quinta-feira, 29 de março de 2018

Aldrabões !

Os ministros de inovação do G7 acordaram alguns enfoques comuns em termos de inteligência artificial e uma lista de práticas desejáveis", disse o ministro de Desenvolvimento Social, Jean-Yves Duclos, ao fim da reunião ministerial sobre emprego e inovação do grupo que foi realizada nesta terça e quarta-feira em Montreal.
Os altos funcionários definiram uma "visão partilhada de uma inteligência artificial centrada no ser humano, uma visão que requer abordar com cuidado o desenvolvimento e implementação desta tecnologia promissora", de acordo com a declaração adotada no Canadá.


Quando leio as notícias, eu não gosto de ser enganado com tão grande descaramento. A reunião de que falam aconteceu agora e a foto que acompanha a notícia tem, pelo menos, 4 anos de idade. A maior parte dos que estão à volta da mesa já foram dar a volta, a começar com o Durão Barroso e continuando com o Obama, o Holande e outros.
Quanto à notícia vem lembrar que plataformas digitais, como o Facebook, são um perigo público. Se se provar que a vitória do Brexit, eleições nos EEUU, Nigéria, etc. foram manipuladas será o fim da macacada. Não faço ideia do que o G7 pode fazer para contrariar essa tendência, pois a coisa não é fácil. Qualquer medida proibitiva porá em causa a liberdade de cada um e isso em democracia não é aceitável.
O nosso país vai a caminho da informatização total. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) sabe tudo a meu respeito, desde os meus dados pessoais aos valores das minhas últimas análises ao sangue e outros exames complementares de diagnóstico que fiz recentemente. Conhece todas as minhas doenças em pormenor, os médicos que me assistem e os remédios que me receitam. Se eu confessar à minha médica de família quantas vezes vou à casa de banho, o computador do SNS será capaz de calcular quantos rolos de papel higiénico eu gasto por mês.
E nem quero pensar o que conseguirão fazer com os dados que estão nas Finanças. Metem lá o meu NIF e conseguem ver o meu carro, a minha casa, quanto ganho e quanto gasto e não sei quantas merdas mais que até agora eram um segredo só meu. A inteligência artificial (IA), como eles lhe chamam, vai tomar conta da nossa vida e é bom que os governantes se preocupem em fazer as leis necessárias para nos proteger de abusos. É para isso que lhe pagamos e muito acima da média do salário nacional. 

4 comentários:

  1. A IA vai acabar por dominar o mundo e tornar os homens seus escravos. Felizmente isso já não será no meu tempo.
    Abraço e Páscoa Feliz.

    ResponderEliminar
  2. A má utilização da tecnologia poderá ser uma porta aberta para destruir a democracia? Não há nada que não sejam proveitoso desde que seja utilizado para os fins a que se destina. Se como está não é bom. Se voltasse-mos ao tempo em que tudo era feito manualmente pior seria. Os segredos deixaram de ser segredos desde que foi criado o número de contribuente. Na farmácia perguntam em que nome vai a factura. Basta dizer o nome e, lá aparece o dito. Há uns três quatro messe sentia um dor nas costas fui ao ortopedista, o qual me mandou fazer um TAC, dias depois voltei lá com o mesmo para ser examinado pelo médico ortopedista, o qual introduziu o cedê na ranhura do computador, olhou para o ecrã e disse-me são 75 primaveras. As artroses estão gastas. Tem uma hérnia discal, mas como não é nada cancerismo é melhor não mexer. Se fizer disparates ela chateia, se os não fizer ela, não chateia. Se não fosse a tecnologia nem o médico nem eu sabia que até ao fim da vida. Tenho que a transportar queira eu ou não queira!

    ResponderEliminar
  3. Quase a terminar as tuas ideias, não correu lá muito bem pois não? Eu estava com vontade de rir porque realmente é tudo verdade, hoje está tudo informatizado e apenas num clique sabem o que tomas, o que comes e onde circulas com o teu carro! Mas aquela de pedir aos governantes para fazerem algo para nos proteger, esquece! ELES protegem-se a eles, vês o que aconteceu à Central-Tejo! Vês o que acontece com o novo banco e também sabes o que acontece àqueles que fazendo parte do governo tentam meter a unha nos dinheiros públicos,demitem-se, são condecorados e arranjam-lhe um tacho melhor ainda! Acabei de chegar da Galp Energia, porque hoje recebo uma carta com a conta da electricidade para pagar 195€, onde normalmente pago 45 a 50€ mensais, tirei a leitura do contador estavam 250 KW a mais, foi logo cancelada a cobrança de débito direto e pediram desculpa e se eu por distração deixasse passar, lá ia varão, ninguém nos protege, nós é que temos que andar de olho vivo.

    ResponderEliminar