sábado, 1 de abril de 2023

Não se deixem enganar!

 Hoje, é o Dia das Mentiras, cuidado com as notícias.

A EDP enviou-me um mail a avisar que a partir deste mês o gás vai custar menos 20%. Como chegou ontem deve ser verdade, se tivesse vindo hoje, eu ficaria na dúvida. Claro que eles não são parvos e ao ver os clientes todos a fugir para o dito Mercado Regulado tinham que tomar algumas medidas. Eu tenho dois filhos e ambos viraram as costas à EDP, eu sou um pouco mais contido, limitei-me a fechar a torneira do gás.

Hoje, acordei a pensar que ser António, neste país de trafulhas, não é lá grande coisa. E tudo por causa do António Saraiva que esta semana passou a pasta à frente da CIP. Ele foi, no seu passado distante, um humilde operário, depois decidiu estudar, tirou um curso superior, tornou.se patrão e acabou por ser o patrão dos patrões. Mas nem por vir lá de baixo, onde a vida é mais difícil, lutou por oferecer melhores condições de vida e melhores salários aos seus trabalhadores e a todos os outros que se esfarrapam no seu dia-a-dia para encher o bolso do patrão. Eu sei que nem todos podem ser como o Rui Nabeiro, mas podiam ao menos tentar. Este Saraiva era de gancho, fico feliz por vê-lo pelas costas.

E seguindo o fio dos meus pensamentos, lembrei-me que temos um António ao leme da nossa Nação e que não nos tem dado provas de lá estar para defender o nosso tacho. Ele quer é o dele sempre cheio e a ferver a toda a força para estar sempre pronto para mais uma barrigada. Pela cara dele, fome não deve passar e os aumentos na alimentação não chegam para lhe dar dor de cabeça. Os pobres, os desempregados e os sem-abrigo que se cuidem que ele não é amigo de dar esmola.

Andando uns anos para trás, encontro outro António, aquela que me mandou para a guerra, em África, donde, felizmente, regressei, mas nem todos tiveram tanta sorte como eu. O meu pai era António, o meu avô materno também, tenho um irmão e um cunhado com esse nome, é Antónios por todo o lado!

Nos provérbios que conheço, sobre o mês que hoje começa não se prevê que seja um bom mês. Em Abril águas mil ou então, em Abril queimas o carro e o carril. Mas como nada é como era dantes tudo pode acontecer, até o António passar a ser um nome bendito e não amaldiçoado como o dos Antónios que mencionei acima!

5 comentários:

  1. Bom dia
    O meu segundo nome também é António e de santo também não tenho nada.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Ainda que mal pergunte: o nome próprio do Tintinaine será António?
    Não por ter algo a ver com os Antónios nomeados, penso que entre si e eles vá um abismo profundo, mas gostaria de saber.

    PS- Peço-lhe imensa desculpa por dar o dito por não dito - coisa rara em mim - mas não me apetece nada ir ali abaixo ao falar ao Padre...sorry!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...deixei um 'ao' a mais... :)

      Eliminar
    2. Não, Tintinaine é o aportuguesamento de Twenty Nine, o meu número na Armada. Tal como o nome do blog é - Número de Matrícula da Armada - 16429. Os meus camaradas não eram fluentes em inglês, de modo que fiquei a ser o Tintinaine. Tinha uma namorada sul-africana que telefonava para o quartel e pedia para falar com o Carlos e aí o telefonista perguntava: - Qual Carlos, o Tintinaine? Histórias dos velhos tempos!

      Eliminar
  3. Estive quase a abrir um Moet & Chandon mas não - era o Dia das Mentiras. Vamos continuar obstinadamente a empobrecer-nos com o socialismo do antonio costa.

    ResponderEliminar