. Eu não sei o que vocês pensam sobre isto, mas eu não gostaria de ver o meu país transformado numa imensa pocilga para fornecer rojões, chouriço e presunto aos chineses. Por essa razão, eu faço votos para que as negociações (que a esta hora já devem ter terminado, uma vez que já são 18.00 horas na China) corram pelo pior e não cheguem a qualquer espécie de acordo. Os chineses que descubram outro "palerma" que fique com o negócio !

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Estou atrasado!

Não tive tempo de escrever a minha crónica. Mas isso pouco importa, depois do resultado conseguido em Braga. Só foi pena não terem marcado mais dois ou três golos nos últimos dez minutos, para calar as más-línguas, pois oportunidades não faltaram.

Clicar para mais fácil leitura

Como se pode ver pela imagem acima, não há qualquer dúvida quanto ao ocupante do primeiro lugar. Tentar apoucar a vitória do Benfica em Braga, ou desculpar a escorregadela do Porto em Vila do Conde, são desculpas de mau pagador.
Siga o baile que o fim está próximo e a moral em alta!
Carrega Benfica!!!

domingo, 28 de abril de 2019

Tremenda barracada!


A política, na vizinha Espanha, está entregue a um grupo de rapazelhos que procuram um futuro na sua vida, mas que muito dificilmente trarão uma solução para o seu país nas eleições que hoje se realizam.
Pelo que dizem, não haverá maioria e terão que criar uma geringonça, à portuguesa, para formarem governo. Com menos de 3 a geringonça fica a mancar, portanto acredito que vou ver algumas destas caras no próximo governo.
Os mais velhotes não acreditam neste sistema, mas também estão fartos dos socialistas e dos populares. Então, como e em quem votar? Eles não sabem e eu também não, nem sou parte interessada na coisa. Eles que se governem como quiserem e puderem que nós faremos outro tanto. Não tarda, estarão aí as nossas eleições e só tenho lido que o melhor é votar no PNR. Sabem o que isso é?

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Ri-te, ri-te!


Estou aqui a assistir à conferência de imprensa do Sérgio Conceição e com vontade de desatar a rir-me da cara dele depois do "inesperado" empate em Vila do Conde. Mas vem-me à memória aquele ditado que diz:
- Não te rias do vizinho que o teu mal vem a caminho!
O FCP acabou de perder 2 pontos, mas imaginem se o Benfica perde em Braga e lá se vão 3 pontos. Aí ficaríamos 1 ponto atrás deles e seria o fim da macacada, nem é bom pensar nisso!
O que me deu ainda mais vontade de rir, é que estava a ver o jogo com um grupo de amigos e aos 70 minutos virei-me para eles e disse:
- Vou-me embora, o resultado está feito e nem vale a pena ver o resto.
Ao chegar a casa sentei-me ao pé da mulher que estava a ver a novela do costume, disse-lhe que o Porto tinha ganho e fiquei por ali perto de uma hora. Às 23.00 horas levantei-me e vim aqui para o meu cantinho, onde passo muitas horas dos meus dias, liguei o televisor e aparece-me a cara do Sérgio no exacto momento em que dizia "a responsabilidade é minha". Vi logo que a coisa lhe tinha corrido mal.
Na penúltima jornada vem o Benfica jogar ao Estádio dos Arcos. Já estou ansioso que chegue esse dia para ver como se porta a nossa equipa perante o Rio Ave.
E o resto? O resto logo se vê!

Curiosidade!


Há 45 anos era quinta-feira, como hoje, quando se deu o 25 de Abril. Ou seja, o dia 26 foi a uma sexta-feira, como é amanhã, último dia da minha semana de trabalho, pois a minha empresa já praticava a semana inglesa.
No dia 27, sábado, tínhamos um jogo de futebol combinado entre trabalhadores da minha empresa com os trabalhadores de uma empresa da zona da Serra da Estrela. E os transportes devidamente organizados para sairmos de Vila do Conde às 06.00 horas desse sábado.
Logo à saída de Vila do Conde tínhamos que atravessar a ponte sobre o rio Ave que estava fechada por uma auto-metralhadora e uma patrulha do Exército. Eu, como líder do grupo em viagem e capitão da equipa de futebol, tive que assumir as despesas da conversa e explicar ao furriel que comandava a patrulha que íamos jogar à bola e não participar em nenhuma acção fascista ou anti-fascista, coisa que eles eram supostos controlar.
Ao fim de uns bons minutos de discussão e tendo em vista a reputação e importância da minha empresa lá nos deixaram passas, mas foram avisando:
- Olhem que há muitas patrulhas como esta pela estrada fora e o mais certo é não passarem na próxima.
Estava muito enganado, conduzimos sem parar dali até Seia e começamos o jogo com uma hora de atraso, mas ninguém mais nos incomodou durante todo o caminho. Nem à ida nem à vinda!

quinta-feira, 25 de abril de 2019

A Revolução!



E se não tivesse acontecido o 25 de Abril?
O que teria acontecido em Portugal?
E nas províncias ultramarinas?
Como teria terminado a Guerra Colonial?
E depois da independência inevitável teria havido retornados?
Teria havido governos conjuntos de negros e brancos durante o período de transição?
Teria sido melhor para os povos africanos depois de se verem livres de nós?
Estas e outras questões semelhantes nunca terão resposta. Aconteceu o que aconteceu e como calhou acontecer por influência de muita gente que foi beneficiada e muita outra que foi prejudicada. Se houver outra talvez saia melhor que a que festejamos hoje.
Eu sou dos que vejo mais coisas más do que boas na política pós-25 de Abril. Os políticos são uns sem-vergonha e tratam-nos abaixo de cão. Mereciam ser fechados no Campo Pequeno, como queria fazer o Otelo, em 1975.
E se essa não for a solução, outra terá que haver, pois assim não pode continuar!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Grande Benfica!

Hoje vi o jogo do Benfica num televisor Full HD de 135 cms de largura. Foi um espectáculo!
Mas acredito que não teria sido assim um tão grande espectáculo se não tivessem sido marcados 6 golos. Na primeira parte o Benfica jogou bem, mas jogou pouco, marcou apenas um golo aos 2 minutos e andou os restantes 43 a fazer rodriguinhos.


Na segunda parte a coisa foi diferente, o Marítimo até jogou melhor, mas o Benfica começou a desenvolver o seu jogo como grande equipa que é. E os golos começaram a aparecer. O João Félix já tinha marcado o primeiro golo e voltou a marcar. O Cervi que aparece e desaparece da equipa e até já se diz que vai sair no fim da época, marcou dois.


O Pizzi também marcou, o que não é grande novidade, pois de vez em quando lá vai molhando o pincel. O Salvio que aos poucos vai regressando à equipa, depois de mais uma lesão, também fez um belo golo de cabeça.


Mas a pior parte calhou ao Seferovic que falhou as quase dez oportunidades que teve para marcar. Recebeu passes de todo o lado, para os pés e para a cabeça e nunca acertou com a baliza. Se estivesse de pontaria mais afinada, em vez do 6-0 final, o Benfica poderia ter saído de campo com um resultado semelhante ao que conseguiu com a outra equipa da Madeira.
O campeonato está a chegar ao fim e ...
Ninguém pára o Benfica !!!

domingo, 21 de abril de 2019

Que fazer com as sobras?


Tenho meia hora ainda, antes da meia noite, e nada para fazer, ou seja, sobra-me tempo. Alguma ideia do que devo fazer com esse tempo que me sobra?
Há gente que passa a vida dizer que não tem tempo para nada. Pelo contrário, a mim sobra-me tempo, além do tempo que passo a dormir - que felizmente tem aumentado - não sei o que fazer com o resto. Talvez gaste uma horita com as refeições, mas ainda me sobra muito. Passo o dia a inventar tarefas, o que vou fazer agora, pergunto a mim mesmo frequentes vezes.
É assim a vida de um velho reformado. Sim, velho, porque se fosse novo depressa arranjaria o que fazer. Quando era novo não tinha tempo para nada, agora não tenho nada que fazer com o tempo. E isto faz-me recordar uma conversa que o meu  - que Deus tem - teve comigo.
- Queres saber uma coisa, meu filho?
- Diga, meu pai.
- Quando eu era novo queria comer, tinha sempre fome, e não havia dinheiro para comprar a comida. Agora que sou velho, sobra-me o dinheiro, mas não posso comer.
- Porquê, meu pai?
- Umas vezes falta-me o apetite, outras é o médico que não deixa, mas a pior de todas é que já não tenho dentes para mastigar o que me agrada e comer papas não é comigo.
Quando chegamos a esta idade temos que aprender de novo a viver. Tal como uma criança começa a engatinhar e depois a andar, nós temos que ir que nos ir ajustando a um novo modo de viver. Grande parte das vezes a contragosto, mas não há volta a dar-lhe, é assim ou tirar bilhete para a última viagem.
Mas aí a coisa fia mais fininho, não vejo muitos interessados em encetar essa viagem sem regresso. Nunca cá voltou ninguém para contar como é a vida nessa outra dimensão e, por conseguinte, não há quem queira partir sem essa informação. Vai que essa nova vida ainda é pior que esta? Nã, mais vale não arriscar, vamos ficando por aqui, enquanto Deus nos deixar.
E pronto, está quase gasta a tal meia hora de que vos falei e vem aí a hora da caminha, onde vou passar as próximas sete ou oito horas, se correr bem. Obrigado por me aturarem e gastarem algum do vosso tempo a ler estas parvoíces. Se tinham alguma coisa melhor para fazer, peço perdão, mas não pude evitar este desabafo.
Muito boa noite !!!

Ressureição!


Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!

sábado, 20 de abril de 2019

Os farricocos!


Hoje, na Póvoa, é a Procissão do Senhor Morto e mais nada.
Na frente os farricocos com as suas luminárias acesas e depois os anjinhos, as figuras bíblicas, a banda de música e tudo isso que é habitual nestas ocasiões, além do falecido dentro do caixão.
Não vos conto mais nada que isto é a mesma coisa todos os anos e já por aqui ando há mais de cinquenta!

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Visita às igrejas!


Oh, meus amigos, hoje joga o Benfica!
Na quinta-feira santa, aqui na minha terra, é costume andar toda a gente de igreja em igreja, depois do jantar, para ver o que cada equipa apresenta ao público. Tapetes de flores, paramentos religiosos e até cenas bíblicas ao vivo, há de tudo um pouco nas igrejas de cada bairro.
Mas hoje há um problema para complicar a tradição, joga o Benfica, e entre as 20 e as 22 horas não vai haver quem troque isso pelas igrejas. As mulheres, esposas ou namoradas, que gostam de ir penduradas no braço do seu parceiro, vão ter que esperar até soar o apito final, em Frankfurt. E se o Benfica perder, alguns são capazes de empacar e não sair de casa. Pobres senhoras que não sofrem da bola como eles!
Bem, por agora é tudo. Isto foi o pontapé de saída para o aquecimento, logo depois do jogo, passo por aqui para carpir as mágoas, se a coisa correr mal, ou saltar de alegria, se a coisa correr a nosso contento. Nestes jogos internacionais tudo o que conta são os milhões e a mim não me toca nenhum, por isso reservo a minha dedicação para os jogos do campeonato.
Até logo !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cá estou eu!
Demorei mais que o previsto, pois levaram-me a ver as igrejas. Se já ia chateado com a derrota do Benfica, mais fiquei com a seca que levei nas igrejas. Paciência, disso não vou morrer com toda a certeza.
Também não tenho grande coisa a dizer, o Benfica jogou mal e pagou as favas. Pareceu-me que o treinador, ou a equipa, resolveu jogar para o empate a zero e isso foi-lhes fatal. Houve jogadores em campo que, durante a primeira parte, não tocaram na bola e outros não correram tanto como de costume. Na segunda parte, começou melhor, mas nem as substituições deram à equipa a velocidade que lhe faltava. Os remates à baliza foram poucos e os sustos na nossa grande área foram demais. E para além do mais, o primeiro golo dos alemães é um descarado fora de jogo que deveria obrigar o árbitro a entregar o seu cartão de profissional do apito e mudar de profissão.
Para o ano há mais!
Vamos ao campeonato que aí é que dói mais!

Ai, a gota!

Problema piora com passar dos anos

Para quem está gordinho, o problema acentua-se. O que exige exercícios físicos, caminhadas e, claro, chás para ácido úrico alto como auxílio ao funcionamento orgânico e controle da gordura corporal.
Idosos estão mais propensos à doença, mas a gota pode começar a manifestar-se bem antes, ainda na juventude. Por isso é necessário ficar atento aos sintomas. Inchaços podem ser um dos primeiros, de forma especial no dedão.
Se você não iniciar o tratamento já nos primeiros sintomas, a tendência é de piorar com o passar dos anos. O inchaço vai para a pele e inicia-se a deformação de articulações e das mãos, com dores muito fortes.


Há mais de 30 anos que ultrapassei os limites de 0.75 (gramas por decilitro de urina) de ácido úrico no sangue, agora vou já (quase) no dobro. Não admira, portanto, que as reacções adversas do corpo comecem a notar-se. Durante uns anos, tomei um comprimido de Ziloric por dia. Depois, houve um médico que me disse que valia mais uma corridinha, uns alongamentos, um pouco de ginástica do que o comprimido. Assim deixei de o tomar, mas como sou um preguiçoso nato, esqueci-me da ginástica e das corridinhas.
E o resultado está à vista, a minha mão não está ainda tão mal como a da imagem que podem ver acima, mas vai a caminho disso. A mão direita está pior que a esquerda, com o dedo mindinho e o anelar bastante afectados, enquanto que a mão esquerda só foi afectada na articulação da falange do dedo indicador que "deflagrou" há cerca de dois anos, mas se mantém estável desde então.
Nos pés, onde é mais comum esta doença começar, tenho apenas um dedo deformado (muito) e, felizmente, não tem sido doloroso. Todos dizem que é o dedão o primeiro a ser atingido, mas no meu caso não tenho quaisquer sintomas no dedão, nem joanetes, nem nada. A coisa começou no dedo mais comprido, encostado ao dedão, que começou a mostrar aquelas calosidades próprias da acumulação de cristais de urato na articulação. O malvado já tem quase o dobro da grossura e começa a aleijar-me no sapato. Já me estou a ver de chinelos por causa dele.
Para baixar o ácido úrico mandaram-me tomar chá de urtigas. Nada mais fácil, uma vez que tenho a horta cheia delas!

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Feios, porcos e maus!

Este é o título de uma comédia italiana que apareceu nos nossos cinemas no fim da década de 70 do século passado. Do filme já não me lembro de nada, mas o nome nunca mais esqueci, «Feios, Porcos e Maus». Vá lá saber-se porquê, lembro-me sempre deste filme quando vejo o Porto jogar.
Depois de mais um jogo que acabei de ver, vem-me à ideia a mesma coisa, o mesmo título do mesmo filme. Vou esquecer os porcos e os feios e vou concentrar-me nos maus. Existem nesta equipa jogadores que têm maus instintos, que atacam a bola sem o mínimo cuidado em preservar a saúde do adversário. Jogadores como o Filipe, o Pepe, o Herrera, o Octávio, o Soares e até o Danilo chutam a bola de qualquer maneira, mesmo que tenham que atingir as canelas ou a cabeça de um adversário. São jogadores do tipo "rebenta-canelas" como só se viram em Portugal, em equipas da 1ª divisão, nos tempos do Boavista de Jaime Pacheco.
Um jogador que não encolhe a perna, quando vê que pode atingir um adversário, é mau e não há nada nem ninguém que me faça mudar de opinião. Um bom exemplo desse tipo de atitude foi aquele lance entre o Salah e o Danilo no jogo da primeira mão. O Salah vinha em progressão com a bola e o Danilo esticou a perca para lhe dar um pisão. O Salah ao aperceber-se disso levantou o pé e esperou por ele, tendo-o atingido na canela com os pitõss da sua chuteira. Por isso podia ter sido expulso, no entanto, eu atribuo a culpa dessa falta ao Danilo e apoio o árbitro por nem sequer um cartão amarelo ter mostrado ao jogador do Liverpool. Imensas críticas, especialmente do lado do FCP e seus adeptos, pois o que queriam era ver o Salah de fora no jogo da segunda mão.
Gosto de jogadores como o Brahimi que fintam, driblam e correm com a bola na ponta da bota sem nunca atingir o adversário. Isso sim, são jogadores de futebol, os outros, os Pepes e os Filipes são maus de mais para merecerem a minha consideração. À equipa, em geral, e ao Sérgio Conceição, em particular, falta-lhe humildade, qualidade que é apanágio dos grandes homens. Passaram a semana a arrotar postas de pescada e hoje levaram o troco, dentro das quatro linhas. Espero que aprendam alguma coisa com isso !

terça-feira, 16 de abril de 2019

A Europa dos Campeões!

Lá se foi o nosso representante na Liga dos Campeões!
Ah, desculpem, ainda falta jogar o Porto que também tem uma palavra a dizer nesta história. Mas por aquilo que ouvi aos nossos comentadores, o nosso FCP não tem qualquer hipótese de passar às meias. Eu não gosto desses morcões nem um bocadinho, mas se eles eliminassem os reds de Liverpool sempre ajudariam Portugal a subir no ranking. Mas o melhor é esperarmos até amanhã, em vez de estar aqui a tentar adivinhar o que vai acontecer.
Mas voltando ao jogo da Juventus, aquilo foi um desastre total. O Ajax encostou-os às boxes e eles não conseguiram dar uma para a caixa. O nosso "artista" meteu um golo em cada uma das duas mãos e, de certo modo, salvou a sua cara, de resto foi uma nódoa esta eliminatória do lado da Juventus. Mais um ano à espera e, entretanto, a idade do Ronaldo vai avançando e em breve não podem contar com ele para essa luta. Alguém vai começar a achar que foi um investimento em falso, porque ganhar apenas o campeonato italiano já eles faziam sem o Ronaldo.
Enfim, eles é que sabem e eu não vou preocupar-me com isso. Amanhã veremos o que acontece com o FCP e vamos preparar-nos para o embate com a malta de Frankfurt que pode ainda render uns trocos ao Benfica. O Lage tem de organizar uma equipa de ataque, pois temos que marcar golos. Senão, os dois golos que eles marcaram em nossa casa podem facilitar-lhes a eliminatória. Não podemos esquecer que uma vitória por 2 a 0 lhes garante a passagem e deixa o Benfica fora da corrida. E isso nós não queremos!

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Paris!


Agora já vou tarde!
Passei várias vezes em Paris, queimei horas e horas à espera de voos que nunca mais levantavam e nunca me deu para visitar a famosa catedral de «Notre Dame de Paris». Uma vez até dormi um sono, em cima de um banco de jardim, junto à Torre Eifel, mas para visitar a catedral nunca me senti motivado. Mesmo depois de ter lido o romance de Victor Hugo, "O Corcunda de Notre Dame", não senti curiosidade de visitar aquela torre, onde o corcunda se escondia para tocar o sino.
Agora não há remédio, a catedral ardeu hoje e já não a poderei visitar!

EINTRACHT !


Ora cá temos uma lista de sinónimos da palavra «eintracht» para me ajudar a perceber o que dizer a palavra que os nossos adversários, a casa de quem vamos jogar na próxima quinta-feira, juntaram ao nome da cidade, onde têm a sua sede.
A tradução aconselhada para Português é «concórdia», mas eu diria que «UNIÃO» é mais ajustado à realidade futebolística. Tal como nós temos o União da Madeira ou de Leiria, ou até o Unidos de Lordelo, aqui temos agora o «União de Frankfurt» que o sorteio da Uefa escolheu como adversário do meu Benfica.
A população de Frankfurt anda à volta de 750.000 habitantes. Nós, os benfiquistas, somos muitos mais!!!

domingo, 14 de abril de 2019

Vamos à bola?


Está quase na hora dos artistas entrarem em campo. Tenho que preparar-me para ir tomar conta deles, não vão eles esquecer-se de dar o litro como fizeram contra os alemães do Eintracht. Por falar nisso ainda não descobri que raio significa "eintracht", alguém sabe?
Agora não tenho tempo para mais prosa, mas logo, no fim do jogo, passo por aqui e acrescento qualquer coisinha. E espero bem que seja positiva!
--------------------------------------------------------------------------
Cá estou eu de volta!
Mais uma vitória, como eu, muito sinceramente, esperava. Os rapazes do Setúbal fizeram o que puderam, obrigaram alguns jogadores do Benfica a cometer erros inexplicáveis, ainda meteram dois golitos, mas nada disso tira brilho à vitória do Glorioso.
A actuação do árbitro não foi grande coisa, marcou um penalti que não o era contra o Benfica e fez exactamente o contrário no penalti que não marcou contra o Setúbal. E para cúmulo ainda mostrou um cartão amarelo ao Rafa que tinha levado um pontapé nas canetas. Mas falar nisto é tempo perdido, por isso vamos em frente (que atrás vem gente).
Neste capítulo, do campeonato nacional, vamos esperar que a sorte nos acompanhe até ao fim e possamos ficar com o caneco de campeões. Quanto ao resto, refiro-me ao jogo da Liga Europa, com um pouquinho de sorte espero que passemos a eliminatória. É com grande expectativa que eu, e todos os benfiquistas, esperamos por esse jogo, na próxima quinta-feira. E depois ver quem nos vai calhar na rifa, para percebermos quais são as nossas hipóteses de continuar na prova.
E é assim a vida, corações ao alto e ...
Carrega Benfica!!!

sábado, 13 de abril de 2019

Transportes dos velhos tempos!


Cerca de 4 quilómetros separam as cidades da Póvoa e de Vila do Conde. Não é uma grande distância e muita gente a fazia a pé, nos velhos tempos, mas havia sempre alguém que não o queria, ou podia, fazer e lá apareceram os transportes públicos.
O primeiro carro a fazer este serviço de ligação foi o «Americano», um carro que andava sobre carris e era puxado por uma parelha de mulas. Não chegou aos meus dias, quando aterrei na Póvoa, em 1960, já não havia vestígios dele, embora os carris s´tenham sido arrancados do chão, por aquilo que ouvi contar, poucos anos antes de eu chegar. Começou a usar-se a bicicleta em grande escala e os carris provocavam quedas com muita frequência, o que levou as autarquias a tomar a decisão de retirar os carris e ajustar a via para os transportes mais modernos.


O que veio a seguir não era o supra-sumo da modernidade, mas era muito mais confortável. E funcionava em pleno quando eu cheguei à Póvoa. Se bem me lembro, o bilhete custava 1$50, o que parece pouco, mas considerando os ordenados da época já pesava no bolso de quem pagava. Ir à feira da Vila custava aos poveiros desse tempo 3$00 (ida e volta), à sexta-feira e era um pandemónio para arranjar lugar nas horas de ponta.
Bons velhos tempos! 

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Frankfurt tem tudo!

Tem um estádio de se lhe tirar o chapéu

Tem um rio que embeleza a cidade

Tem casas típicas que são o ex-libris da Alemanha

Tem o banco que guarda os euros da União

Tem isso tudo, mas não tem um clube de futebol com as tradições do Benfica. Estava toda a gente com medo de apanhar uma cabazada, afirmava-se que o Eintracht ainda não tinha perdido jogo algum neste ano de 2019, que estava em 4º lugar na Bundesliga e não sei quantas coisas mais que faziam o Benfica parecer um anãozinho de jardim. Pois é, mas o Benfica tem jogadores sensação, como o Joãozinho, que enfiou 3 batatas na baliza do Kevin Trapp. Trap quer dizer ratoeira em inglês e talvez fosse melhor eles arranjarem outro guarda-redes, ou mudar-lhe o nome, senão correm o risco de levarem com outro hat-trick do puto e serem eliminados da prova.
Bem, já perceberam que estou todo satisfeito com o resultado conseguido, embora me apetecesse bater em alguns jogadores do Benfica pelas muitas asneiras que cometeram. A começar pelo Jardel que sempre me deixa ficar mal. E o golo metido pelo Paciência doeu-me a dobrar, por ser do clube que é. Não fora este segundo golo dos alemães e o golo falhado pelo Seferovic que faria o 5 a 1 e seria uma noite perfeita, com a eliminatória quase garantida. Assim vamos ter que nos esfarrapar todos para fazer um jogo que não nos envergonhe. Um empatezinho com golos já me deixaria satisfeito e não é pedir muito.
Como podem ver pelas imagens que tive o cuidado de seleccionar, Frankfurt é uma cidade linda que vale a pena visitar. Gostava de lá ir na próxima semana assistir ao jogo da segunda mão, mas, infelizmente, já não há bilhetes.
Viram o João Felix em lágrimas, depois de marcar o terceiro golo?
Adrenalina no máximo!
Carrega Benfica!!!

A cara da Justiça!

Não gosto deste gajo e pronto.
Pela sua maneira de falar, pelo seu aspecto mal cuidado e, acima de tudo, por ser um sicário do Pinto da Costa. Tal como um cão rafeiro, ele abana o rabo quando o seu dono lhe faz uma festa, lhe passa a mão pelo pêlo.
Ontem, esteve no tribunal e disse uma quantidade de coisas que cheiram a mentira a léguas de distância. Ele e o amigo e correlegionário Diogo Faria debitaram um sem fim de mentiras com o propósito de convencer o juiz de que o Futebol Clube do Porto não tem nada a ver com o assunto.


Eu pergunto-me que cara fará um juiz quando tem na sua frente um gajo que está a mentir descaradamente. Com quantos dentes tem na boca, costuma dizer-se. Arcar com as culpas que são do clube e do seu presidente é um modo de prevenir sanções que prejudiquem desportivamente o FCP, mas fica, ou pode ficar, um tanto ou quanto pesado para ele.
A segunda linha de defesa é afirmar que só foram tratadas e divulgadas informações de interesse público. E eu pergunto: como é que todas essas informações iam sempre em prejuízo do Benfica e nunca afectavam o Porto?
Eu quero crer que o juiz sabe, perfeitamente, o que está aqui em causa. E consegue discernir com relativa facilidade sobre as mentiras que são ditas, como se fosse verdades inabaláveis. E sabendo tudo isto que posição tomará na hora de ler a sentença?
Que coisas feias tem o futebol!!!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Cromos da bola!


De um lado, o Messi que não deixou os seus créditos por mãos alheias e regressou a Barcelona com uma vitória, embora curta, que dará para enfrentar a 2ª mão sem grandes receios.
Do outro lado, o CR7 que tinha que marcar um golo para justificar o dinheiro que o clube italiano investiu na sua contratação. E marcou, a Juventus ficou na frente até ao intervalo. No recomeço, uma desatenção da defesa, nos primeiros 30 segundos de jogo, deitou tudo a perder e os holandeses empataram a partida. E assim ficou até ao fim, embora os rapazes do Ajax tenham tido meia dúzia de oportunidades de ganhar o jogo.
Não gostei muito do jogo da Juventus e não sei explicar porquê. Pareceu-me que entraram cheios de medo, a jogar para o 0-0, esperando depois resolver a eliminatória em casa. Se a ideia era essa, a coisa correu-lhes a contento, pois 1-1 é melhor que 0-0.
Na próxima semana voltam a jogar, perante o seu público e ficaremos a saber quem tem estofo de campeão e quem fica pelo caminho. Cá estaremos para aplaudir os vencedores.
E agora está na hora da caminha!
Sonhos cor de rosa!

terça-feira, 9 de abril de 2019

Modernismos!


Em breve serão estes aparelhinhos a entregar a sua pizza
acabada de encomendar. O serviço vai começar, a nível
experimental, na Austrália, mas em breve se espalhará
pelo mundo. Acontece com todas as modernices e não
há que esperar outra coisa.


As barulhentas scooters que ameaçam atropelar quem se puser
no seu caminho vão passar à história. Mais uma vez a máquina
rouba postos de trabalho aos humanos. E falo em causa própria,
pois tenho um sobrinho que ganha a vida como pizza-boy. Na
poluição, tanto sonora como do ar, talvez fiquemos a ganhar,
pois os drones são silenciosos e não (???) expelem gases.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Tejo seco!


A culpa é dos espanhóis, do S. Pedro, ou de quem desvia água do rio ao longo do seu percurso? A verdade, verdadinha, é que o Tejo já não é o que era e isso vê-se a olho nu. É um sinal dos tempos, dizem alguns, cada vez haverá menos água até que um dia ela se extinguirá e com ela o nosso planeta azul.
Sendo egoísta, isso não deve preocupar-me, pois para a curta vida que me resta deve haver água que chegue. Depois, quem cá estiver que se preocupe com tal assunto, pois aí os meus neurónios já não estarão activos e nada poderei fazer para ajudar.
É muito fácil deitar as culpas aos espanhóis por não deixarem passar mais água, mas talvez fizéssemos o mesmo se estivéssemos no lugar deles, pois deixar seguir para o vizinho a água que nos faz falta é uma ideia pouco acertada. Barragens e açudes ao longo do rio, depois das Portas de Ródão, terão que ser muito bem geridos se quisermos que chegue alguma água a Lisboa.
Imagens como esta que vêem acima devem servir de aviso a quem anda distraído, em especial a quem tem responsabilidades nesta matéria. Fiscalização apertada precisa-se!

domingo, 7 de abril de 2019

Toma que já almoçaste!

Ao almoço foi um cabritinho assado no forno. Estava muito bom, mas falhei no vinho que escolhi para acompanhá-lo. Era um vinho de 2012, do Dão, e não gostei do paladar. Talvez seja defeito meu, mas isso não posso mudar, se gosto muito bem, se não gosto  tenho que o dizer.
Isto foi o almoço, porque o jantar ia-me saindo mais azedo com o Benfica a deixar-se surpreender logo no início do jogo. Isto seguido de um segundo golo que o árbitro anulou (???) e um penalty a favor do Benfica que me deixou muitas dúvidas. Graças a Deus e àquele monumental chapelão do Seferovic, as coisas entraram nos eixos a partir daí e acabaram da melhor maneira para os da minha cor.
Agora vamos ganhar fôlego para receber os alemães do Frankfurt, na quinta-feira. Não é que eu tenhas grandes expectativas quanto à Liga Europa, mas ganhar esse tipo de jogos dá outro élan à equipa. E também uns eurozitos extra para os cofres da Luz, o que dá sempre jeito.
O Bruno Lage está a apostar forte no marroquino Tarabt, penso que foi o presidente que o mandou fazer isso para atrair a atenção dos interessados e ver se o vende no verão sem perder dinheiro. Isto do futebol é tudo um grande negócio!

sábado, 6 de abril de 2019

Único prazer!

Sou obrigado a concluir que o único prazer que me resta é "dar ao dente". Comer e beber e esquecer tudo o resto que é uma paranóia total. Gastronomia não é um desporto, mas se fosse seria o meu preferido, aquele que praticaria sem ser preciso obrigar-me.


Pensando nisso, vou meter-me na cama e pensar em ir até Montalegre almoçar, amanhã. Ontem começou a cair neve e aquela terra fica mais bonita com neve. E depois há o cozido à portuguesa que ganhou fama naquela terra e agrada-me a ideia de lhe meter o dente.
Ali, ao fundo da rua, passa o rio Cávado, acabadinho de nascer na serra do Barroso e que uns bons quilómetros mais a jusante passa mesmo à porta da Câmara Municipal, onde foi registado o meu nascimento (há muitos anos).
Também é um verdadeiro espectáculo ver as vaquinhas barrosãs e longos cornos a fazer-me recordar a minha juventude. Muitas vezes me atrevi a pegar na soga (fita de couro que liga os cornos de uma à outra vaca) e conduzir o carro de bois (ou de vacas) até ao campo. E viajar em cima do carro, encostado a uma vara de marmeleiro maior que eu, armado em homem grande! Isso é que era ser valente e importante, antes ainda de entrar para a Escola Primária.
Bem, vão dormir que eu vou fazer o mesmo. Encharquei-me em anti-inflamatórios e consegui dominar as dores. Dizem que amanhã vai chover muito. Se eu gostasse de cama ficava lá todo o dia!

Uma noite infernal!


Já não bastavam as dores que tinha, veio ainda uma dor de destes juntar-se ao arraial!
Estou desanimado da vida, o Benfica perde, a saúde piora, caminho arrimado a uma bengala e vou arrastando a perna esquerda. Apetecia-me ir para Trás-os-Montes, empanturrar-me de comida boa e beber umas canecas de tinto até cair para o lado. E se Deus fosse meu amigo não deixava que eu acordasse mais!
Bom dia, amizades! Gozem a vida que eu não posso!

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Que Deus me acuda!


Ontem fui ao médico à procura de alívio para as minhas maleitas e regressei a casa com uma receita para 3 novos medicamentos, a acrescentar à longa lista dos que já fazem parte da minha história. Fui atendido por uma médica novinha, especialista em dor crónica, que se fartou de me fazer perguntas e escrever no seu computador. As perguntas pouco diferem daquelas que me fez o neurologista, a minha médica de família e até o meu enfermeiro da Unidade de Saúde Familiar. Eles perguntam e registam no seu computador, aquilo deve ser uma espécie de blog com um defeito enorme, ninguém lê o que os outros escreveram, senão não me faziam as mesmas perguntas.
Vejo nisto dois problemas que deviam preocupar os nossos governantes. O primeiro tem a ver com o SNS que alberga médicos aos milhares só porque eles precisam ganhar a vida como toda a gente. Não que façam uma grande falta aos doentes, mas porque faz parte do sistema e o sistema tem que continuar a funcionar, como um eterno sem-fim que foi posto em movimento por alguém sem saber porquê.
O segundo tem a ver a receita de medicamentos, o que mais que do interesse dos doentes é do interesse das farmácias e farmacêuticas. Imagine-se o prejuízo que seria se todo o mundo parasse de engolir as dezenas de comprimidos que fazem parte da sua "dieta". Ouvi dizer que os médicos recebem uma pequena percentagem dos remédios de marca que receitam. Pode ser apenas má-língua, mas também pode ser verdade e por essa razão eu só consumo genéricos. Quando me dizem que não há, cheira-me logo a esturro e já não quero nenhum, nem assim nem assado, que os tomem eles.
Disse isso à médica e ela respondeu que isso pode jogar contra mim, pois sem esse remédio posso morrer. Não faz mal, disse-lhe eu, quando morrer sou defunto e já não tenho que preocupar-me com esses pormenores.
E é verdade, ou estou errado?

quinta-feira, 4 de abril de 2019

A «Família do Cavaco»!

  • Maria dos Anjos Nogueira: mulher do ministro da Presidência e da Defesa Nacional, Fernando Nogueira; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Saúde, José Martins Nunes.
  • Fátima Dias Loureiro: mulher do ministro da Administração Interna, Dias Loureiro; nomeada para adjunta de Pedro Santana Lopes.
  • Sofia Marques Mendes: mulher de Luís Marques Mendes, "na altura um dos membros mais influentes do Governo", segundo o Polígrafo; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro.
  • Margarida Cunha: mulher do ministro da Agricultara, Arlindo Cunha; nomeada para secretária do ministro Couto dos Santos.
  • Maria Filomena de Sousa Encarnação: mulher de Carlos Encarnação, secretário de Estado Adjunto da Administração Interna; nomeada para adjunta do subsecretário de Estado da Cultura, António Sousa Lara.
  • Maria Cândida Menezes: mulher do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Luís Filipe Menezes; nomeada secretária de Fernando Nogueira, ministro da Presidência e da Defesa Nacional.
  • Celeste Amaro: mulher do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro; nomeada para vogar da direção, nos serviços sociais da Presidência do Conselho de Ministros.
  • O casal Paulo Teixeira Pinto e Paula Teixeira da Cruz: Ela entrou primeiro no Governo, como assessora de Marques Mendes; mais tarde, ele foi nomeado subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
  • Regina Estádio Marques: mulher do assessor de Cavaco Silva, Pedro Estácio Marques; nomeada secretária de Carlos Encarnação.
  • Fátima Loureiro: mulher de Carlos Loureiro; nomeada para a Administração Interna, "onde convivia com o seu marido".
  • Eduarda Honorato Ferreira: irmã de José Honorato Ferreira, chefe de gabinete de Cavaco Silva; responsável pela coordenação de agenda do ministro das Finanças.
  • Isabel Elias da Costa: mulher de Elias da Costa, secretário de Estado das Finanças; nomeada para adjunta de Couto dos Santos, dos Assuntos Parlamentares.
  • Teresa Corte Real Silva Pinto: irmã da secretária de Estado da Modernização Administrativa; Isabel Corte Real; nomeada secretária de Couto dos Santos.
  • Isabel Ataíde Cordeiro: mulher de Manuel Facão, chefe de gabinete do secretário de Estado da Cultura; nomeada para adjunta da secretaria de Estado do Desenvolvimento e Planeamento Regional. Ela entrou primeiro e só depois veio o marido.
  • Margarida Durão Barroso: mulher do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Durão Barroso; nomeada para a Comissão dos Descobrimentos.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Hoje é que é para valer!


O jogo de ontem, em Braga, estava previamente resolvido e, por isso, não deu muita pica. Hoje, entre o Sporting e o Benfica, não vai acontecer o mesmo. Embora o Benfica tenha ganho o primeiro jogo, a margem é muito curta, o que vai dar forças redobradas ao LEÃO para se atirar à ÁGUIA e tentar deixá-la pelo caminho.
Um grande jogo em perspectiva para logo à noite!

terça-feira, 2 de abril de 2019

Futebol total!


Daqui a pouco temos os artistas a entrar em campo. Estão todos à espera de ver se vai ser a roubalheira do costume ou se, uma vez na vida, vai ser um jogo limpo com aperto de mão no princípio e um abraço no fim.
O Braga perdeu 3-0 na primeira mão e vai ser difícil sair desta, mas se averbar uma vitória já será uma medalha para a equipa do Abel. Por falar no Abel, mal o pobre abre a boca vai logo para a rua, enquanto que o "zangado" treinador do Porto pinta a manta e nada lhe acontece. Os senhores árbitros têm um medo que se pelam do Pinto da Costa.
Hoje, fica apurado um finalista, amanhã será o Benfica ou o Sporting a correr atrás do prejuízo para ver quem tem direito a apresentar-se no Jamor, lá para fins de Maio.
Para não variar, eu vou torcer pelo Braga!!!

Tecnologia de ponta!


Decidi enfrentar a fera, arrumei o meu velho computador e agarrei-me ao novo decidido a não dar parte de fraco. Isto é como tudo, depois de se conhecer não representa qualquer dificuldade. O problema é como se chega lá, como domesticar o bicho sem a ajuda de ninguém. Tenho andado a apalpar, descubro uma coisinha aqui, outra ali, recorro a uns truques para avançar e lá vou avançando.
O meu neto mais novo diz que é só perguntar ao Google que ele sabe tudo. Escreve-se na janela de pesquisa "como fazer isto" e ele responde. O único problema, penso eu, é substituir a palavra isto por qualquer outra que deixe o Google perceber o que queremos dele.
Perante uma dificuldade que me surgiu, hoje, ao trabalhar numa folha de Excel, fui perguntar ao Google como usar os comandos F1 a F12 do teclado deste computador. Perdi uma eternidade à procura do termo correcto para ele me entender e fui espreitando cada uma das hipóteses que me deu. Meio por acaso fui parar a um forum em que os utilizadores fazem perguntas sobre aquilo que não entendem no Windows 10 e esperam que alguém lhes responda.
Logo na primeira linha encontrei a pergunta que eu próprio queria fazer. Dizia assim:
- Eu carrego no F2 e não acontece nada!
- Já tentou carregar na tecla FN antes de carregar no F2?
Mesmo na mouche, nunca vi um tiro tão certeiro. Abri o meu documento em Excel, escolhi a célula em questão, pressionei FN e F2 e pronto, funcionou na perfeição.
Isto é quase como os bebés, não trazem livro de instruções e à primeira dúvida lá vamos nós à procura da avó para nos ensinar como é que se faz. Aqui e agora a avó chama-se Google e sabe tudo!