Hoje, há festa em Santa Maria da Feira!
A Feira - dito assim de forma mais abreviada - está hoje em festa. O clube desportivo desta cidade nortenha comemora o seu primeiro centenário, foi fundado em 1918, e tem um convidado especial para ajudar na festa, o Benfica. Às 18.15 horas alinharão no relvado as duas equipas que vão disputar um jogo que vai ser o ponto alto da festa.
E há duas coisas que os feirenses precisam para a festa ser uma festa a valer. A primeira dessas duas coisas é ganhar o jogo ao Benfica e a segunda é comemorar a vitória comenda uma bela fatia de fogaça, o bolo tradicional da terra.
Muito bem, esses são os planos dos dirigentes, dos jogadores e dos adeptos do C.D.Feirense, mas há aí um pequeno problema, seria preciso que o Benfica se deixasse atropelar e isso não passa pela cabeça de quem defende as cores do emblema da águia. Como diz o Rui Vitória, o Benfica só sabe ganhar.
Para o Feirense ganhar o jogo teria que ter uma grande "conaça". E dizendo isto sou obrigado a explicar o significado desta palavra, pois acredito que nem todos a conhecem, nem terão ainda ouvido pronunciá-la. Tudo tem a ver com o tal bolo tradicional da Feira, a fogaça. Não há festa ou romaria nas terras do norte de Portugal, onde falte este bolo. E, sabe Deus porquê, as pessoas começaram a chamar-lhe "conaça", em vez de fogaça, talvez pela semelhança fonética das duas palavras.
Mas há mais uma coisa ainda, o significado atribuído a esta palavra e que não consta do dicionário da nossa Língua. Ter uma grande conaça significa ter muita sorte ou ser muito sabido e isso seria o que o C.D.Feirense precisaria para ganhar, hoje à tarde, ao meu Benfica, o que espero não aconteça.
Que me desculpe o Feirense por lhe estragar a festa!
Que se contente em comer a conaça e viva o velho!
Os nortenhos arranjam cada nome mais esquisito! Só ouvi falar nesse nome em África, sabes-me explicar porquê?
ResponderEliminarBom fim de semana.
à espera para a merenda,
ResponderEliminaros benfiquistas tem fogaça
com toda essa lengalenga
tu te lembraste da conaça!
Já tinha ouvido essa,
até tem uma certa graça
para divertida ser a festa
não aconteça nenhuma desgraça!
Parabéns ao Feirense, pelos 100 anos. 1918 foi um grande ano.
ResponderEliminarAbraço e bom fds