As fissuras na Ponte 25 de Abril que podem colocar em causa a segurança da travessia são conhecidas há dois anos, mas o presidente da Infraestruturas de Portugal disse ontem que as obras que agora deverão finalmente avançar não são urgentes e que, se houvesse perigo, a ponte estaria fechada. Apesar das garantias dos responsáveis, as reações à existência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que pede intervenção imediata dão a entender que os esclarecimentos estão longe de ser suficientes.
O meu corrector ortográfico diz-me que a palavra "fissurada" não existe, mas eu insisto em usá-la. Quem faz a Língua é o Povo, foi o que me ensinaram na escola e eu acho que se a ponte tem fissuras é porque está fissurada. O brasileiro usa a mesma palavra noutro sentido. No exemplo - a Cleo está fissurada no Edivaldo - significa que a Cleo está apaixonada, ou seja, apanhadinha de todo.
Bem, segundo alguns jornalistas da nossa praça, é assim mesmo que está a Ponte Salazar (desculpem, mas foi assim que a conheci, quando, em 1968, passei por baixo dela a bordo do Vera Cruz, no regresso de Moçambique), apanhadinha de todo com tanto parafuso solto, ferrugem e fissuras em todo o lado. Mas, em boa verdade, eu já não acredito nessa gente, o que os nossos jornalistas, operadores de câmara e comentadores de televisão querem é grandes desastres, grandes incêndios, comboios descarrilados, fugitivos à polícia ou alguém a dizer mal do Benfica. Se houver mais um tornado no Algarve correm para lá todos e vamos ver desgraças de toda a espécie, durante todo o fim de semana.
Há dias, enchi-me de rir com aquele caso do macedónio que deixou o carro avariado no meio da Avenida dos Aliados e foi para o Mac Donalds comer um hamburger. Ambulâncias, bombeiros, Inem, polícia de choque, cães pisteiros e não sei quantas autoridades mais a rodear o mal tratado carro e as câmaras da TVI sempre ligadas no grande evento e a focar "coisa nenhuma", pois a polícia obrigou toda a gente a recuar para fora do ângulo de visão do carro. Mas tão insistentes foram que, enquanto focavam os prédios da avenida, abriram uma janelinha no lado direito do ecran e continuaram a passar uma imagem antiga do cão pisteiro a andar á volta do carro. E isto sem interrupção entre as 18 e as 20 horas. Santa Mãe de Deus, quem mete juízo na cabeça desta gente?
Agora é a ponte que está na ordem do dia. O Paulo Gonçalves foi libertado e o assunto E.Toupeira já não é notícia, alguma coisa teriam que arranjar para manter o Zé Povinho agarrado à televisão. O presidente Marcelo bota a sua opinião, os deputados do contra querem o Centeno no Parlamento, o Jerónimo quer que seja a Lusoponte a pagar o arranjo e eu quero que ... esta gente toda tenha um pouco de bom senso!
Espero mesmo que a PONTE SALAZAR não caia... Sempre gostei de dar umas banhocas na Costa.
ResponderEliminarA Ponte Salazar está fissurada,
ResponderEliminarjá dizem p'rai que ela pode cair
se não houver intervenção rápida
o que eles sabes mais é mentir!
Acredito que a ponte um dia possa cair e morrer afogado no Rio Tejo.
Mas não acredito no que alguns jornalistas escrevem nos jornais.
Trata-se de um negócio e quanto mais jornais venderem mais dinheiro realizam. E se nos títulos dos jornais escrevessem a Ponte 25 Abril é a ponte mais segura de todas quanto há no mundo. Não despertava tanta curiosidade nas pessoas que passam junto das bancas dos jornais.
Por isso e para chamar a atenção das mesmas. Em vez de escreverem a Ponte Salazar-25 de Abril, está bem segura. Escrevem no título dos jornais. A ponte Salazar "NÃO GARANTE A SEGURANÇA DOS SEUS UTILIZADORES"!
Eu sei que hoje dia 9 de Março fazes anos,
ResponderEliminarmenos 2 do que eu, não me consegues apanhar
aqui no mundo das aventuras e dos enganos
do que este não haverá outro melhor lugar!
Parabéns amigo. Feliz aniversário,
bebe do tinto e também do branco
se ouvires tocar os sincos no campanário
é sinal de que estão, mesmo, tocando!
Um abraço.
NO léxico estou contigo a LÍNGUA-PÁTRIA-POVO é quem rege. Claro que "fissura" não é um verbo, porque não descreve Acção mas como o Essa (com as suas credenciais) criou adjectivos aos montes nós, porque não temos as ditas, não devemos deixar de o fazer!?
ResponderEliminarA LÍNGUA NÃO É SÓ DOS POLÍTICOS CERTO???
EDU, LI QUE FAZES ANOS HOJE TAMBÉM TENTEI ENTRAR E ESCREVER E "PARABENIZAR" (brasileiro) vomecê e não consegui. Olha PARABÉNS se é o caso. Abraço!
ResponderEliminarCaro amigo Artur "Leiria"
Eliminarpor não estares esquecido
obrigado, tenhas um bom dia
aí nesse Canadá arrefecido!
.
ResponderEliminar★★★★★ PARABÉNS CMDT TINTINAINE ★★★★★
Saúde,e muitos anos de vida !
Não reages ou não queres reagir,
ResponderEliminarque tudo seja feito à tua vontade
ainda não apareceste por aqui a rir
lá por andas te desejo uma boa tarde!
Não te escondas das realidades,
ResponderEliminardelas nunca conseguirás fugir
assume as tuas responsabilidades
por onde é que andarás a sorrir?
A palavra existe, o seu corretor está errado. No dicionário Priberam de de Português está lá. Fissurado, que tem fissuras, gretas, rachas.
ResponderEliminarAbraço