terça-feira, 20 de março de 2018

Primavera, flores e abelhas !

Já nada é como era dantes!


A Primavera, uma estação quentinha e cheia de flores e as flores cheias de abelhas trabalhando, incessantemente, para polinizar as flores e encher a colmeia de mel. Não é que elas se importassem muito com a polinização, mas era isso que nós, os humanos, aproveitávamos (e sem pagar por isso) do seu trabalho. Agora, as estações andam todas trocadas, faz calor quando não era suposto fazer, chove quando não devia, abelhas nem vê-las, e até já há tornados a chatear-nos a paciência, como os que há no país de Trump.




A falta de abelhas é um problema que põe em risco a agricultura e em países grandes, como os Estados Unidos ou a Austrália, já fazem criação delas para alugar aos grandes fazendeiros que precisam de polinizar as suas culturas. Por cá é um negócio que ainda não arrancou, mas pode começar em qualquer altura. Basta começar alguém a queixar-se do problema.


Cá por casa apenas vejo alguns zangãos (e poucos) que vão fazendo o trabalho das obreiras, as quais sem a sua abelha-rainha também por cá não param. Além deles, passam por aqui algumas vespas miudinhas (parece que andam cheias de fome) e meia dúzia de outros insectos que nem asas têm para voar de flor em flor. Desses insectos nem lhes conheço o nome. Os ingleses resolvem o problema com muita facilidade chamando-os a todos por "bug", nome que também dão aos vírus do computador. Mas nós, nessa questão da Língua, somos muito mais exigentes e queremos um nome para cada um, tal como besouro, escaravelho e por aí adiante.


Um insecto que bem conhecemos, para nossa desgraça, e do qual todos sabemos o nome, é a vespa asiática (ou velutina) que além de matar as abelhas e destruir as colmeias, ainda dá cabo dos castanheiros. Se a virem por aí, assentem-lhe uma boa vassourada nos cornos a ver se ela volta lá para a terra dos chineses de onde não devia ter saído para vir azucrinar-nos o juízo.
Bom dia! E gozem a Primavera, enquanto não chega o verão!

5 comentários:

  1. Eu há muito que substitui o açúcar por mel, faço chá quase todos os dias, mas tem que levar uma colher de chá de bom mel, só que vejo as colmeias a desaparecer, até um meu vizinho que já vendia para os supermercados conhecido pelo (mel do Graça), já não é o que era, agora nas flores das couveiras e dos pessegueiros só vejo zangãos, mas felizmente a asiática com aqueles valentes cornos ainda não vi por aqui nenhuma, mas tenho a vassoura preparada.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a Terra está a ficar doente... A Primavera agora só para o ano. Gozar o Outono, enquanto não chega o Inverno!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente chegou a primavera,
    a tão desejada por muita gente
    trouxe um dia de sol com ela
    haverá quem não esteja contente?

    Abelhas e flores sim,
    zangãos já daqui para fora
    deixem as flores no jardim
    vespas uma peste venenosa!

    Aquele Trump da popa,
    o vento a despenteia
    na América mente louca
    fala de barriga cheia!

    De lá quer sacudir os tornados,
    para outros países invadirem
    vem de lá para aqui envenenados
    para os nossos bens destruírem!

    Qual dos dois é o mais guloso. Aquele que bebe o café com açúcar ou aquele que o bebe amargo?
    Qual é o mais apressado aquele que bebe o chá a ferver ou aquele que sopra para o chá arrefecer?
    Para todas as seguidoras e seguidores deste blogue desejo uma rica primavera!

    ResponderEliminar
  4. Um post muito interessante.
    E a Primavera já chegou. Fria que mem que viesse da sibéria. Pelo menos hoje.
    Abraço

    ResponderEliminar