sábado, 24 de março de 2018

Que rico petisco !


Um dos primeiros frutos tropicais que provei, quando cheguei a Moçambique, em 1962, foi a castanha de cajú. Assada ou torrada como se vê na imagem acima. Faz este mês 50 anos que saí de Moçambique, não sei o dia exacto, mas lembro-me de ter festejado o meu 24º aniversário em Luanda, durante a paragem que o Vera Cruz, a caminho de Lisboa. É mais de metade de uma longa vida e até me admiro como ainda não me esqueci destas coisas.
De certo modo, são estas viagens ao passado que dão algum sentido e alegria à nossa velhice e mantêm afastado de nós o malfadado Alzheimer que costuma fazer-nos uma visita por volta dos 80 anos de vida. Vade retro ...!

4 comentários:

  1. Recordar é viver e não faz mal ninguém... ainda me lembro da primeira queca-exótica (passe o termo) para lá do arame farpado da Machava.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Castanha de caju era apanhada,
    como se vê na imagem de cu p'ro ar
    no forno depois de ser bem torrada
    com cerveja Laurentina a acompanhar!

    Não era muita a fartura,
    soldado tinha pouco dinheiro
    o meu pelotão no tempo da ditadura
    em Moçambique- Rio lunho foi pioneiro!

    ResponderEliminar